Quando se fala em Feng Shui, automaticamente, você já o associa com a harmonização da sua casa. Mas, você sabia que, é possível associar a sua casa às diferentes partes de seu corpo? Essa correlação parece mais óbvia quando pensamos que nosso corpo nada mais é que a morada de nossa alma… Logo, o Feng Shui pode ser aplicado também para entendermos os desequilíbrios de nosso corpo físico e ainda o associa-lo aos nossos espaços.

Quando queremos entender mais sobre nossa vida, podemos buscar as respostas em nossos ambientes. Eles dizem muito sobre nossa vida. Basta interpretá-los e ajustá-los de forma a moldá-los de acordo com os nossos sonhos. E agora, podemos aprofundar essas correlações com nosso corpo também. É isso que pretendo trazer para vocês com esse artigo.

O Feng Shui nos ajuda a entender o que nossos ambientes estão dizendo sobre o nosso sucesso nos negócios, sobre a nossa família, a nossa saúde, a nossa felicidade nos relacionamentos e sobre nossa alegria de viver.

E, esta técnica milenar de harmonização faz ainda a correlação entre nossa vida, nosso corpo e vitalidade também. O Feng Shui, além de “ler” nossos espaços, para nos dizer onde podemos melhorar nossa vida, também nos ensina como podemos olhar para nosso corpo, e assim, obter uma compreensão ainda melhor de nossa saúde, de nosso bem-estar e de nossa felicidade.

Relação do Feng Shui com as partes do corpo e com a casa

Muitos aspectos, como fatores genéticos, alimentação, estresse, alergias e o próprio meio ambiente vão se juntar, e compor a nossa qualidade de vida e o nosso estado geral de saúde. O Feng Shui reconhece todos esses fatores distintos, mas também acrescenta a influência dos espaços (planta baixa, móveis, forma do imóvel, terreno, energia dos moradores, etc) como um aspecto determinante, podendo contribuir para aumentar ou minimizar as vibrações do local, e até provocar certas condições físicas e mentais das pessoas. O Feng Shui considera a casa como um corpo dotado de um próprio “metabolismo”. A casa é um reflexo de sua vida, bem como de sua saúde.

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

A casa é um reflexo de sua vida, bem como de sua saúde.

Para ajudar você a identificar as mensagens que seu corpo emite, temos que relacionar as partes do seu corpo com as áreas de sua vida que estejam em desequilíbrio, ou buscando crescimento ou querendo mudanças.

Para uma primeira análise avalie como está a área que se relaciona com o problema de saúde que você vem enfrentando ou que tem te preocupado no momento.

Segue um resumo das áreas do corpo relacionadas com as áreas do Baguá:

Corpo x Baguá

Parte do Corpo Área do Baguá
Ouvidos e Rins Trabalho e Carreira
Coração e Olhos Reconhecimento e Sucesso
Pés e Pulmões Família
Quadris, Coxas e Ossos Prosperidade, Riqueza e Abundância
Estômago e Intestinos Relacionamentos, Amor e Relações
Boca e Dentes Criatividade, Crianças e Projetos
Pescoço e Cabeça Amigos, Pessoas que ajudam e Viagens
Mãos Espiritualidade e Sabedoria
Coluna vertebral Saúde

 

Leia mais: Mas afinal…O que é Baguá e para que ele serve?

Por exemplo, se sua cabeça dói, avalie a área correspondente a área dos Amigos de sua casa. Identifique o que pode estar causando esse incômodo físico em seu corpo, olhando com cuidado o que você tem nos ambientes correspondentes a essa parte do corpo que te perturba.

Esse é um método que você pode aplicar para todos os problemas e preocupações relacionados à sua saúde física, emocional e mental.

Leia mais: Relação entre o Feng Shui, seu corpo e sua saúde

Mas, o Feng Shui pode ir ainda mais além. Há outras associações muito importantes de serem feitas além dessa de relacionar o corpo com a área do baguá apenas.

Problemas no Aparelho Digestivo e no Fígado

Se você está sofrendo com problemas digestivos ou no fígado, procure investigar se há obras abandonadas próximas à sua casa.

Se você já me acompanha, já sabe que os arredores da sua casa dizem muito sobre como é a sua vida…

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Um exemplo sobre o quanto os arredores te influenciam, e influenciam sua casa, é, portanto, morar próximo de obras abandonadas… além de não trazerem uma energia boa (pois, geralmente, são ambientes feios, inacabados, sujos e repletos de energia estagnada) podem provocar também problemas no aparelho digestivo e no fígado! Nada bom para sua saúde! 

Problemas específicos no Fígado

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado é onde nasce e está o nosso equilíbrio emocional. Ele influencia diretamente em nossa postura e em nossas decisões.

Problemas ligados ao fígado podem ser por excesso ou falta de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva reprimida e um exemplo de falta é a procrastinação.

Assim como em nossa casa, se não tivermos um bom fluxo de energia pelo nosso corpo também ficaremos desequilibrados.

Por isso, se você está sofrendo com problemas em seu fígado, vale observar as obras abandonadas nos arredores, tratar das suas raivas reprimidas, ou ainda, resolver de vez aquela procrastinação excessiva

Problemas de Estômago 

Você sabia que seu estômago está diretamente relacionado com suas inseguranças? Se você vem enfrentando problemas nessa parte do corpo, além de olhar com carinho a sua área de Relacionamento, vale também tratar de suas inseguranças.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o estômago tem uma importante relação com a transformação da energia. Ele é a primeira via energética que o alimento tem contato!

Problemas digestivos podem ser causados por excessos de pensamentos e preocupações. Atividade mental acelerada e inseguranças também conduzem a uma deficiência do Chi do estômago!

Problemas ligados ao estômago também podem ser provocados por desequilíbrio de energia circulante em seu corpo. Exemplos de excesso de energia são a gastrite, a acne e dores estomacais…já a falta de energia nesta parte do corpo pode provocar fadiga e indisposição.

Problemas no estômago podem ser causados também por aqueles sapos engolidos e não digeridos! (quem nunca?!)

É muito importante verificar se a energia está fluindo, tanto na sua casa, como no seu corpo, evitando desequilíbrios tanto externos como internos.

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Problemas nos Rins 

Não podemos falar de energia sem falar de nossos rins. De modo geral, a nossa vitalidade depende do quanto as energias dos nossos rins estão saudáveis. Todo o processo de envelhecimento é também comandado basicamente pelos rins.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, os rins são de extrema importância, pois são responsáveis por armazenar a energia vital! Os rins armazenam a energia adquirida de nossos pais (energia essencial e não renovável) e também a energia proveniente de outras fontes (adquiridas com a respiração e alimentação).

O rim rege energeticamente várias estruturas em nosso corpo: ossos, medula óssea, articulações das mãos e pés, tornozelos, ombros, ouvidos, cabelos, suprarrenais, uretra, ânus e até mesmo a estrutura física do cérebro.

Os rins governam todos os processos da água em nosso organismo. Logo, eles são bastante importantes também no quesito emocional, atuando fortemente quando ficamos desapontados, tristes e melancólicos.

Problemas emocionais

Também no Feng Shui o elemento água se relaciona com as emoções, ou seja, um excesso ou falta desse elemento em nosso corpo ou casa pode desencadear um desequilíbrio emocional.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Uma emoção que em excesso prejudica diretamente os rins é o medo, que em desarmonia interrompe a ideia de movimento da água em nosso metabolismo. Isso irá afetar nosso raciocínio, pode nos levar a ter atitudes impróprias, prejudicar ossos e dentes, inibir a produção de sangue, afetar nossa energia sexual, e com isso, anular todas as possibilidades de bem-estar. Assim surgem as cólicas, as pedras e a insuficiência renal.

Enfrentar os medos é uma forma de manter a vida fluindo… A vida sempre nos apresenta situações que podem dar medo, mas seguir em frente, enfrentando tudo, com confiança, é uma forma saudável de sobrevivência. Mantenha sua vida em movimento! Para o Feng Shui isso é fundamental.

Leia mais: Yin e yang: o que e é como aplica-lo em sua casa segundo o Feng Shui

Outra dica para equilibrar os rins é arranjar um pouco mais de tempo para descansar de verdade. Assim, você poderá ter um rendimento maior no seu trabalho. Fugir do frio e de coisas geladas também é recomendável, pois o frio lesa o rim…

Cuidado também com desejos exagerados por sal ou comidas salgadas. Equilíbrio sempre (outro fundamento importante do Feng Shui).

Comer muitas raízes, de preferência cozidas ou em sopas, farão muito bem para a saúde de seus rins e de seu corpo.

Problemas Arteriais

Você sabia que problemas arteriais podem ser relacionados com portas bloqueadas e passagens obstruídas em nossa casa?

Entenda melhor o impacto na sua vida quando você tem portas bloqueadas na sua casa. De acordo com o Feng Shui, as portas podem ser comparadas com as válvulas do nosso corpo. O que acontece quando uma válvula do nosso corpo entope? E o que será que acontece quando bloqueamos uma porta em nosso espaço?! 

Tenha muita atenção com as portas de sua casa. Você pode estar atraindo bloqueios desnecessários para sua vida…e também em seu corpo. 

Problemas arteriais podem também serem causados por desequilíbrios no fluxo de energia da sua casa. 

Outras correlações

Artérias entupidas também são relacionadas com a perda de vontade de viver…e com desequilíbrio do elemento fogo.

Se você sofre com isso, vale a pena investigar o que pode estar causando esse desequilíbrio arterial nos acessos e passagens da sua casa! 

Leia mais: Atraia mais sucesso, prosperidade e felicidade com o elemento fogo

Identificou alguma passagem obstruída? Corrija agora mesmo.

Bom mencionar também que portas bloqueadas provocam problemas de digestão e também nas costas. 

As portas são também relacionadas com doenças nas juntas, articulações e dobras, por conta das dobradiças.

Problemas nas Articulações

E por falar em articulações, entenda a importância das dobradiças das portas.

O quanto de atenção você dá para as dobradiças das suas portas e janelas? Você sabia que, de acordo com o Feng Shui, as dobradiças correspondem, simbolicamente, às articulações de seu corpo? 

Dessa forma, quando elas não estão funcionando muito bem em nossas casas podemos relacioná-las com doenças nas juntas, problemas diversos nas articulações e dobras dos nossos membros.

Entendeu o tamanho da importância desse simples mecanismo? Faça sempre a manutenção das dobradiças da sua casa ou do seu estabelecimento comercial.

Cuide muito bem de todas as dobradiças de seus ambientes e capriche nos lubrificantes. Garanta que elas abram e fechem com toda a facilidade! 

Se for preciso não hesite em substituir as dobradiças antigas por outras novinhas! Elas vão te garantir mais mobilidade e flexibilidade na vida!

Aproveite e avalie as maçanetas também!

E tem mais….Quer atrair prosperidade? Não apenas cuide de suas dobradiças, para que a vida flua, como também tenha maçanetas bem bonitas e imponentes (principalmente na porta de entrada da casa ou empresa). Os chineses adoram aplicar essa dica…

Agora faça uma rápida avaliação: Como estão as portas, dobradiças e maçanetas da sua casa? Rangendo? Emperrando? Abrindo e fechando com facilidade ou com muita dificuldade? Suas maçanetas são bonitas?

Problemas no Sistema Nervoso

Outra correlação interessante que quero trazer para vocês é que problemas na fiação elétrica podem provocar problemas no sistema nervoso dos moradores da casa.

Se você está enfrentando qualquer problema com a parte elétrica da sua casa, vale a pena avaliar como está seu nível de stress e sistema nervoso como um todo, pois isso, pode estar causando um bom desequilíbrio na sua vida!  

Problemas nos Olhos

Se você está com problemas em seus olhos, em sua visão, além de investigar o que está acontecendo na sua área do Sucesso de sua casa, é bom olhar também para as janelas de sua casa.

De acordo com o Feng Shui, as janelas simbolizam nosso olhar para o mundo e para o futuro…

Então, o que você acha que acontece com sua vida se bloquear a vista de uma janela?!

Janelas bloqueadas são como olhos vendados, já que elas estão relacionadas com nossa visão e com nosso futuro…

As janelas são entradas secundárias de energia em um espaço. Quando temos uma janela bem em frente a uma porta, isso gera fuga de energia. A energia se sente atraída pela luz que entra pela janela e deixa o espaço sem circular livremente por todo o ambiente… Se a janela estiver em frente a uma porta, ela vira um escape direto de toda energia que entra pela porta, devido a esse alinhamento…

Preste atenção nessa configuração… A notícia boa é que dá para corrigir! 

Quer um futuro claro e brilhante?  Precisando de clareza em sua vida?…Limpe suas janelas com essa intenção!  

Como as janelas se relacionam com nossos olhos e com a maneira que enxergamos nosso futuro… então, limpar as suas janelas é uma boa maneira de buscar o sucesso em nossos novos projetos e clareza em nossos planos futuros…

Mas, limpe-as você mesmo e com toda a intenção de trazer clareza e brilho…ok? Vidros limpos são bons demarcadores de um futuro claro e brilhante…

Essa é mais uma forma que o Feng Shui tem para te ajudar a ter mais clareza na vida. Essa incrível técnica, além de harmonizar nossa casa, consegue harmonizar nossa mente e coração… pois tudo está interligado! Quando estamos em equilíbrio com nossos ambientes, enxergamos mais fácil qual o melhor caminho e tomamos decisões mais acertadas! 

Experimente limpar os vidros de suas janelas pedindo uma luz em sua vida… esse é um ótimo e poderoso exercício para quando você precisa tomar alguma decisão importante!

Problemas de Pele

Paredes sujas, precisando de pintura, trincadas, emboloradas, infiltradas e manchadas são grandes drenos de energia… Elas estão relacionadas com nossa pele…

O que você sente quando não cuida direito da sua pele?!… E o que você sente depois de tomar um banho bem gostoso e quentinho depois de um dia de trabalho?

Logo, com a nossa casa acontece o mesmo… Então, proporcione ao seu lar essa sensação de banho tomado deixando as paredes sempre limpas e bem conservadas!

Agora me conte: como estão suas paredes? Já parou para pensar que uma parede vazia é uma vida sem meta? 

No Feng Shui dizemos que paredes vazias geram faltas de oportunidades. Que tal preencher as paredes da sua casa, não só com quadros bonitos, mas também com uma boa vibração?! 

Você atrai o que você transmite… E sua casa também! 

Sente falta de mais oportunidades na sua vida?! Então verifique como estão as paredes da sua casa. Preenchidas ou vazias?!

Preencha sua vida de boas e poderosas energias, decorando lindamente suas paredes!

Leia mais: Feng Shui: o corredor da sua casa pode estar prejudicando sua vida

Outras correlações interessantes entre Feng Shui e sua casa

Teto da casa: Relacionado com o futuro

Piso: Relacionado com o presente.

Encanamento: se relaciona com água, e água simboliza as nossas emoções. Água também se relaciona com riqueza material. Portanto, vazamentos simbolizam perdas financeiras e problemas emocionais.

Agora, se você não achou nenhuma correlação e sua saúde não está tão forte, vale sempre cuidar muito bem do centro de sua casa.

Centros fortes restauram a saúde do espaço e dos moradores. E ainda fortalecem as demais áreas à volta.

É da área da Saúde que a energia se irradia para todas as áreas. Ela representa nosso eixo, nosso equilíbrio. E sem equilíbrio, sem saúde, não temos energia para realizar as tarefas da vida. O que está fora é a representação do que está dentro. O centro da casa é considerado o lugar de equilíbrio e harmonia. Quando o centro está equilibrado, ele gera energia e suporta todos os 8 guás a sua volta.

Considerações Finais

Você sabia de todas essas relações que trouxe aqui?! Espero que essas informações possam ter te trazido mais clareza quanto a importância de seus espaços e também de se ter uma boa saúde.

Seguindo com a reflexão de que nosso corpo está associado a uma área da casa, e já que tudo está relacionado, se você está enfrentando qualquer problema de saúde…observe o que pode estar causando esse desequilíbrio, observando melhor sua casa!

Aqui trouxe algumas novas correlações para você expandir suas observações sobre o que acontece com você e seu corpo, com o que tem em sua casa. 

Fica aqui o desafio: Quer curar seu corpo? Equilibre seu lar!

Comente aqui o que achou e vamos juntos na busca de um equilíbrio total: casa x corpo x mente x espírito! E aí? Como está a sua saúde? Como está a vitalidade de seu corpo? Encontrou alguma relação? Comente aqui caso você tenha se identificado com alguma situação! 

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui