Trata-se de uma técnica desenvolvida há mais de quatro mil anos na China. Ela reúne um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos.

O Feng Shui permite a confecção de espaços ideais, bem distribuídos, de forma a ajudar as pessoas a eliminarem toda a negatividade de seus lares e de sua vida, dando passagem apenas ao que é favorável, a partir de um estado pleno, harmônico e próspero.

Leia mais: Um breve resumo sobre Feng Shui

O Feng Shui identifica os padrões de vibração energética nos ambientes e estabelece configurações energéticas que garantem o bem-estar e o equilíbrio de seus ocupantes

Os termos Feng (que significa vento) e Shui (que significa água) têm origem na corrente de pensamento que tem por pilar a observação criteriosa das forças da natureza e suas influências em nossa vida.

Os antigos chineses valorizavam locais protegidos de ventos fortes e águas violentas. Logo, um local era considerado favorável quando o vento e a água dos arredores traziam conforto e fertilidade.

Feng Shui é uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no ocidente tamanho o seu poder de transformação e harmonização de ambientes. Só que, muito se limita quem considera que aplicar Feng Shui é só mudar as cores das paredes ou dar uma ajustada na decoração da casa. Seu universo de aplicação é muito amplo e pode ser muito discreto… mas seus efeitos são totalmente perceptíveis! Sem contar os inúmeros benefícios.

 Leia mais: Benefícios e vantagens de se aplicar o Feng Shui

Onde posso aplicar o Feng Shui?

O objetivo do Feng Shui é melhorar nossas vidas. Isso é feito ajustando as estruturas físicas, os objetos e o ambiente que nos rodeia. Esta prática pode ser aplicada a estruturas residenciais, comerciais, consultórios e locais físicos. 

Leia mais: Feng Shui atraindo boas energias para sua casa 

Nossa casa é nosso templo. Ela é nosso ambiente sagrado. Então, nada mais natural que cuidarmos muito bem dela, para que seja um ambiente leve, harmonioso e repleto de boas energias. 

Como já foi falado, Feng Shui é uma ferramenta que nos ensina como alcançar a harmonia com o ambiente que nos rodeia. Harmonia, neste contexto, significa como a nossa mente e corpo vão interagir com as estruturas físicas, objetos e atmosfera natural que nos circundam.

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

O Feng Shui pode ajudar e muito a melhorar sua saúde e seu bem-estar. A importância de uma saúde vibrante não pode ser ignorada, pois, sem uma boa saúde, poucas coisas realmente importam. No Feng Shui, existe uma relação direta entre a sua saúde e a qualidade da energia de sua casa, empresa ou escritório.

Leia mais: Aplicações não tão conhecidas para o Feng Shui

O Feng Shui é uma filosofia oriental milenar originada da observação da natureza que está ligada ao fluxo de energias naturais das coisas. Tais fluxos de energias podem agir de forma benéfica ou não, dependendo da forma como essas vibrações são direcionadas. A técnica de Feng Shui ajuda a trazer uma energia harmoniosa para a nosso corpo, mente e espírito se aplicada de forma correta.

Algumas pessoas nunca ouviram falar em Feng Shui. Outras o conhecem em sua superficialidade. Independente de qual seja o seu caso, a maioria das pessoas pode até ter uma boa ideia do poder de aplicá-lo em seus espaços, mas muito provavelmente elas não conhecem com profundidade as suas potencialidades e os inúmeros benefícios de usar corretamente o Feng Shui em seus ambientes.

Leia mais: 7 passos para uma casa harmônica e saudável

Feng Shui não é Religião nem Superstição

Importante mencionar também que essa técnica foi desenvolvida por mestres especialistas em astrologia, geografia, meteorologia, geologia e física. Eles concluíram que edificações harmonizadas com o ambiente circundante eram fundamentais para uma vida feliz, com saúde, com prosperidade e com bons relacionamentos. Não tem nada de magia, superstição ou religião nestes conceitos. É uma técnica científica baseada em conhecimentos milenares, muitos deles, já comprovados pela ciência.

Leia mais: O Feng Shui não é uma religião e nem uma supersticão

A técnica de Feng Shui permite a humanidade, através da aplicação de vários conhecimentos existentes, escolher, construir e criar os ambientes mais adequados se para viver e trabalhar.

Feng Shui e os 5 Elementos

Não é a toa que o Feng Shui baseia seus princípios nos conhecimentos dos 5 elementos, que também são a base de toda a medicina tradicional chinesa. Os 5 elementos são extremamente importantes no Feng Shui porque não pode haver boa energia em nenhum espaço, seja no seu quarto, na sua casa ou no seu escritório, se esses elementos não estiverem presentes. E, presentes nas quantidades certas, sem excessos ou faltas.

Para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença destes cinco elementos na decoração para atingir esse objetivo de harmonia, equilíbrio e aconchego.

Leia mais: Teoria dos 05 elementos

Yin e Yang e a relação com o Feng Shui

O Feng Shui também se baseia nos mesmos princípios do YIN e YANG, já que ao aplicar a técnica na sua casa, você estabelecerá um equilíbrio neste local, ou seja, é algo fundamental. O Yin-Yang tem como objetivo alcançar a harmonia estabelecendo o equilíbrio entre aspectos opostos e complementares

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

Equilíbrio Energético

Energias existem e podem ser comprovadas pela física quântica. Elas estão presentes em tudo, o tempo todo. Estamos mais integrados do que imaginamos. A natureza, as construções, os objetos e as pessoas, tudo isso interfere diretamente nas vibrações e padrões energéticos. O Feng Shui vem para compreender e reajustar essas interações, transformando positivamente a vida e os espaços. Ele está relacionado com observação, com ação e com o movimento, buscando uma ordenação espacial mais harmônica dos ambientes.

Não há nada melhor que melhorar os fluxos de energia em sua casa aplicando as técnicas do Feng Shui. 

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Mas, importante mencionar que não basta que a energia dentro da sua casa esteja fluindo bem… é preciso também potencializar a entrada de boas energias em sua casa para aumentar as oportunidades, a prosperidade, o bem-estar e evitar que energias negativas entrem também… Assim garantindo a entrada de energia positiva, e mantendo um bom fluxo interno você terá um ambiente mais harmonioso e feliz.

Curas e Ajustes Energéticos

O Feng Shui nos ensina como fazer ajustes em nossa casa para que nossa mente e nosso corpo sejam nutridos e equilibrados. Isso significa ajustar o design da planta baixa, fazer a distribuição correta de móveis, potencializar os ambientes com o uso de cores, de objetos, de formatos, de maneira a aproveitar e aumentar o fluxo de energia vital no ambiente.

Leia mais: O que são curas de Feng Shui ?

Muito se fala em ajustes e curas de ambientes quando falamos em Feng Shui. Mas afinal, o que são estas “curas”?

Chamamos de curas os ajustes e modificações sugeridos para correção dos desequilíbrios encontrados no ambiente ao se realizar nele uma avaliação energética. As curas podem ser mundanas ou transcendentais.

Leia mais: Relação entre o Feng Shui seu corpo e sua saúde

Como harmonizar nossa vida?

O Feng Shui é uma técnica que vem cada vez mais se popularizando nas últimas décadas. Ela pode nos ajudar a harmonizar diversas áreas da vida, (trabalho ou carreira, espiritualidade ou sabedoria, relacionamentos, família, sucesso, prosperidade, criatividade, amigos ou viagens e saúde). Para que isso aconteça, é preciso aplicar nos ambientes a decoração certa, distribuir e posicionar adequadamente os móveis e cômodos e garantir o melhor fluxo de energia como um todo. A técnica pode ser aplicada por meio do uso de cores, cristais, pedras, plantas, tecidos, formatos, elementos, objetos, espelhos, iluminação, etc. Também é possível organizar a disposição dos móveis ou aproveitar os benefícios da natureza, da presença do sol e da água nos ambientes.

E como é uma técnica milenar, encontramos hoje várias abordagens diferentes sobre o Feng Shui. Essas diferentes abordagens foram reunidas em diversas escolas com conceitos e princípios semelhantes ou não…

Embora existam muitas escolas de Feng Shui, todas elas mantêm o mesmo propósito: buscar uma melhoria da vida melhorando a energia do meio ambiente. Todas as escolas de Feng Shui têm por finalidade ensinar o equilíbrio e o entendimento do fluxo de energia. Esta energia pode ser representada pelo ar, pela respiração ou pela energia vital de cada um. 

Leia mais: Escolas de Feng Shui

Natureza é abundância, bem-estar e poder!

É interessante pensar que o Feng Shui começou com simples observações sobre os ambientes e os efeitos que causavam na vida das pessoas, ao ponto de se reconhecerem padrões que se cristalizaram num conjunto de regras que hoje proporcionam o bem-estar e o sucesso para aqueles que o aplicam em seus lares.

Os chineses, assim como todos os povos orientais, consideram-se parte do Universo. Eles acreditam na importância de estar sempre em harmonia com a Natureza.

O Feng Shui propicia a criação de um entorno favorável para que as melhores oportunidades surjam em nossas vidas, e que determinam e modelam a qualidade e direção de nossas vidas. 

A nossa saúde, motivação, habilidade de expressão, criatividade, capacidade de abrir nossos corações, estimular o intelecto, gerar dinheiro, atrair boas relações, tudo isso é influenciado pelo poder do Chi, energia vital, que o Feng Shui estuda em nossos ambientes.

Compreender e trabalhar os princípios do Feng Shui é a chave para tirar o melhor proveito do poder do Chi de um modo benéfico para sua vida.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Na prática

O ponto de partida da técnica consiste na aplicação do baguá na planta baixa do imóvel. O Baguá é um octógono constituído por oito lados e que no Feng Shui é aplicado sobre a planta baixa de terrenos ou construções, identifica e relaciona cada área com todas as áreas da nossa vida. Ele é uma espécie de mapa que irá revelar a você quais áreas em sua casa devem ser harmonizadas para melhorar determinada área de sua vida.

O Baguá irá mapear e identificar na sua casa as áreas que são relacionadas com sua vida. Essas áreas são: Trabalho ou Carreira; Conhecimento e Espiritualidade; Família; Prosperidade e Riqueza; Sucesso; Relacionamentos e Casamento; Criatividade e Filhos; Amigos e Viagens; e Saúde.

Portanto, aplicando o baguá em sua casa é possível identificar qual área, você deve potencializar para melhorar o setor financeiro de sua vida, ou até mesmo, qual área que você deve potencializar em sua casa para melhorar a sua saúde e a saúde de sua família!

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

Aplicar o baguá, investigar e decifrar o seu espaço utilizando o Feng Shui pode ser um processo muito revelador e muito interessante para você compreender e melhorar sua vida! Muito legal isso, não é?

Por isso, a planta baixa é tão importante em um estudo de Feng Shui.

Leia mais: A importância da planta baixa ou desenho em escala para aplicar o Feng Shui

Você conhecia as origens, a complexidade, benefícios e impactos de aplicar o Feng Shui? Ficou com alguma dúvida? Por favor, deixe seu comentário abaixo!

 

 

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui