Um bom fluxo de energia chi (energia vital) no quarto de um bebê ou criança implicará inevitavelmente que este bebê ou criança cresça mais feliz e mais saudável nesse ambiente. Da mesma forma, um quarto que tenha um baixo fluxo de energia contribuirá para uma criança que não consegue dormir bem, ficando constantemente irritada, birrenta e ainda tendendo a adoecer com frequência.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Aplicar os conceitos de Feng Shui para se criar um espaço saudável e feliz para os filhos dormirem bem e se desenvolverem saudavelmente é uma boa coisa que os pais podem fazer pelos seus filhos, sejam eles de qualquer idade.

O ponto principal para se implementar em quartos de crianças é criar um ambiente que promova bem-estar e alegria. Concordam?! Essa é uma boa base para construir o desenvolvimento delas. Um quarto com Feng Shui vai deixar os filhos muito mais felizes e, essa alegria se espalhará por toda a casa, deixando os pais mais felizes também.

Experimente essa técnica

Se você mesma, ou alguém que você conhece e ama, está esperando um bebê, avalie montar o quartinho do bebê que está a caminho, considerando a sabedoria do Feng Shui. E, caso você, ou seus conhecidos, até já tenham filhos, mas sentem que os quartos deles, talvez, não estejam contribuindo para um bom desenvolvimento, saudável e feliz, vale aplicar a técnica imediatamente também. O Feng Shui pode ser aplicado a qualquer momento, e sempre: quanto antes melhor! Para que adiar o desfrute de um maior bem-estar?

Sejam, bebês ou crianças, eles precisam se sentir confortáveis e aconchegados em seus quartos. E, para que o quarto deles tenha energia nutritiva e de apoio, tem que haver um bom fluxo de energia. É preciso respeitar os princípios de Feng Shui para a criação da melhor atmosfera.

Mas, como saber se um quarto tem ou não bom fluxo de energia? É isso que vou te ensinar…

Fluxo livre de energia

Primeiramente, observe o fluxo de energia que está entrando no quarto. Aqui vale uma ressalva de que é preciso olhar a energia que entra pela porta principal da casa e que chega até esse quarto. Se não tem boa energia entrando lá na porta principal, o quarto que você está montando também não vai receber as melhores vibrações. O todo interfere!

Então, vale elevar a energia da casa toda para garantir um bom abastecimento energético desse ambiente…ok? (Dicas de como melhorar a energia da casa toda você encontra em outros artigos da Revista Digital Mais Feng Shui…só conferir)…

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Para fazer o chi ou a boa energia fluir no quarto, retire tudo que atrapalhe a livre circulação de energia. A energia gosta de circular nos ambientes de maneira livre e fluida, sem precisar ficar desviando das coisas…

Você pode também usar seus sentidos nessa avaliação!

Avalie você mesma qual a vibração do quarto, quão agradável ele é, qual o cheiro dele? É fácil caminhar ali? Todos os seus sentidos podem ser levados em consideração quando falamos de energia.

Nutrir todos os sentidos no quarto do bebê é especialmente importante para criar uma base saudável para seu filho melhor se desenvolver ali naquele ambiente.

Isso significa que o quarto do bebê ou criança precisa ter uma boa quantidade de luz natural entrando, ter uma abundância de ar fresco e limpo circulando ali, e ainda contar com superfícies feitas de materiais naturais, que além de saudáveis, tenham um sensorial agradável, cores equilibradas, bem como, claro, seja um quarto que funciona bem para você em termos práticos.

Vou falar sobre tudo isso aqui nesse artigo!

Seu bebê logo menos estará explorando o mundo ao despertar todos os seus sentidos, conforme ele for crescendo, então, você, como pai ou mãe, pode usar muitas dicas de Feng Shui para criar um ambiente seguro, saudável e nutritivo. E, esse ambiente com Feng Shui vai contribuir para estimular o melhor desenvolvimento de seu filho.

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

Antes de começar, conecte-se com sua criança interior

Uma boa orientação na criação de um quarto de bebê com Feng Shui é que você mesma se conecte com a sua própria criança interior, e faça dessa tarefa algo que realmente te divirta, desde o planejamento até a implementação das mudanças nesse quartinho tão especial. A energia de alegria que você experimenta, enquanto cria o quarto ideal, criará uma base de energia alegre em todo esse espaço.

Deixe a criança que existe em você ser feliz e ativa, implementando várias ideias de quarto criativo, agradável e bonito. Enquanto seu lado adulto, aplica todos os princípios de Feng Shui, em uma decoração linda, equilibrada, energizada, saudável e, claro, dentro do seu orçamento!

O uso dos princípios do Feng Shui para criar um ambiente acolhedor e de apoio para o seu bebê envolve muito mais que apenas decorar o quartinho usando seu bom gosto. Trata-se de expressar seu amor incondicional, cuidado e carinho por seu filho, bem como a garantia de apoio ao longo da vida que vocês compartilharão juntos. Contar com uma boa energia no quarto que acalme, nutra e até fortaleça a energia do seu bebê, enchendo-o de inspiração, emoção e admiração, é o desejo de todos os pais. Colocar essa energia ali é uma boa ação a ser feita.

Leia mais: O que é Feng Shui e por que você deveria se importar com isso?

Decoração do quartinho

O Feng Shui é um conhecimento milenar chinês que têm por objetivo organizar os espaços, de uma forma que ele passe a atrair as energias benéficas da natureza para dentro de nossos lares. E  essa harmonização se dá a partir da decoração, das cores e da disposição adequada dos móveis, do replicar os padrões naturais, além da inclusão ou exclusão de alguns itens, sempre tendo como modelo a natureza e seus fluxos. Pode até parecer um conhecimento simples e superficial, mas esse é um estudo bem complexo e aprofundado (assim como a natureza!). E você pode usar todos os conceitos e princípios dessa linda técnica diretamente no quartinho de seu filho. Afinal, que mãe não faz de tudo para ver seus filhos saudáveis e felizes?

Na maioria das residências, não é possível seguir à risca toda a teoria milenar, infelizmente. Mas, sempre é possível aplicar algo e melhorar a vibração que já existe. SEMPRE!

E quando você sozinha já não sabe o que fazer, ou como aplicar, é nessa hora que entram os consultores especializados nessa técnica, que conseguem avaliar o quarto em sua profundidade, fazer as medições energéticas e trazer recomendações para solucionar as disposições incorretas e prejudiciais. Por isso, vale tentar colocar em prática as dicas possíveis para melhorar a energia deste cantinho tão especial (até para você mesma perceber o quanto essa técnica funciona mesmo!). Mas, ainda mais imprescindível também, chamar um bom consultor para uma avaliação mais aprofundada do espaço! Seu filho merece esse cuidado.

Pensando em tudo isso, vou trazer aqui várias orientações para que você consiga preparar um ambiente cheio de boas energias, equilíbrio, aconchego e amor para seus filhinhos e para sua família também.

Cores

O uso das cores certas é uma ótima ferramenta para criar um espaço repleto de harmonia e bem-estar. É possível ir além do tradicional rosa ou azul. Você pode escolher as cores que você mais gosta e também aquelas que irão confortar e acalmar tanto você como o bebê.

Ao fazer uso de boas cores e também de curas de Feng Shui no quarto das crianças é possível fortalecer a base energética de seus filhos e ajudá-los a experimentar um crescimento harmonioso e feliz.

Sempre opte por cores harmoniosas, tonalidades pasteis, como branco, bege, verde, rosa, lilás, amarelo e azul.

Evite cores excessivamente brilhantes, quentes e vivas, que sejam muito estimulantes. Deixe as cores vibrantes e intensas, como vermelho, amarelo e laranja, para os detalhes da decoração do quarto, ou apenas no quarto de brinquedos, onde se necessita de disposição, energia e movimento. Afinal, essas tonalidades, por serem estimulantes, podem deixar seu filho agitado, na hora de dormir.

As cores vivas são consideradas cores “yang”, que são mais ativas, e por isso, podem manter seu bebê acordado durante a noite. Quarto de bebê precisa estimular o relaxamento…trazer conforto, acolhimento e calma.

Leia mais: Yin e yang: o que é e como aplicá-lo em sua casa segundo o Feng Shui

Evite muito contraste também, como em um tema predominante preto e branco, por exemplo. Esta é uma combinação de yin-yang que tem muito contraste, não sendo a mais recomendada. É preciso sempre buscar equilíbrio, mas sem fortes contrastes. A suavidade tem sempre que estar presente!

Leia mais: As cores no Feng Shui

Os bebês se beneficiam de tons pastéis e tranquilizantes. Cores suaves! Então, aposte nessas cores:

Melhores cores pastéis:

  • Verde: traz saúde, equilíbrio, harmonia e crescimento.
  • Lilás: é uma cor relaxante (mas, ressaltando: aplique-a em uma tonalidade pastel, mais suave). Prefira usá-la nos detalhes, pois é uma cor poderosa, combinada ao verde, por exemplo.
  • Rosa: é a cor do amor e essa vibração deve sempre estar presente em quartos (tanto de bebês como de adultos). Tem propriedades relaxantes, energia carinhosa e pode ser combinada com verde ou com branco.
  • Azul: cor que acalma, tranquiliza e traz paz. Faz ótima combinação com o branco, que traz frescor e clareza.
  • Bege: cor de ninho. Cor de novos inícios. Representa o elemento terra.

Embora seja importante ter cores e formas estimulantes em torno de seu bebê, o quarto é um local de repouso e as cores devem estimular sempre o descanso. Não se esqueça disso.

Melhores cores de acordo com a Teoria dos 5 elementos:

De acordo com a teoria do Feng Shui sobre os cinco elementos, a madeira é representada pela cor verde. E, é um dos melhores elementos para compor um quartinho de bebê ou criança, pois carrega a energia da nutrição, do desenvolvimento e crescimento.

Assim, você pode escolher um verde suave ou marrom claro (cor de madeira) para o quarto do seu bebê, ou até uma combinação de ambos.

Como a madeira é nutrida e sustentada pelo elemento água, assim como o elemento terra, você também pode escolher a cor do quarto do bebê a partir das cores que correspondam a esses dois elementos. Mas, como a ideia é sempre buscar um equilíbrio, os demais elementos também precisam estar presentes, mas em quantidades menores.

Exemplos e correlações:

  • Cor marrom claro e cor verde: representam o elemento Madeira
  • Cor azul e preto: representam o elemento Água
  • Cores amarelas e terrosas: representam Terra
  • Cor vermelha, laranja, roxa: representam elemento Fogo
  • Cor branca e cinza: representam elemento Metal

É melhor evitar ter uma forte presença das cores dos elementos de fogo e metal no quarto de um bebê. Estas cores em grandes quantidades podem agita-lo demais (excesso de fogo) ou trazer muita apatia e frieza (excesso de metal). Repetindo… busque sempre um equilíbrio!

É importante aplicar esta informação com sabedoria, porque é apenas uma orientação para te ajudar a fazer as melhores opções de cores para o quarto do seu bebê. Isso não significa que você deve evitar a cor branca no quarto, apenas deve se atentar a não ter o excesso dela muito presente ali.

Um quarto de bebê predominantemente branco vai deixar o ambiente muito frio e pouco acolhedor. Tudo que você não deseja, não é mesmo?

Vou explicar melhor… em vez de comprar o berço, a cadeira de balanço e a mesa de troca, todos na cor branca, você poderá optar por mobília em madeira mesmo (mais quente que o branco), melhorando o equilíbrio dos 5 elementos ali no espaço.

Também é importante fazer as melhores escolhas, não apenas ao escolher a cor da tinta, mas também a qualidade da tinta. Escolha a tinta ecológica da mais alta qualidade que você pode comprar, pois o nível de toxinas presentes em ambientes internos pode ser enorme.

A posição e o modelo do berço

O berço deve ser a prioridade no momento de aplicar a técnica de Feng Shui no quarto do bebê. As mesmas regras de Feng Shui para uma cama de adultos também se aplicam à cama de um bebê ou criança.

A melhor posição para o berço é manter esse móvel com a cabeceira encostada em parede sólida. Certifique-se que os pés não estejam voltados diretamente para a porta e que essa parede não seja a de um banheiro.

Cabeceira

Certifique-se também que a parede em que o berço vai encostar (a cabeceira) não faça divisa com um banheiro ou lavabo. (Repetindo isso, pois é algo muito importante para preservar um bom desenvolvimento emocional de seu filho). Banheiro drena a energia dos espaços, e seu bebê encostado a essa energia vai ter a tendência em desenvolver alguns problemas emocionais. (Seja essa parede a que abriga toda a parte hidráulica ou não…ok?).

O modelo do berço também pode influenciar na vibração do local. Prefira berços com cabeceira inteiriça que são mais seguros àqueles modelos vazados. Berços com cabeceira inteiriça protegem e preservam a energia de quem dorme ali. O bebê precisa sentir que está protegido. (A função da cabeceira é exatamente essa).

Evite também encostar a cabeceira do berço na parede da sala por conta dos aparelhos eletrônicos, que interferem na saúde e na qualidade do sono da criança.

Leia mais: Importância da cabeceira de sua cama, segundo o Feng Shui

Janelas

Se possível, coloque o berço longe das janelas, devido as correntes de vento, de energia,  e também devido a vulnerabilidade que essa posição pode trazer ao bebê. Não coloque também o berço no meio do quarto, sem nenhum apoio. E nunca obstrua a visão de uma janela. Elas representam nosso olhar para o mundo e visão de futuro.

Melhor área

Através da aplicação do baguá no quartinho, descubra onde fica a área de criatividade, que representa a área das crianças e dos filhos, do quarto. Essa é uma boa área para se posicionar o bercinho do bebê ou cama de seu filho(a).

Mas, garanta que o berço não deixe os pés de seu bebê apontados diretamente para a porta, em seu alinhamento, nem diretamente debaixo de um grande ventilador de teto, nem com a cabeça embaixo de armários embutidos.

Tente manter o berço de seu bebê longe da porta, e na diagonal com ela. A melhor posição é sempre colocá-lo nesta diagonal, respeitando a posição de comando. Assim, a criança vê quem entra no quarto e tem o controle do seu ambiente. E, mesmo sendo pequena, ela já cresce se sentindo mais segura, dona de seu espaço e no comando de tudo que acontece ali.

Leia mais: Posicione corretamente a sua cama de acordo com o Feng Shui

Disposição dos outros móveis

Depois de posicionar o berço, avalie a posição da poltrona de amamentar. É melhor que ela fique próxima ao berço, e que você sentada nela tenha visão de quem entra pela porta do quarto. Mas, sem você ficar alinhada diretamente com essa porta, para você não desgastar sua energia ao ficar ali amamentando. Afinal, bebês e crianças demandam bastante da sua energia e você precisa preserva-la.

O restante dos móveis pode ser distribuído de acordo com o tamanho do cômodo. Sempre garantindo uma boa circulação nesse local.

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Materiais naturais

Como já falado, a natureza é sempre o padrão a ser seguido e replicado em nossos lares. Portanto, quanto mais simples e naturais forem as suas escolhas, melhor será para o bem-estar de seu bebê. Isto se aplica a todos os detalhes da decoração do quarto dele: desde a utilização de uma tinta de parede não-tóxica, e de preferência sem Compostos Orgânicos Voláteis, até ao piso e paredes feitos com revestimento natural, da utilização de cores, à qualidade da luz e à melhor disposição dos móveis.

Explicando melhor….compostos orgânicos voláteis são todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição até 260ºC, como por exemplo, diclorometano, com temperatura de ebulição de 41ºC. Já parou para pensar que um dia de calor intenso pode fazer com que esse composto químico se espalhe pelo quartinho de seu filho?

Esses compostos são considerados poluentes bem perigosos, sendo que alguns deles são tóxicos e carcinogênicos. Portanto, a simples inalação destes compostos pode produzir efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente quando há a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo. Se estes compostos são perigosos para nós adultos, imagina para um bebê que ainda está desenvolvendo suas defesas?!

Na prática

Opte sempre por tintas com a menor quantidade de produtos químicos, tanto em móveis quanto em paredes. Sim! Você deve se atentar a composição da tinta que vai usar ali no quartinho de seu bebê. Sem matérias primas pesadas. Leia os rótulos, avalie as composições e se informe!

Colocando o Feng Shui no quarto de bebê em prática, você favorece a movimentação de boas energias com o ambiente, aumentando a sensação de bem-estar.

Para que essa movimentação aconteça com sucesso, o ideal é apostar em materiais  naturais para decorar o quartinho, como móveis e brinquedos de madeira ou MDF, enxoval de algodão, seda, e até produtos de limpeza naturais. Nichos de madeira redondos com ursinhos de pano são uma linda sugestão.

Escolha madeira em vez de plástico ou revestimentos sintéticos para mobiliário e, sempre que possível, escolha materiais naturais para camas, janelas, tapetes e acessórios.

Quanto menos materiais industrializados e sintéticos, melhor. O ideal é priorizar materiais naturais para evitar alergias e aproximar nossos filhos da natureza.

Imagens e Decoração

Para a decoração de quarto de bebê, prefira desenhos que inspirem movimento, fluidez, que representem os elementos água e vento. A tradução de Feng Shui é justamente essa: água e vento, e essa escolha não é aleatória… Isso vai fazer com que o seu bebê se sinta mais relaxado, que flua com suavidade e leveza, como os bons ventos e bons fluxos de rios.

Os objetos de madeira também reforçam essa sensação de contato com a natureza, além de trazer essa energia estável e protetora do Feng Shui para dentro do quarto.

Na verdade SEMPRE equilibre os 5 elementos no espaço, como já mencione anteriormente. Volto a repetir pois essa é uma dica de ouro. Pois, ao ter os 5 elementos presentes e equilibrados no ambiente, automaticamente o equilíbrio energético será sentido e desfrutado nele.

Leia mais: Como solucionar problemas comuns da vida usando os cinco elementos

Sobre as imagens no quarto, é melhor evitar desenhos ou decorações na parede que tenham flechas, pontas, ou triângulos apontados para o seu bebê, porque eles possuem energia áspera, afiada e cortante. E tenha cuidado para selecionar cuidadosamente qualquer desenho animal, de modo que, essas criaturas sejam imagens fofinhas e amigáveis, em vez de desenhos agressivos da selva que incluem leões, tigres, ursos e répteis ferozes, furiosos, agressivos e com feição malvada. Imagens que representem a natureza são ideais para o quarto de um bebê.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Móveis com quinas

Os tipos de móveis mais indicados devem ter as formas curvas e pontas arredondadas. Evite setas que apontem para o berço do seu bebê.

Leia mais: Setas Invisíveis no Feng Shui: Saiba o que são e como corrigi-las

No Feng Shui, setas são quinas, extremidades, cantos afiados que podem ser formados por cantos de paredes, quinas de móveis ou vindas de objetos decorativos que direcionam energias afiadas e cortantes na direção do bebê. Essas setas enviam uma energia forte e direcionada que dificulta o sono reparador e restaurador. Certamente ela acaba desgastando a vitalidade de quem fica na sua direção.

No Feng Shui, as quinas simbolizam energia cortante, de forte hostilidade e agressividade. Reorganize o mobiliário de modo que nenhuma aresta afiada ou seta invisível aponte para o berço. Suavize esses cantos e quinas arredondando o mobiliário ou alvenaria, se isso for possível.

Como corrigir?

Opte sempre por móveis com formas arredondadas. E, se não for possível arredondar essas pontas, procure cobrir as quinas com tecidos, pingentes, pendentes, móbiles, luminárias, cordão de luz, para minimizar o efeito negativo dessa configuração. Pode-se usar até mesmo plantas tampando e bloqueando essa emanação direta. Qualquer obstáculo físico resolve. Onde cantos ou pontas afiadas são inevitáveis, reposicione o berço, retirando-o dessa direção.

Os móveis e outras decorações do quarto devem ter poucas ou nenhuma aresta e cantos afiados. E se tiverem, aqueles protetores de quinas são outra opção viável para proteção dessa energia afiada e perigosa.

Além disso, evite também desenhos com pontas afiadas, armas, espadas. Energia de luta também não é nada bem-vinda nesse espaço.

Leia mais: Setas Invisíveis no Feng Shui: Saiba o que são e como corrigi-las

Limpeza energética de móveis e objetos vindos de terceiros

Uma situação bem comum é o reaproveitamento de berços, não é?

Não precisa se preocupar ou comprar sempre tudo novinho. Se o móvel em que o seu filho dorme já foi usado por outra criança, isso não tem o menor problema! O Feng Shui apenas sugere que o colchão seja trocado se possível for. E se não for possível, tanto berço como colchão devem ser limpos energeticamente com óleo essencial de eucalipto diluído em água.

A troca do colchão é recomendada pois, cada pessoa tem a sua personalidade e energia. E isso fica registrado no colchão e no móvel. A boa notícia é que essa energia é facilmente retirada se a limpeza energética for bem-feita.

Essa limpeza deve ser feita para tudo que de alguma forma tenha vindo de terceiros. De certa forma, tudo que pertenceu a outra pessoa carrega a energia desta pessoa impregnada.

Veja esse artigo e descubra como fazer limpezas energéticas em seu lar e objetos.

Leia mais: Limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Sem excessos

Tente deixar o ambiente o mais claro e leve possível, ou seja, evite muitos móveis e compre só o necessário. Não precisa encher o quarto de pelúcias, brinquedos e excessos de informação. Tudo isso pode pesar no ambiente e até assustar o bebê.

Evite excesso de móveis e objetos decorativos em um local de descanso! Prefira projetos mais minimalistas. Até mesmo os projetos inspirados no estilo clássico ou provençal (que geralmente têm mais elementos) podem aplicar essa recomendação. Tente sempre manter neste cantinho somente o necessário para os cuidados com o novo morador.

É comum os pais encherem o quarto com brinquedos, pelúcias e penduricalhos, mas isso, em vez de ajudar, acaba prejudicando o equilíbrio energético. Quando o assunto é harmonizar, menos é mais. Lembre-se sempre disso!

Enfeites

Cuidado com móbiles grandes.

Objetos enormes bem em cima da cabeça do bebê não são uma boa ideia. Muito cuidado com as proporções… Algo pequeno para você pode parecer enorme para o bebê. E, além de assustá-lo, pode sufocar ou pressionar as energias do seu filho. Prefira pendurar móbiles pequenos e mais ao lado do berço.

Prefira também bichos de pano e tecido aos de pelúcia para evitar o acúmulo de pó e o desenvolvimento de alergias.

Prateleiras e nichos acima do berço

Outra regra importante do Feng Shui é evitar prateleiras e nichos em cima do berço. Prateleiras ou nichos acima do berço ou cama podem passar a sensação de opressão. O bebê pode ter a sensação de que os objetos vão cair nele a qualquer momento e essa sensação não é nada legal. Opte por colocar as prateleiras e nichos em cima da cômoda ou em alguma parede livre do quarto. Cuidado também com quadros que tenham molduras pesadas.

Eletrônicos no quarto

Cuidado com os campos eletromagnéticos no quarto de seus filhos!

Juntamente com as diretrizes básicas do Feng Shui para um quarto de bebê saudável, é também importante reduzir os campos eletromagnéticos nesse espaço, pois eles são potencialmente prejudiciais tanto para nossa saúde como para a saúde de nossa família.

Expor seu bebê colocando em seu quartinho todos os últimos aparelhos eletrônicos disponíveis no mercado (muitas vezes, não é realmente necessário!).

Essa atitude só contribuirá para gerar ondas eletromagnéticas prejudiciais para o desenvolvimento saudável de seus filhos e prejudicando o sono e a saúde deles. Alta exposição a campos eletromagnéticos é algo bem prejudicial à nós adultos, e ainda mais nocivas para bebês e crianças, que ainda estão em formação.

Campos eletromagnéticos

Minimize a presença de campos eletromagnéticos, limitando o número de aparelhos elétricos próximos ao berço e caminhas. Campo eletromagnético (CEM) é um campo de energia criado pelo fluxo de eletricidade através da fiação e de dispositivos elétricos. Altos níveis de CEM podem contribuir para o aparecimento de algumas doenças e distúrbios autoimunes. Logo, é melhor limitá-los o máximo que conseguir.

Todos os dispositivos eletrônicos que geram ondas eletromagnéticas não são recomendados, porque podem afetar o sono, vitalidade e a disposição do bebê, tornando-o mais agitado e irritado. Tudo que não queremos.

Segundo o Feng Shui, aparelhos eletrônicos não são bem-vindos nos dormitórios da casa, especialmente no quarto de bebê, já que emitem fortes frequências eletromagnéticas capazes de comprometer a saúde das crianças e o bom desenvolvimento delas.

Aparelhos eletrônicos, de forma geral, criam agitação, irritação, ansiedade e atrapalham a circulação correta da energia chi (energia vital) no quarto do bebê. Se não for possível evitá-los, pelo menos mantenha esses aparelhos eletrônicos bem longe do berço, para que não interfira na qualidade do sono do bebê ou criança.

Televisão e computador também emitem campos eletromagnéticos e não combinam com noites tranquilas de sono. Você sabia que a energia eletromagnética desses eletrônicos continua a ser emanada até mesmo 72 horas depois de o aparelho ter sido desligado? Por isso, uma boa ideia é deixá-los fora da decoração do quarto do bebê. ( Essa mesma regra vale para quartos de adulto também!).

Leia mais: Feng Shui no quarto

Confie nos seus sentidos: tato, olfato e audição

Quando se trata de um bom quarto com Feng Shui, ele deve ser guiado por seus sentidos. Pense no quartinho da criança como um refúgio especial para relaxar e se relacionar com o seu filho e auxiliá-lo no desenvolvimento de seus sentidos. Trate o olfato do seu bebê com respeito.

Sempre que possível abra as janelas para permitir uma boa ventilação e renovação da atmosfera do quarto.

O ar fresco é essencial para um bom Feng Shui em qualquer espaço, e especialmente nos quartos das crianças, onde há um fluxo constante de brinquedos, acessórios, roupas, livros, etc. Monitore a qualidade do ar no quarto dos seus filhos e abra as janelas, diariamente.

Algumas plantas podem ajudar na função de purificação do ar. Elas podem ajudar a manter níveis saudáveis ​​de ar fresco e limpo, além de trazer uma beleza natural e vibrante ao quarto do seu filho.

Uma planta interessante é o lírio da paz. Uma das plantas aprovadas pela NASA para filtrar e purificar o ar de ambientes internos. E aprovada pelo Feng Shui como planta coringa que ativa e eleva as vibrações dos locais onde estão.

Leia mais: Paisagismo Sagrado de acordo com Feng Shui

Também é uma boa ideia ter um difusor de aromaterapia com óleos essenciais e usá-lo conforme necessário. Os estímulos sensoriais também são muito importantes nos primeiros anos de vida.

Adicione o perfume de óleos essenciais suaves, como camomila, rosa, baunilha ou lavanda. Todos somos sensíveis à energia que nos rodeia, e isso é verdade para os bebês que sentem tudo. Mas, sempre tome cuidado para não exagerar nos cheirinhos…

Lista de aromas

  • Lavanda: acalma, ajuda a dormir e a ter bons sonhos. É um emergencial para toda hora.
  • Tangerina: é ideal para resfriados e revigorante – por isso mesmo, não é aconselhável usar esse aroma à noite.
  • Eucalipto: ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. É indicado para ser usado na limpeza do quarto (como mencionado acima no tópico sobre limpeza energética).

Atenção: os óleos essenciais devem ser diluídos em água justamente por serem bastante concentrados. (Apenas óleos essenciais naturais são os recomendados aqui, ok? Essências químicas não vão fazer o mesmo efeito e ainda vão prejudicar a saúde dos moradores)

Para exemplificar na prática como a aromaterapia pode ser interessante, se seus filhos estão mais irritadiços e inquietos, use algumas gotas de camomila e lavanda. Esses aromas certamente os acalmarão muito rapidamente. Ou, se eles estão um pouco indispostos e cansados, escolha hortelã-pimenta, capim-limão e eucalipto, que são mais revigorantes e vão reativar a energia dos pequenos.

Sons

Tente manter uma frequência sonora a mais suave possível no quartinho das crianças. Prefira sons da natureza, como passarinhos, grilos, chuva e cachoeiras. Tudo bem leve e natural. Se quiser colocar música, opte pelas clássicas ou instrumentais. Mas, lembre-se de não colocar o som diretamente voltado para o berço.

É interessante colocar músicas suaves para tocar para o filho, pois os sons ajudam a acalmar e ainda estimulam a criatividade.

A suavidade na maneira de falar é o primeiro sinal de respeito que os pais podem demonstrar pelo espaço da criança. Por isso, modere no barulho e deixe as discussões e conflitos do lado de fora do quarto.

Tente manter o clima no cantinho do bebê sempre o mais suave e agradável possível, já que este espaço deve ser destinado especialmente para o descanso.

As famosas canções infantis para dançar e cantar ficam nos ambientes de convivência, como a sala ou quarto de brincar…ok?

Renove as energias sempre que possível

Para se livrar das energias impregnadas, abra todos os dias as janelas do quarto de bebê! Mesmo nos dias de inverno! Deixe as energias yang dos raios solares fluírem pelo ambiente.

Você pode também tocar sinos e bata palmas no quarto. Claro, em um momento que a criança não esteja ali, certo?!  O som e a movimentação do ar são formas de “arejar” um espaço.

Leia mais: Poder dos sinos dos ventos no Feng Shui

Iluminação 

Priorize a iluminação natural criando espaços e aberturas para a entrada de luz solar direta ou indiretamente. Procure abrir as janelas todas as manhãs e tente usar a luz natural durante o dia, mas sem excesso. Abra as janelas pela manhã para refrescar e renovar o ar e as energias, criando assim, um cômodo mais saudável. Tente manter níveis de luz equilibrados em todos os momentos do dia.

Conte com várias fontes de iluminação no quarto para serem usadas em diferentes horários do dia e da noite. Isso contribuirá para uma energia equilibrada.

As lâmpadas amareladas são as melhores para reproduzir a luz natural (imitam a luz do sol), desde que tenham IRC (índice de reprodução de cor) maior que 80. As luzes brancas são mais frias e podem lembrar ambientes corporativos ou hospitalares. Os abajures são ótimos para gerar uma iluminação indireta, trazendo conforto e aconchego.

Cortinas macias de tecido natural são ideais para filtrar a luz direta do sol e ainda trazer uma atmosfera de carinho ao ambiente. Elas simbolizam carinho nas relações de acordo com o Feng Shui. Opte pelas cortinas levinhas de voil com forro, priorizando os tons clarinhos!

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Limpeza e Organização

A limpeza e organização da desordem são etapas absolutamente necessárias para um bom equilíbrio energético no quarto do seu filho. Deixe sempre o quarto arrumado e limpo. Não há outra possibilidade. Você precisa ter um sistema claro de organização para evitar o caos e as baixas energias.

Crie um sistema de limpeza e arrumação que realmente funcione na prática e cumpra-o. Se você achar que é difícil começar, experimente realizar inicialmente uma limpeza energética por toda a casa. Essa limpeza vai te dar mais energia para seguir em frente. Também é essencial ter boas soluções de armazenamento, sejam cestas, caixas, sacolas ou qualquer outra opção criativa de armazenamento.

Você precisa criar um sistema de organização claro para os quartos dos seus filhos e não deixe de envolvê-los no processo! Seus filhos também podem definitivamente ajudá-lo com os esforços de limpeza e organização, não apenas em seus quartos, mas em toda a casa também.

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Um espaço limpo e ordenado, com energia positiva, ar fresco e limpo, pode parecer simples, básico, mas geralmente é ignorado. Faça o seu melhor para criar uma estrutura sólida de energia saudável no quarto dos seus filhos. A partir daí as boas energias poderão ser atraídas e permanecer no local. As boas energias não gostam de circular em ambientes sujos e bagunçados. Limpe, organize, movimente as energias que puder e traga várias plantas de purificação do ar ou um purificador de ar de boa qualidade ou ainda difusor de óleos essenciais.

Leia mais: Organização na Prática com o Feng Shui

Incentive a Criatividade

No quarto de seu filho, além de criar um espaço personalizado para ele, respeitando os princípios de Feng Shui, certifique-se de permitir a expressão máxima de sua energia. Crie um espaço que incentive a criatividade dele. Deixe seu filho escolher a arte para o seu espaço, e também exibir definitivamente sua arte em toda a sua casa! Quanto mais controle seu filho tiver sobre seu próprio espaço, mais fortalecidos ele se sentirá. Isso é sempre um bom Feng Shui e traz boas energias!

Seja flexível com a necessidade de adequar o ambiente ao esquema de decoração geral de toda a sua casa, encontre soluções em que todos saiam ganhando para ter as imagens ou cores que seu filho absolutamente ama e não se esqueça de implementar diretrizes básicas de Feng Shui para um ambiente saudável.

As crianças crescem tão rápido que você deve se concentrar no que realmente importa. As tendências de design vêm e vão, enquanto cada momento de felicidade e companheirismo genuínos que a criança experimenta com você crescerá em uma conexão poderosa para durar uma vida.

Sempre haverá uma dança dinâmica de sua energia parental com a expressão despreocupada das crianças, mas se você fez um bom trabalho ao implementar o Feng Shui em sua casa, deverá saber como lidar com os problemas do quarto de seus filhos.

Coisas a se evitar em um quarto de bebê/criança

Evite que o quarto:

  • Esteja sobre uma garagem. O vai-e-vem de carros e o espaço vazio abaixo não favorece o bom desenvolvimento da criança.
  • Tenha formato irregular. Se o quarto do bebê não for um quadrado ou retângulo perfeito, o Feng Shui sugere corrigir o problema colocando espelhos na parede que está incompleta no quarto.
  • Tenha teto inclinado ou vigas expostas, esses elementos pesam o quarto e podem influenciar negativamente o seu bebê ou criança.
  • Cuidado com banheiros voltados para o quarto. Se o quartinho do seu filho for uma suíte pendure um cristal multifacetado de 40mm batente da porta desse banheiro.

Leia mais: Como os banheiros influenciam na sua vida segundo o Feng Shui

Leia mais: Cristais multifacetados no Feng Shui: o que são e como usa-los

Muito cuidado com energias telúricas

Chame um consultor para medição das energias telúricas. Em hipótese nenhuma posicione o bercinho do bebê em cima de um ponto estrela. Pontos estrelas são cruzamentos duas ou mais linhas magnéticas da terra, falhas geológicas, veios de água subterrâneos. Esses pontos estrelas são identificados por meio de medições radiestésicas.

Permanecer longos períodos em cima desse cruzamento é extremamente prejudicial, pois é um ponto de forte energia.

Uma forma fácil de você mesma constar que há pontos prejudiciais bem no berço do seu filho é quando o próprio bebê vai para longe do ponto nocivo. Você o posiciona bem no ponto e ele sempre insiste em se afastar desse local, mesmo que para “fugir” desse ponto ele precise ficar bem encolhidinho no cantinho do bercinho.

Bebês são muito sensíveis e não ficam nada bem sob essa influência energética. Importante ter atenção a esse comportamento deles.

Conclusão

Será neste cantinho que você preparou com todo carinho e amor, que o seu filho passará a maior parte do tempo. Nós passamos pelo menos 7-8 horas/dia em nosso quarto. Enquanto que os bebês permanecem nele ainda mais tempo, nessa primeira fase da vida.

Nem é preciso dizer que, quanto mais esse espaço for aconchegante e receptivo, melhor para o bebê/criança. E isso não significa gastar muito dinheiro com a decoração, pelo contrário. Invista no bem-estar dele. Não abra mão disso.

Procure tornar o ambiente alegre, arejado, agradável e suave. Ele deve ser propício ao relaxamento do bebê. Deve ser prático e gostoso para os momentos de amamentação. Deve contribuir para um bom descanso e perfeito desenvolvimento do seu filho.

Se algo no quarto não vai bem, a criança pode demonstrar irritação, apresentar insônia ou chorar excessivamente. Bebês e crianças são pura intuição e sensibilidade. Observe os sinais que eles nos dão!

Aplique Feng Shui no quarto de seus filhos

Segundo a tradição chinesa, é possível alinhar os espaços de acordo com as forças da natureza e, assim, equilibrar as energias entre as pessoas e o local. É claro que, para isso, o ideal é seguir as orientações de um especialista, conforme já comentei. Existem ideias simples dessa filosofia oriental que você mesma pode colocar em prática hoje mesmo.

O Feng Shui aplicado aos espaços infantis pode trazer uma sensação vibrante, saudável e duradoura de alegria, ao mesmo tempo que alivia o caos desordenado que muitas vezes presente nos quartos das crianças.

O Feng Shui pode ajudar a promover um crescimento harmonioso, onde seu filho se sinta genuinamente feliz, fortalecido e amado. Um ambiente que permita que seu filho seja dono do espaço e expresse toda a sua criatividade, e que ao mesmo tempo estabelece diretrizes claras para estrutura, bem-estar e ordem, promovendo momentos maravilhosos e felizes.

Gostou dessas dicas? Comente aqui em baixo. O quartinho do seu filho segue as diretrizes de Feng Shui? 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui