O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes cujo objetivo principal é garantir um bom fluxo de energia por todos os seus espaços. Ao aplicar o Feng Shui nos ambientes uma das primeiras avaliações é com relação à circulação de energia. A técnica propõe-se a identificar e eliminar todas as barreiras que dificultam o livre fluir das energias na sua casa e, consequentemente, bloqueiam ou dificultam a sua vida também.

Dada a importância em se manter uma boa circulação de energia em casa para que a vida flua, resolvi escrever esse artigo para esclarecer melhor esse ponto que pode parecer inofensivo, mas não é…

O que significa “circulação de energia”?

Como falei acima, esse é um dos objetivos do Feng Shui na sua casa: manter uma boa circulação de energia! Por definição, o termo circulação refere-se ao movimento de um fluido ao longo de um circuito fechado.

No caso de uma casa, consideramos a circulação como o caminho que a energia, o ar e as pessoas fazem ao longo de todo o espaço disponível. Para ilustrar melhor esse conceito vou associá-lo com nossa circulação sanguínea. Quando o sangue circula livremente dentro de nossas veias e artérias nós temos um corpo saudável funcionando e fluindo perfeitamente.

Sempre que um fluxo natural é interrompido, o desequilíbrio acontece.

Mas, o que acontece quando o sangue encontra um bloqueio nesse deslocamento não conseguindo seguir e cumprir sua função de levar nutrientes para todas as células do nosso corpo? Podemos, certamente, ter sérios problemas de saúde, concordam? Sempre que um fluxo natural é interrompido, o desequilíbrio acontece.  O Feng Shui procura identificar esses bloqueios e elimina-los de forma que esse fluxo natural seja reestabelecido.

O Feng Shui chama essa energia circulante de “chi”. Trata-se da força que permeia todo espaço ao nosso redor. O chi se move de maneira semelhante à forma de como o ar circula. Seu fluxo é dirigido e moldado por todos os objetos que se encontram pelo caminho, os quais ele precisa contornar para poder passar. Dai a importância de manter as passagens livres!

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Muita atenção com a entrada principal de energia

E para garantir espaços livres e uma boa circulação de energia, é importantíssimo garantir também que a entrada dessa energia (pela sua porta de entrada, por exemplo) também não esteja bloqueada. Para a energia fluir ela precisa ser atraída… e, uma vez atraída para os espaços, ela deve ter um caminho amplo para circular, não ficar estagnada (gerando energia negativa ou energia sha) e também evitando que ela seja drenada ou escape dali…

Leia mais: Os principais drenos de energia, segundo o Feng Shui

Antes de garantir a circulação devemos chamar as boas energias para nossos lares. E para isso devemos dar atenção especial à porta principal. A porta de entrada de uma casa, segundo o Feng Shui, é também chamada de “boca do chi“. É por ela que as boas energias vão entrar e, se o ambiente estiver harmonioso, vão garantir o bem-estar dos moradores.

É pela porta de entrada que a casa recebe toda a energia!

Dessa forma, com uma boa energia entrando os moradores da casa terão uma energia agradável, saudável e positiva para melhor desfrutarem as coisas boas da vida. Cria-se um ambiente leve, fluido e favorável.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Uma vez que as boas energias entrem, o próximo passo é garantir a boa circulação dessas energias por todos os ambientes!

O que pode dificultar a circulação de energia?

Mas, o que podem ser consideradas barreiras para esse livre circular de energia?

São todos os obstáculos que dificultam o fluxo (de pessoas ou energia) nos espaços. Podem ser móveis grandes demais, logo a frente das portas ou no meio da passagem. Uma árvore ou um poste na frente de sua casa também são considerados bloqueios. Paredes bem na frente de portas são também barreiras de energia. Em todos esses exemplos ocorre uma dificuldade, um bloqueio físico e/ou um impedimento na movimentação livre e natural da energia…

A energia ao circular pelo ambiente esbarra em móveis, paredes ou objetos no meio do caminho…

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Obstáculos em sua casa = Obstáculos em sua vida

Segundo o Feng Shui, se a energia não flui adequadamente pelos seus ambientes, sua vida também não fluirá. Nossa casa é um espelho de nossa vida, segundo essa poderosa técnica milenar chinesa.

Com inúmeras barreiras em seu lar, você não se sentirá energizado e bem disposto, sua casa ficará pesada com energia represada, você sentirá que tudo na sua vida só acontece com muito esforço, pois sempre aparecem dificuldades e obstáculos a serem superados no meio do percurso.

Quando a energia não flui : a vida fica cada vez mais difícil

Quando as energias não fluem, pois se deparam com inúmeros obstáculos, barreiras ou bloqueios, a saúde piora, o dinheiro some, a prosperidade fica bloqueada, os relacionamentos ficam complicados, as oportunidades não chegam. A vida fica cada vez mais difícil!

Desobstrua sua casa e veja o “milagre” acontecer!

Quando olhamos as casas de pessoas muito ricas, a primeira coisa que observamos são geralmente espaços amplos, claros e bem abertos. Coincidência, não? Bom… coincidências não existem… mas é fato que raramente você vê casas ricas abarrotadas de coisas. Desordem e bloqueios não existem nesses espaços. Quanto mais aberto e amplo for o espaço, mais ele respira e mais atrai a energia de riqueza…

A energia chi deve fluir abundantemente e sem obstáculos. Garantir um bom fluxo do chi é essencial para também atrair riqueza! Isso significa que ter bastante espaço aberto para permitir uma excelente circulação de energia é essencial para convidar as melhores energias a desfrutarem do espaço ali disponível. Um espaço amplo é um convite para a energia da riqueza.

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Um espaço amplo é um convite para a energia da riqueza.

Podemos argumentar que ser rico permite que você compre espaços maiores, adquira bons produtos de limpeza, contrate excelentes profissionais para manter a ordem do espaço, etc… mas vamos deixar de lado essas desculpas ou mentalidades de resistência.
O importante é não obstruir os caminhos com móveis enormes, com objetos que você precise ficar desviando deles para passar, ou com bagunças espalhadas…

Há muitos pequenos espaços que também possuem a energia da riqueza. Você só precisa aprender a atrair e bem receber essa energia poderosa em sua casa, garantindo que ela goste do local e ali permaneça. Não permita que ela se torne obsoleta, pesada, estagnada ou bloqueada em seu lar. Você faz isso quando acumula coisas demais, ou móveis maiores do que o espaço permite ou ainda quando desorganiza o mesmo.

É importante que você saiba que quanto mais espaço livre você tiver em sua casa, mais energia nova e próspera poderá entrar nele!

Caminhe pela sua casa e “sinta” a energia

Para identificar essas barreiras, caminhe pelo seu espaço… e verifique o que você encontra nesse caminhar. Móveis no meio do caminho, bagunça, objetos espalhados?! Precisa sempre estar desviando de algo aqui e ali?

Saiba que não é nada bom encontrar obstáculos no meio do caminho: como um móvel ou um objeto fora de lugar, por exemplo. Isso passa uma mensagem para o seu subconsciente de que para caminhar na vida é preciso estar sempre desviando de algo, que é normal ter barreiras pelo caminho.

Passe a mensagem certa para seu subconsciente!

Então, para evitar essa mensagem errada para o seu subconsciente, mantenha a passagem sempre livre para as boas energias circularem abundantemente pela sua casa e pela sua vida…

Faça esse exercício de sentir seu ambiente e de prestar atenção à mensagem que ele te transmite! Às vezes estamos tão acostumados com tudo à nossa volta que nem reparamos nestas mensagens subliminares que estão todos os dias ali em nosso próprio lar…

Você já se perguntou qual a mensagem que seu lar passa para seu subconsciente?! Sabia que um simples banquinho no meio do caminho pode gerar um bloqueio na sua vida, de acordo com o Feng Shui?

Aceita o desafio?

E ai? Você topa o desafio de identificar quais são as barreiras na sua casa e na sua vida? Avalie já seus ambientes e retire essas barreiras físicas do caminho hoje mesmo. Se você tem que toda hora desviar de algo no percurso dentro de sua casa você encontrou um bloqueio.

Então, caminhe pela casa, sinta o espaço que você habita, olhe tudo ao seu redor, verifique se tem algo que esteja atrapalhando a circulação, verifique se tem bagunça espalhada, locais que precisam ser limpos ou organizados, ou ainda coisas que não te agradam ou te incomodam nesse caminho…

Não precisa começar a fazer tudo de uma vez só, identificar os problemas e os incômodos já é um grande passo. Claro que se for algo fácil remova o bloqueio encontrado ou organize tudo imediatamente… Mas, tenha em mente que toda grande caminhada começa com um primeiro passo… 

Como estão os seus espaços? Como você acha que a energia circula na sua casa? Existe um fluxo amplo e aberto? Ou você esbarra em diversos obstáculos pelo caminho? Comente aqui o que encontrou em seu lar que possa estar bloqueando sua vida. Remova os bloqueios de sua vida e seja feliz! 

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui