No Feng Shui muito se fala em “Chi”, mas ninguém sabe o que é. O Chi é invisível, embora seja a coisa mais importante do Feng Shui. É a energia que flui pela terra e pelo céu, carregada de força vital.

O Chi é comumente chamado de Energia.

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa de harmonizar ambientes, que se baseia no fluxo de energia “Chi” pelos espaços, utilizando as áreas do baguá, ativando, potencializando e equilibrando as energias existentes nos ambientes.

O “Chi” é a força que permeia todo espaço e todas as coisas ao nosso redor. Ele se move de maneira semelhante à forma de como o ar circula e seu fluxo é dirigido e moldado por todos os objetos que se encontram pelo caminho, os quais ele precisa contornar para poder passar.

O Chi está em todo lugar e é facilmente visível em tudo que é vivo, tal como seres humanos, animais de estimação e plantas. Outras coisas inanimadas também o contém, ex.: mobília, construções, notebooks… enfim, qualquer objeto. Todas as coisas também são um composto de energia.

Formas positivas e negativas

A qualidade do Chi é muito importante! Nem toda energia é desejável dentro de nossos ambientes. O que realmente queremos atrair é apenas a energia fresca, vibrante e viva!

Como toda energia, o Chi pode se expressar de forma positiva e negativa. O Chi pode fluir com suavidade ou pode ser bloqueado. A forma mais desejável é que ele flua pelos espaços bem suavemente. O fluxo apropriado de energia por um local traz ordem tanto ao ambiente quanto à vida dos ocupantes.

Por isso, atrair um bom Chi para sua casa ou ambiente de trabalho é muito importante. Um bom Chi irá te ajudar a atrair seus objetivos, estabelecer a harmonia, melhorar sua saúde, melhorar seu relacionamento familiar, ou seja, te deixará com um senso de bem estar muito grande. E o oposto ocorre quando se tem um Chi ruim. Quando temos energia parada ou estagnada, chamamos isso de Sha.

CHI = energia positiva / energia vital 

SHA = energia negativa/ parada / de estagnação

Como o Chi pode se expressar?

A energia Chi, ou energia que o Feng Shui estuda, pode se expressar de diversas formas. E, este conceito é o cerne de praticamente toda teoria que embasa o Feng Shui. O Chi manifesta-se pelo equilíbrio Yin e Yang, que são os opostos complementares, nem bons nem maus, nem certos ou errados. São, ambos, necessários para o equilíbrio.

Leia mais: Yin e Yang: o que é e como aplica-lo em sua casa segundo o Feng Shui

A energia Chi pode se expressar de diversas formas, tais como: em plantas, fragrâncias, cores, movimento, entre outras. Existem elementos que dão sustentação à boa energia e outros elementos que não dão sustentação à boa energia (Sha). Lembrando que o Sha (ou energia estagnada) não é desejável em nossa casa ou ambiente de trabalho e deve ser evitado.

O que se deve ser observado?

Existem muitas coisas que devem ser observadas no Feng Shui para que o bom chi flua em sua casa. No entanto, existem algumas “diretrizes” gerais que se aplicam a praticamente todo ambiente. Se você é iniciante no Feng Shui, você pode focar tanto nos pontos positivos (Chi que dão sustentação) e melhorá-los, assim como, nos pontos negativos (Chi que não dão sustentação – Sha) e corrigi-los. A seguir, listo alguns pontos principais a serem observados.

Energias que dão sustentação      (CHI)

  • Organização
  • Plantas e animais saudáveis
  • Áreas limpas
  • Cheiros gostosos
  • Iluminação apropriada
  • Músicas agradáveis

Energias que não dão sustentação (SHA)

  • Áreas sujas e desarrumadas
  • Plantas mortas
  • Animais doentes
  • Odores fétidos
  • Luz escassa
  • Sons perturbadores

Fluxo de energia Chi

Como foi falado anteriormente, é desejável que a energia em nossa casa ou trabalho flua com suavidade, conforme o próprio significado da palavra Feng Shui, que significa vento e água, e que demandam por movimentos fluidos e livres. Assim como esses elementos, ar e água, a energia em nossa casa pode estar sujeita a bloqueios ou a escassez. Dependendo da configuração de uma casa, pode estar ocorrendo uma “fuga” de energia ou ainda uma dificuldade dela fluir livremente pelos ambientes, e isto certamente tem impacto direto nos moradores dessa casa.

Criar uma casa ou ambiente de trabalho que tenha uma fluidez de energia é a chave para que se tenha uma vida harmonizada!

Tenha certeza que o bom chi flua bem em toda sua casa (quarto, cozinha, sala, etc.), mesmo em ambientes que você não se importa tanto… Lembre-se daquele quartinho da bagunça ou quem sabe daquele armário da garagem? Pois é! Todas, absolutamente todas, as áreas da sua casa são importantes!

Atrair um bom fluxo de energia é mais simples do que você imagina, basta tempo, disposição e alguma dedicação. Certamente este esforço de dar atenção à sua casa irá te trazer MUITOS resultados positivos!

Que tal deixar a boa energia fluir em sua casa??

Proponho um desafio!!! Preste atenção em toda sua casa e observe se o chi flui ou não pelos ambientes! Garanta uma passagem livre para essa boa energia circular em seus espaços e a atraia com limpeza, organização e beleza! 

Se gostou das dicas compartilhe-as com seus amigos! E caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, deixe seu comentário aqui embaixo! Ah! e comente aqui se fez ou não o desafio proposto!!! Tenho certeza que irá se surpreender com o resultado!

 

46 COMENTÁRIOS

  1. […] Essa escola clássica envolve cálculos numéricos baseados na direção em que uma construção se encontra. Ela se concentra em avaliar as energias abstratas que não podem ser vistas a olho nu e não considera o efeito do tempo na energia dentro de uma construção e, portanto, não é tão dinâmico quanto outros métodos. A Escola da Bússola incorpora muitos aspectos da Escola da Forma (que também é uma escola de Feng Shui tradicional) como encontrar um local favorável, ter um bom apoio por trás de você e uma apreciação completa da energia chi. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui