No Feng Shui utilizamos muito o paisagismo como uma das formas de potencializar as boas vibrações de um ambiente. E em minha opinião, é uma das formas mais incríveis e poderosas! Com o paisagismo certo você pode transformar seu lar e sua vida com a energia da natureza!

Quem não se sente bem rodeado por natureza? E por que não trazer um pouco da energia poderosa dessa natureza para dentro de casa? Todo mundo deveria ter muitas plantas e flores em casa… mas, obviamente, isso é válido se você consegue cuidar bem delas…

As plantas e flores, independente de seus poderes energéticos e vibrações, são ótimos complementos para melhorar incrivelmente a aparência da sua casa. Elas trazem vida e a natureza para qualquer ambiente. 

Invista em saúde e bem-estar

O principal motivo para se ter plantas e flores em casa é porque elas trazem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas de acordo com o Feng Shui. Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para esclarecer bem esse tema…e te incentivar a entrar na moda do urban jungle… que é uma tendência do design de interiores em criar verdadeiras florestas charmosas dentro de casa…

Para alinharmos os conceitos, entende-se aqui como paisagismo a utilização de flores e plantas em nossa casa, tanto no ambiente interior (dentro de casa), quanto no ambiente exterior (jardim, varandas, etc). Como o assunto é bem abrangente, irei focar exclusivamente no paisagismo para o interior da casa, ok? Futuramente posso falar um pouco sobre o paisagismo exterior, segundo o Feng Shui.

Se você deseja energizar e potencializar sua casa, aposte na energia das plantas e traga a energia da natureza para seus ambientes. Aqui darei algumas dicas e orientações sobre a seleção e posicionamento de plantas nos espaços internos de acordo com a técnica de Feng Shui. Mas, antes, vou trazer aqui alguns dados técnicos importantes!

Benefícios de ter plantas nos interiores respaldados pela ciência

A ciência comprova os benefícios para a saúde dos moradores quando estes convivem com plantas no interior de suas residências. Pesquisas científicas foram feitas para comprovar que esse manter plantas em casa é um bom hábito. Manter plantas em nossos espaços internos vai melhorar tanta nossa saúde mental e quanto nossa saúde física. 

Impactos na SAÚDE MENTAL

  1. Melhora a concentração e a produtividade:

    De acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, a mera presença de plantas no interior das residências e espaços de convivência aumenta a capacidade de uma pessoa manter a atenção e a concentração. Na mesma linha, outros estudos sugerem que as plantas no ambiente de trabalho podem aumentar a produtividade em 15% .

  2. Gera felicidade:

    Vários estudos citam que as plantas no local de trabalho aumentavam a satisfação dos funcionários. Além disso, pesquisas realizadas na Rutgers mostram que as flores têm um impacto imediato na felicidade

  3. Reduz o estresse:

    Um estudo realizado pela Washington State University e um estudo publicado pelo NCBI descobriram que a presença de plantas ajudou a reduzir os níveis de estresse dos funcionários. Segundo o Dr. Leonard Perry, da Universidade de Vermont , que cita pesquisas semelhantes, afirmou que a exposição visual às plantas ajuda a diminuir o estresse em cinco minutos. (rápido hein !)

  4. Inspira compaixão e melhora os relacionamentos:

    A pesquisa também mostrou que pessoas que passam mais tempo com plantas possuem melhores relacionamentos com os outros. A exposição ao ambiente natural produziu resultados semelhantes, e isso inclui animais, natureza e vida selvagem. 

  5. Melhora energia, desempenho e na solução de problemas: 

    As plantas não apenas melhoram a concentração e a produtividade, mas também proporcionam sentimentos de vitalidade e melhor desempenho no trabalho. Em um estudo realizado pela Texas A&M University, eles descobriram que homens e mulheres experimentaram aumento no pensamento inovador, desempenho criativo e resolução de problemas com a presença de plantas e flores no local de trabalho.

  6. Melhora as habilidades de aprendizado:

    Um estudo de 2010 de 101 escolas públicas de Michigan revelou que a exposição à natureza tem uma relação positiva com o desempenho dos alunos. O desempenho foi medido por notas padronizadas de testes, taxas de graduação, número de estudantes que planejam frequentar a faculdade e número de ocorrências de comportamento criminoso.

Impactos na SAÚDE FÍSICA

  1. Acelera o processo de recuperação:

    Estudos comprovaram que jardins hospitalares trazem benefícios médicos naturais. Ou seja, o contato com a natureza ajuda os pacientes a se curarem e recuperarem mais rapidamente. Em um estudo realizado pela Hort Technology, foram testados pacientes em recuperação de cirurgia abdominal em quartos de hospital. Eles descobriram que os pacientes expostos a plantas e jardins hospitalares precisavam de uma quantidade significativamente menor de analgésicos no pós-operatório, tinham respostas fisiológicas mais positivas e nutriam sentimentos mais positivos.

  2. Reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea:

    No mesmo estudo em que os pacientes se curaram e se recuperaram mais rapidamente, eles descobriram que as plantas tinham a capacidade de diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Você pode acessar o artigo completo aqui.

Então, fica claro, com todos esses estudos, o quanto as plantas são ótimas para nossa saúde e bem-estar. No entanto, esses estudos nos dizem pouco sobre quais tipos de plantas foram usadas em suas pesquisas (além de flores) e onde foram colocadas (além de jardins externos).

E, é aqui onde entra a sabedoria do Feng Shui. Com o Feng Shui é possível determinar as melhores flores e plantas para sua casa alinhando-as com seus desejos e metas de vida!  Vamos aprender um pouco mais sobre isso neste artigo!

O Feng Shui e as Flores e Plantas para interiores

Se você conhece um pouco sobre o Feng Shui, você sabe que as plantas e flores são ótimas ativadoras e potencializadoras das 9 áreas estudadas por esta técnica milenar (Trabalho ou Carreira; Conhecimento e Espiritualidade; Família; Prosperidade e Riqueza; Sucesso; Relacionamentos e Casamento; Criatividade e Filhos; Amigos e Viagens; e Saúde). Há plantas e flores específicas para ativar cada uma dessas áreas em nossos espaços… 

Leia mais: Mas afinal… O que é baguá e pra que serve?

Suas formas e cores nos influenciam e influenciam nossos espaços, atraem o chi (energia positiva) e impactam em nossa vibração e bem-estar… Praticar Feng Shui em um espaço é aproveitar essas potencialidades em cada área da casa de uma forma sutil e ao mesmo tempo tornar o espaço belo e poderoso. Usar plantas e flores para potencializar nossos ambientes permite controlar melhor as vibrações do nosso lar, e assim, moldar e melhorar também nossa vida.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

As plantas são seres vivos que produzem muito mais energia do que objetos inanimados decorativos… e ainda filtram o ar que respiramos, limpando nossa atmosfera.

Alguns objetivos que podem ser alcançados com o paisagismo, segundo o Feng Shui

Ao aplicarmos Feng Shui em nossos espaços queremos justamente melhorar as vibrações desses locais, de forma que possamos desfrutar de uma vida mais leve, bonita, harmônica…certo? Logo, tudo isso é facilmente conseguido apenas com a adição de plantas e flores nos ambientes. Ao trazermos a energia da natureza para dentro de nosso lar, automaticamente, desfrutamos desses efeitos (em menor ou maior grau).

São as energias vitais das plantas que são muito bem aproveitadas pelo Feng Shui para empoderar uma casa ou um ambiente comercial. Suas energias são normalmente usadas para alcançar os seguintes objetivos:

  • Aumentar a energia ou vibração de uma área: As plantas são podem gerar sentimentos de vitalidade e energia dentro de sua casa. Trazem força e poder para os espaços.
  • Atrair o amor: As flores são comumente usadas para atrair amor. Uma maneira de fazer isso é colocar algumas flores no quarto e também na área do Relacionamento. Há inclusive algumas flores que podem ajudar ainda mais a atrair a energia do amor que outras. Rosas vermelhas, flores rosas, antúrios e jasmins são excelentes exemplos!

Leia mais:  Como o Feng Shui pode te ajudar a atrair o amor e melhorar o romance– Parte 1: Quarto e Parte 2: Casa

  • Melhorar a qualidade do ar: É fato que as plantas são poderosos filtros naturais, absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio puro para nossa atmosfera… As plantas combatem a poluição, neutralizando poluentes e melhorando a qualidade do ar.

Entendendo as características das Plantas e suas influências, segundo o Feng Shui

O Feng Shui pode ser bem específico sobre quais tipos de plantas usar em cada área mapeada pelo baguá. No entanto, nem todas as plantas possuem igual vibração e promovem os mesmos benefícios para fins de Feng Shui.

Aqui, darei uma breve visão geral sobre essas características.

Formato das folhas

De acordo com os estudos de Geometria Sagrada, cada forma tem a capacidade de promover certos tipos de vibração, e assim, nos influenciar de uma maneira ou de outra.

Folhas redondas tem a capacidade de atrair energias positivas e a fazê-las circularem no espaço. Já as folhas e flores em formato de coração atraem o amor para os ambientes, espalhando essa energia de amor no local onde estão.

As folhas longas e pontudas podem ter uma energia mais afiada, como uma espada ou lança, e cortar algumas relações provocando discussões e discórdias. Mas, ao mesmo tempo, se posicionadas em áreas externas e entradas, são excelentes protetoras e guardiãs. 

Tamanho das Plantas

Plantas maiores trazem mais energia e plantas menores trazem menos energia para os espaços onde se encontram. O tamanho adequado depende totalmente dos cinco elementos associados a essa área.  Mas, não adianta ter uma planta gigante se seu espaço é pequeno. Assim, você bloqueará sua vida ao invés de potencializá-la. Manter equilíbrio e um bom fluxo são fundamentais no Feng Shui.

Leia mais: Dicas de Feng Shui para casas e apartamentos pequenos

Cores das Plantas e Flores

As cores também influenciam e muito na vibração dos ambientes. Dependendo da cor da folha ou da flor ela terá mais inclinação e poder para ativar e atrair determinadas energias.

AMARELAS:

Ativam a área da saúde da sua casa. A cor amarela ou dourada é a cor de Buda e ajuda a alcançar a sabedoria! Indica alegria, ativa a mente e atrai a atenção… assim como faz a luz do sol! É a cor da regeneração celular e por isso associada ao guá da Saúde. Vale girassóis, kalanchoes amarelas, orquídeas, lírios amarelos…

PÚRPURAS:

Púrpura é a cor da riqueza, da nobreza… Ela nos conecta com o divino que há em nós e a nossa volta. É a cor usada pelos bispos e cardeais da Igreja católica. Resulta de uma mistura da energia vibrante do vermelho com a tranquilidade do azul. Essa é uma cor muito auspiciosa! Aposte nas flores p

úrpuras para ativar a área da Prosperidade da sua casa. Vale colocar orquídeas, dracenas vermelhas, kalanchoes púrpuras… 

Leia mais: Como a cor púrpura pode te ajudar a trazer mais sucesso, amor e principalmente riqueza

ROSAS:

Rosa é a cor do amor e do bom humor! Simboliza alegria e prazer… É a cor da nossa criança interna. Quer atrair mais amor para sua vida? Então, tenha flores rosas para ativar a área dos Relacionamentos da sua casa! Essa é uma excelente dica de paisagismo para melhorar suas relações e atrair mais amor para sua vida! Interessante apostar em rosas cor de rosa, kalanchoes rosas, azaleias, orquídeas, antúrios… 

O que acha de espalhar a energia do rosa pela sua casa… pela sua vida… e pelo nosso mundo… ?!

VERMELHAS:

Vermelha é a cor da garra e da força, motiva raça e coragem, cor da iniciativa, da ação, do impulso e do movimento. Flores vermelhas ativam a área do Sucesso, ativam o reconhecimento em sua carreira. Tenha flores vermelhas para ativar a área do Sucesso da sua casa! Vale kalanchoes vermelhas, rosas vermelhas, antúrios, bromélias… 

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com o elemento Fogo

AZUIS:

Use Hortênsias para ativar a área da Espiritualidade e Sabedoria da sua casa. A cor azul está sempre associada ao céu, ao espiritual, à suavidade e à paz. É uma cor fria que acalma, relaxa, transmite paz interior, inspira, fortalece a fé e a paciência… Acho que as hortênsias são as únicas plantas naturais com essa tonalidade. Apesar de que hoje em dia há opções de orquídeas e rosas tingidas artificialmente. Estas, não são as melhores opções, mas ajudam a ativar a força do azul na sua casa.

BRANCAS:

O branco representa a pureza, a leveza e a suavidade… é o resultado da mistura de todas as cores. É ainda a cor símbolo da paz… traz luz e ainda aumenta ambientes pequenos. Em excesso o branco gera falta de motivação e esperança.

LARANJAS:

A cor laranja tem uma energia radiante… transmite felicidade e otimismo. Traz disposição, estimula comunicação, aumenta a energia nos espaços além de gerar confiança e entusiasmo.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Equilibrando os 5 elementos com o Paisagismo

A teoria dos 5 elementos é uma das teorias fundamentais para harmonização adequada dos ambientes.

Os 5 elementos são extremamente importantes porque não pode haver boa energia em nenhum espaço, seja no seu quarto, na sua casa ou no seu escritório, se esses elementos não estiverem presentes. E, presentes nas quantidades certas, sem excessos ou faltas.

Para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença dos cinco elementos na decoração para atingir o objetivo de harmonia e aconchego. Para obter esse equilíbrio, usar plantas e flores é uma excelente alternativa.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Todas as plantas pertencem ao elemento Madeira. Portanto, são ótimas para trazerem a força nutritiva desse elemento para os nossos ambientes internos. Além disso, plantas naturais também reforçam o elemento terra se plantadas em vasos com esse elemento. Podem reforçar também o elemento água se forem colocadas no meio aquático para se desenvolverem. 

Logo, são bem coringas ao trazer a potência dos 5 elementos para um local.

Por exemplo, de acordo com a Teoria dos 5 elementos, plantas e flores podem ajudar a aumentar a energia de um guá, pois contém o poder da natureza ou podem também potencializar a área associada ao elemento que possuem ou representam.

Só lembrando: 

  • Trabalho/Carreira: potencializada com o elemento Água ;
  • Família e Prosperidade: potencializada com o elemento Madeira ;
  • Sucesso: representado pelo elemento Fogo ;
  • Espiritualidade, Relacionamento e Saúde: representados pelo elemento Terra ;
  • Criatividade e Amigos: ativados pelo elemento Metal .

Orientações gerais para cada ambiente

É preciso usar as plantas e flores com muita sabedoria para realmente conseguir utilizar o poder e vibração que elas possuem da melhor forma. Algumas plantas são mais indicadas para determinadas áreas de acordo com a energia, formato, cores e simbolismos que possuem…

Halls e entradas

As plantas que oferecem e transmitem vibrações de proteção são as mais indicadas para halls e entradas, principalmente do lado de fora dos ambientes. Logo, na entrada tenha plantas e flores que agradem o olhar, transmitindo a sensação de bem-estar ao chegar em seu refúgio sagrado. São indicadas as espadas de São Jorge, espadas de Santa Bárbara, lanças, 7 ervas, pimenteiras, arrudas e zamioculcas.

Leia mais: Plantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

Flores na entrada da casa (no hall ou na porta) atraem boas energias e transmitem a mensagem de boas-vindas (desde que não bloqueiem a entrada).

O lírio-da-paz transmite serenidade e saúde e serve para ativar qualquer canto da casa. Funciona praticamente como um coringa, sendo indicado para todos os ambientes.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Sala de jantar

Colocar plantas na sala de jantar pode melhorar a sorte financeira e a harmonia de toda a família. Pode optar também por plantas que dão frutos. O tamanho da planta a ser usada depende totalmente do tamanho da sua sala de jantar.

Leia mais:  A importância da mesa de jantar de acordo com o Feng Shui

Para dar alguns exemplos de boas opções de plantas para a sala de jantar, indico os bonsais de plantas frutíferas, como amora, romã, pitanga.

Quarto

Muitos especialistas concordam que as plantas NÃO são adequadas para o quarto, e seus motivos variam. Alguns dizem que isso prejudica a sorte e a saúde dos moradores da casa, enquanto outros dizem que as plantas trazem fortes energias de crescimento, o que contradiz a energia necessária para uma boa noite de sono. Além disso, alguns argumentaram que o dióxido de carbono produzido pelas plantas à noite pode afetar negativamente o sono.

Eu sou super a favor de ter plantas no quarto e recomendo sua utilização. E todos os estudos mostrados no início desse artigo só confirmam ainda mais minhas recomendações. Inclusive, pensando que os quartos foram feitos para namorar e para descansar… por que não colocar plantas que ativem Relacionamento e Amor? Antúrios com suas flores e folhas em formato de coração, cumprem muito bem essa função! (e estão na lista da NASA como plantas recomendadas para filtrar o ar dos ambientes). 

Leia mais: Posicione corretamente a sua cama de acordo com o Feng Shui

Cozinha

Plantas grandes não são adequadas nesta área porque a cozinha está cheia do elemento Fogo. O fogão da cozinha, o forno e outros dispositivos criam energia associada ao fogo. A energia excessiva da madeira, como a que é trazida por grandes plantas, alimenta o elemento Fogo, que pode causar energia excessiva e consequências indesejáveis.

A cozinha é, de uma maneira geral, um local de prosperidade, então, por que não colocar plantas que atraiam ainda mais essa energia? As dracenas e os bambus são ótimas opções.

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: Dicas para mais prosperidade e bem-estar

Banheiro

O banheiro pode ser um lugar bom e ruim para as plantas. As plantas em um banheiro localizado em uma área “não auspiciosa” (como nos guás do Sucesso, Prosperidade, Saúde e Amigos) têm a capacidade de amplificar a energia negativa dessa área. Por outro lado, para banheiros em áreas neutras, as plantas têm a capacidade de amplificar a energia positiva, que pode combater o Feng Shui negativo trazido pelo banheiro.

Seja qual for a área em que seu banheiro se encontrar, deixe ele sempre muito próspero, lindo e organizado. Deixe-o com cara de spa! Lírios da paz, zamioculcas e bambus da sorte são boas opções para ele.

Leia mais: Como os banheiros influenciam a sua vida segundo o Feng Shui

Debaixo de vigas

Vigas oprimem o chi dos ambientes por serem estruturas muito pesadas. Elas oprimem nossa energia. É por isso que o Feng Shui sugere que você evite dormir, trabalhar ou descansar sob vigas. Colocar grandes plantas semelhantes a árvores embaixo da viga ajuda um pouco, pois seu crescimento para cima contraria e compensa o peso da viga.

Raphias e zamioculcas podem ser boas opções para esse local, mas claro, a melhor escolha dependerá também de avaliar qual a área do baguá essa viga está.

Leia mais: Como as vigas influenciam em sua vida

Debaixo de escadas

Abaixo das escadas são criados geralmente espaços mortos e de energia estagnada. Logo, preencher esse espaço com muitas plantas sempre é uma ótima alternativa para melhorar a vibração dos ambientes. Zamioculcas são boas soluções, pois são resistentes e poderosas.

Leia mais: Escadas de acordo com o Feng Shui

Ativando as áreas do Baguá com Plantas e Flores

Baguá é um octógono constituído por oito lados e que no Feng Shui é aplicado sobre a planta baixa de terrenos ou construções, identifica e relaciona cada área com todas as áreas da nossa vida. Ele é uma espécie de mapa que irá revelar a você quais áreas em sua casa devem ser harmonizadas para melhorar determinada área de sua vida.

Conforme já comentei, o Feng Shui utiliza o poder do paisagismo para ativar cada área do baguáNa verdade, há várias formas de se ativar cada área do baguá em seu espaço. Você pode usar cores, objetos, formas, materiais, elementos, pedras e cristais além do paisagismo para potencializar cada área. O universo de aplicação e ativação das áreas é muito amplo e pode ser muito discreto… mas, os efeitos dessas aplicações são totalmente perceptíveis!

Leia mais: Mas afinal… O que é baguá e pra que serve?

De acordo com o Feng Shui, uma simples planta ou flor pode contribuir com várias características para realizar essa ativação de maneira bem discreta. Plantas têm formatos e cores específicos, ativam tanto o elemento terra quanto madeira, e ainda em alguns casos água e fogo também. Se for pensar nos materiais e formatos dos vasos em que acomodamos esse paisagismo, ai as possibilidades e combinações aumentam ainda mais…

O fato é que as plantas e flores são sempre bem-vindas, mas há locais que, segundo o Feng Shui, podem ser ainda mais adequados para determinadas espécies.

Então, darei aqui alguns exemplos de plantas indicadas para cada setor da casa para que você potencialize sua vida com o poder da natureza dentro do seu lar.

Guá da Família

O guá da Família é ativado pelo elemento madeira. Plantas com diferentes tamanhos e formatos são as mais indicadas, pois formam uma família. Exemplos: raphias, palmeirinhas.

Essa área é ativada pela cor verde, que simboliza a nutrição, o alimento físico e/ou espiritual, ecologia, saúde, cura. Representa a esperança, a tranquilidade, renovação, crescimento…

Nesta área são indicadas folhagens e flores verdes, plantas com troncos fortes, cilíndricos e resistentes. Plantas que lembrem seus ancestrais e bambus em variadas alturas para representar os diferentes parentes são opções também.

Para o Feng Shui, as orquídeas ativam poderosamente a área da família, pois elas gostam de viver em família e florescem mais rapidamente se colocadas em grupos.

Guá da Prosperidade

O guá da Prosperidade também ativado pelo elemento madeira. Plantas com muitas folhas, crescem rápido, de forma abundante. É muito próspero ter samambaias que representam a abundância das cachoeiras em nossos ambientes. Money plants, dinheirinho, dinheiro em penca, flor da fortuna, flores de cor púrpura, violetas também são recomendadas para essa área.

Leia mais: Feng Shui hábitos para trazer prosperidade e riqueza para sua vida

Guá do Sucesso

A área do Sucesso pertence ao elemento Fogo. A adição de plantas nessa área pode aumentar a energia do fogo, porque o fogo se alimenta de madeira. O resultado é maior coragem e maior capacidade de fazer julgamentos melhores, melhorando assim sua fama e reputação que esta área representa.

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com o elemento Fogo

Plantas pontiagudas, triangulares e que crescem para cima são as mais indicadas, como as bromélias vermelhas. Plantas que representem sucesso/fama/hierarquia. Que te faça ser reconhecida pelo poder de ter aquela planta.

Aposte em flores vermelhas e/ou triangulares, como bromélias e dracenas; bicos-de-papagaio, louros, yucas e trepadeiras com crescimento para cima. 

Guá dos Relacionamentos

A área dos relacionamentos é ativada pela cor Rosa. Nesta área são indicadas as flores rosa ou árvore da felicidade (macho e fêmea no mesmo vaso). Flores que representam o amor e/ou a sexualidade: rosas e jasmins; corações emaranhados, orquídeas e azaleias também trazem amor e harmonia para esta área.

Leia mais: Feng Shui no quarto

Guá da Criatividade e Amigos

As indicadas para as áreas da Criatividade e dos Amigos são plantas e flores brancas, com formatos arredondados, como margaridinhas e begônias; violetas, lírio branco, alissos.

Guá do Trabalho

Na área do Trabalho são recomendadas plantas pendentes, de cores escuras e que gostem de água ou vivam na água como lírios, copos-de-leite, jiboias e aguapés. Bambu da sorte, arranjos feitos com plantas aquáticas, rhipsalis, asplênios são excelentes escolhas também. 

Leia mais: Como o Feng Shui pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos

Guá da Espiritualidade e Sabedoria

Plantas que possam representar o conhecimento, a sabedoria ou árvores de grande longevidade são recomendadas para este guá da Espiritualidade e Sabedoria. Erva-doce, camomila, melissa e coentro podem ser cultivados nessa área, pois favorecem o autoconhecimento e as descobertas espirituais. Lírios da paz, rendas, avencas também são indicadas nesta área.

Leia mais: Feng Shui na sala: crie um ambiente de harmonia e bem-estar

Guá da Saúde

A área central da sua casa, a área da Saúde, é ativada pelo elemento terra. Como a madeira tem a capacidade de enfraquecer o elemento terra, tente usar algumas plantas pequenas em vez de grandes. Quanto maior a planta, mais forte é a energia da madeira. Nem todas as áreas são adequadas para grandes plantas de interior.

Para essa área prefira plantas com flores amarelas e alaranjadas, como kalanchoes, margaridas, camarão-amarelo e gérberas amarelas. Plantas medicinais são bem-vindas neste local.

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

O que evitar?

Assim como há lugares ideais para posicionar cada flor e planta, de acordo com o baguá, para potencializar ainda mais seu poder e vibração nos espaços, há também locais não tão indicados para algumas delas, dependendo de sua forma, cor ou elemento que essa planta carrega ou potencializa. Por isso, vou explicar melhor alguns tópicos para você observar muito bem ao fazer suas escolhas.

Cactos

A maioria dos cactos não tem folhas. Em vez disso, eles têm agulhas, o que gera energia negativa apenas por sua forma e espinhos. As energias negativas de objetos pontiagudos atacam nossa sensação de segurança, nos colocam em guarda e criam desconforto.

Os cactos têm agulhas afiadas que nos colocam em estado de tensão e podem potencialmente nos machucar.

Os cactos são plantas que geram muitas polêmicas, pois podem ser interpretadas por diferentes aspectos. Independentemente do que os cactos simbolizam na realidade você precisa sentir o que eles te transmitem verdadeiramente. Há pessoas que amam, outras nem tanto. Vale avaliar o sentimento que eles te despertam, e se não forem bons trate de substituí-los por lindas flores…ok?

Simbolismo dos cactos

De acordo com o Paisagismo Sagrado, as flores são representações de nossas qualidades, enquanto que, os espinhos representam nossas imperfeições. Quando colocamos cactos em evidência em nossas casas estamos, na verdade, colocando em evidência nossos defeitos.

Por outro lado, os cactos por acumularem água em seu interior, e por viverem em regiões áridas e isoladas, podem ser associados a energia de resistência e à força interna em momentos de solidão. Nesta perspectiva, os espinhos são as proteções e segurança da planta para enfrentar tempos de escassez e solidão.

No entanto, de acordo com o Feng Shui, quando nossa mente visualiza um cacto, devido a sua quantidade enorme de espinhos, essa visão nos remete automaticamente a conflito, discórdia, obstáculos, desconfortos, mesmo que de forma inconsciente.

Leia mais: Plantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

Vale mencionar que quando a planta retém muita água, ela acaba mexendo um pouco com nossas emoções, deixando nosso emocional abalado, mais sensível ou mais fácil de ser magoado.

Os espinhos são também uma forma de defesa, portanto, os cactos são boas plantas para serem usadas como guardiãs dos espaços, se colocadas do lado externo dos ambientes atuando como protetoras do espaço.

É por essas diferentes visões e interpretações que os cactos são tão polêmicos. De qualquer forma, é você quem tem que avaliar como eles impactam na sua energia, se de uma forma positiva ou não. 

Até agora, passei uma ideia de como as plantas são usadas e como os diferentes tipos de plantas aprimoram a energia de uma área. Vou agora aprofundar onde você deve colocar as plantas e flores em sua casa de acordo com o Feng Shui.

Folhas afiadas (pontudas) na área do Relacionamento

Plantas com formato pontudo, afiado, que crescem para cima não são recomendadas para os interiores das casas e espaços de convivência. Esse formato pontiagudo (que lembram lanças e espadas) incentiva batalhas e discórdias no lar. Suas pontas afiadas podem cortar os relacionamentos da casa. Dessa forma, a melhor posição para plantas com essa configuração é na entrada da casa (de preferência no lado de fora), pois assim, elas serão excelentes guardiãs de seus espaços se colocada nessas posições.

A área do Sucesso sim acomoda bem esse formato, mas há que se avaliar em qual cômodo da casa ele se encontra, ok? Por exemplo… se a área do Sucesso está bem no seu quarto, eu não colocaria plantas afiadas nesse local.

Flores e Plantas artificiais e/ ou mal cuidadas

Ter flores murchas, plantas morrendo, folhas secas ou flores artificiais em arranjos não atraem boas energias para os ambientes. São energias mortas e estagnadas. As flores artificiais interferem na fluidez das vibrações e ainda acumulam poeira e energia suja e parada. Tudo isso atrapalha bastante o equilíbrio energético de qualquer ambiente. Esse tipo de decoração irá drenar a energia do seu lar.

Leia mais: 8 coisas que podem estar drenando a energia do seu lar

Repense muito bem sobre ter esse tipo de decoração em sua casa. Tenha cuidado para que a sua decoração jogue a seu favor e não contra você.

A natureza viva, o paisagismo natural, é sempre a melhor opção mesmo que sua durabilidade não seja tão grande. Mas, qual o problema em estar sempre renovando a energia natural de seu lar, e atraindo energias diferentes e vitalidade para sua vida? A energia que as plantas e flores naturais trazem para sua vida não tem preço! Você sentirá a diferença em seu ambiente…

Vasos obstruindo passagens

Garantir um bom fluxo energético é essencial em uma casa que segue os princípios de Feng Shui. Mas, não é porque vasos de flores e plantas aumentam as vibrações dos espaços que você pode coloca-los em qualquer lugar. Segundo o Feng Shui, se a energia não flui adequadamente pelos seus ambientes, sua vida também não fluirá. Quando a energia, que deveria fluir livremente pelo seu espaço, encontra uma barreira no meio do caminho, como um vaso grande demais bem na passagem, você não se sentirá energizado e bem-disposto. A sua casa ficará pesada com energia represada. Você sentirá que tudo na sua vida só acontece com muito esforço, pois sempre aparecem dificuldades e obstáculos a serem superados no meio do percurso.

Quando as energias não fluem, pois se deparam com inúmeros obstáculos, barreiras ou bloqueios, a saúde piora, o dinheiro some, a prosperidade fica bloqueada, os relacionamentos ficam complicados, as oportunidades não chegam. A vida fica cada vez mais difícil!

Leia mais: Evite barreiras e obstáculos em sua vida

Exemplo de Plantas e Flores para cada área

Área Exemplo de Plantas e Flores
Família Folhagens, palmeirinhas, raphias, ficus, pinheiros, hortênsias, bambus em variadas alturas, orquídeas
Prosperidade Flores de cor púrpura, violetas, bambuzinho, girassol, money plant, kalanchoes púrpuras
Sucesso Flores vermelhas e/ou triangulares, bromélias, dracenas, bicos-de-papagaio, louros, yucas e trepadeiras com crescimento para cima.
Relacionamento Plantas com flores rosa, árvore da felicidade (macho e fêmea no mesmo vaso), rosas, jasmins, corações emaranhados, orquídeas, azaleias, flores de cor laranja, cara moela, plantas dioicas (macho/ fêmea):  amora, o kiwi, o figo e cicas.
Criatividade e Amigos Plantas e flores brancas e arredondadas, margaridinhas, begônias, violetas, lírio, cravos, gerânios, gérberas, topiarias, orquídeas, kalanchoes brancas, alissos, angélicas e ageratos.
Trabalho Lírios, copos-de-leite, jiboias, aguapés, bambu da sorte, plantas aquáticas, rhipsalis, asplênios.
Espiritualidade / Sabedoria Crassula, bonsai, erva-doce, camomila, melissa, coentro, hortênsias, lírios da paz, íris, rendas, avencas e lavandas
Saúde Flores amarelas e alaranjadas, kalanchoes amarelas, margaridas, camarão-amarelo, gérberas amarelas e plantas medicinais

É importante analisar o ambiente como um todo!

Até agora, você deve ter criado uma boa ideia de como as plantas são usadas no Feng Shui, onde elas devem ser colocadas e o porquê dessa escolha.

No entanto, haverá casos em que você ficará totalmente confuso, pois se levar em consideração o baguá, poderá ter uma orientação diferente ao constatar o cômodo em que esse guá fica. Mesmo seguindo as orientações acima, algumas orientações podem se sobrepor. Por exemplo, colocar uma espada de São Jorge no quarto para ativar o guá do Sucesso que está ali. Apesar de ser uma planta que ativa o sucesso, ao colocá-la nesse cômodo você irá cortar suas relações, pois sua energia afiada não é indicada para espaços de convivência e harmonia família.

O Feng Shui é simples e acessível à todos, no entanto, existem vários fatores que você precisa levar em consideração, e isso, às vezes pode levar a algumas confusões e a algumas “contradições”. Portanto, é importante analisar os ambientes de acordo com a teoria do Feng Shui como um todo! É ai que entra o trabalho de um bom consultor de Feng Shui para te indicar as melhores opções e, principalmente, as que se aplicam no seu caso! Ter uma visão holística é muito necessária para fazer todas as correlações pertinentes.

Conclusão

As plantas são ótimos complementos para nossos espaços. A ciência provou que afeta positivamente nossa saúde mental e física. O Feng Shui, por outro lado, vem usando-as para atrair amor, aumentar as habilidades de aprendizado e melhorar a sorte geral, entre muitos outros.

No entanto, o uso de plantas de acordo com o Feng Shui, pode ser complicado se você não tiver o conhecimento certo ou a visão do todo. Você precisará levar em consideração os cinco elementos e a localização do baguá em sua planta baixa. Não é fácil, mas a melhor maneira de aplicar o Feng Shui é tendo uma visão holística, para obter os melhores resultados desejados.

Obviamente, é preciso estudar bastante todas as correlações e simbolismos. E, a alternativa para não precisar de tanto estudo ou dedicação de sua parte, é pedir ajuda de um profissional especializado e qualificado, para que você não negligencie nenhum fator importante ao praticar o Feng Shui em seu lar.

Espero que você tenha se convencido de que para fortalecer a alegria e a vitalidade em sua vida, apostar em plantas e flores é uma excelente decisão. Afinal, elas trazem a energia da natureza para dentro de seus espaços. Flores e plantas irradiam uma energia maravilhosa e ainda enfeitam nossa vida e nossa casa com sua beleza! 

Eu sei que há aqui muita informação para você digerir e refletir. Portanto, se você tiver alguma dúvida, pergunte aqui e vamos juntos trocando, compartilhando, usufruindo e disseminando essa linda sabedoria milenar.

E se quiser entrar para o Grupo VIP oficial do Telegram da Revista Digital Mais Feng Shui: clique aqui! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui