Quem não gosta de desfrutar de ambientes bonitos, bem decorados e ainda poderosos?  Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para mostrar que é perfeitamente possível incorporar o Feng Shui em sua decoração sem alterar a estética do local. O Feng Shui trabalha para ajustar a vibração dos espaços, elevando-a e fazendo tudo ficar mais agradável, equilibrado, leve e fluído…com toda certeza. 

Leia mais: Home office e tele trabalho: aplique o Feng Shui para maior bem-estar e produtividade/

Após um dia de trabalho, não é incrível voltar para sua casa e poder recarregar suas forças em um ambiente com uma boa energia, em um local de sossego, de relaxamento, de paz e harmonia? E agora, com a nova rotina de home office, deixar seu lar equilibrado, saudável e agradável é ainda mais importante para um bom rendimento de suas atividades, já que é o ambiente que você vai passar todo o seu dia, e que se não estiver adequado vai impactar diretamente em sua energia para desempenhar bem suas funções. 

Leia mais: Sucesso na vida profissional com o Feng Shui

Mais do que nunca, nossa casa impacta nossa vida e a molda da mesma forma…Mais do que nunca devemos cuidar de nosso lar com todo o carinho e capricho. Deixar nosso lar harmonioso nunca foi tão essencial como agora. E o Feng Shui é uma técnica perfeita para trazer essa harmonia para dentro de casa e para dentro da vida!

Leia mais: O que é Feng Shui e por que você deveria se importar com isso?

Mas o que é o Feng Shui?

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa cujo propósito é deixar seu ambiente o mais harmonioso e propício para uma vida saudável, equilibrada e feliz! Nada mal, não é mesmo?!

O Feng Shui estuda os fluxos de energia, a disposição dos móveis, influenciando no relaxamento e equilíbrio dos nossos espaços, que vão impactar diretamente na energia de nosso corpo, de nossa mente e de nossa alma como um todo. Portanto, garantindo um fluxo de energia positiva e boas vibrações pelos ambientes, estamos estimulando e aumentando as boas energias em nossa vida.

Pensando nisso, vou dar algumas dicas práticas aqui para você usufruir dos princípios do Feng Shui, atraindo esses benefícios para sua vida, através de alguns ajustes em seus ambientes. São ideias simples e eficazes para incorporar energia e poder na decoração de sua casa.

Primeiro passo

O primeiro passo para melhorar a decoração e a vibração de sua casa usando o Feng Shui começa antes do processo de decoração real. O requisito necessário para iniciarmos qualquer transformação de acordo com o Feng Shui é primeiramente limpar os resíduos de energia antigos e criar uma base de energia forte, clara e potente.

E, o que isso significa na prática?

Isso significa que você precisa limpar sua bagunça, organizar sua casa, organizar seus pertences. Decorar uma casa desordenada não faz sentido, do ponto de vista do Feng Shui. É como aplicar maquiagem cara em um rosto sujo. Por que você faria isso?

1. Limpe e organize sua casa

Este é um conceito simples, mas nem sempre fácil de realizar e manter. À medida que nossas vidas se tornam ocupadas, nossa mente e nossa casa também se enchem de “tralhas” acumuladas pelos mais diversos motivos. E, às vezes, desapegar desses acúmulos é uma verdadeira tortura. 

Se não ficarmos vigilantes em manter em nossa casa apenas coisas úteis e belas podemos nos perder no apego e nos sufocar dentro de nossos próprios espaços. Podemos ocupar nossa casa, nossa mente e nossa vida com coisas que não verdadeiramente nos preenchem e nos fazem bem…

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Crie espaço para sua vida respirar. No Feng Shui, isso não é apenas uma boa ideia, mas também é um movimento essencial para remover a energia velha e estagnada de um local para que vibrações positivas e novas possam entrar… e permanecer.

Ao organizar sua casa, uma boa regra é minimizar a quantidade de objetos que acumulam poeira. Lembrando que o objetivo mais importante é permitir o fluxo de boa energia, ou chi, por toda a casa. Chi traz boa saúde, riqueza e sorte.

Leia mais: Organização na Prática com o Feng Shui

Mas ressalto que a limpeza e a organização da casa devem ser completas. Simplesmente esconder suas coisas dentro de armários ou baús não é suficiente. Bagunça invisível ainda é bagunça.

Itens embaixo dos móveis, estantes e armários sobrecarregados e itens desatualizados ou quebrados afetam o fluxo de chi.

É hora de limpar armários, organizar principalmente o espaço embaixo da cama, além de dar uma boa geral em todos os armários e prateleiras.

Mantenha em seus ambientes apenas os itens que você ama ou aqueles que tenham um significado especial e afetivo. Descarte ou doe os objetos antigos, quebrados e não utilizados.

Impacto da bagunça

De acordo com o Feng Shui, a desorganização bloqueia o fluxo natural da energia chi. Que por sua vez, pode estagnar ou bloquear setores de específicos de sua vida, dependendo de onde a desordem se encontra em sua casa… podendo facilmente afetar importantes áreas da vida, como saúde, riqueza e carreira.

O acúmulo de lixo cria energia chi estagnada, que uma vez acumulada, bloqueia a circulação de boas energias. Assim que você limpa e organiza seus ambientes, você elimina obstáculos do caminho da energia chi. Você deixa o espaço organizado para as boas energias circularem livremente. Com limpeza e organização você deixa o chi livre para passar por toda a sua casa e por todos os setores que governam determinadas áreas da sua vida.

Limpeza energética é tão essencial quanto a limpeza física

Limpeza física e organização sozinhas já promovem grandes transformações, mas vale falar, que sua casa e seus espaços merecem também uma limpeza energética de vez em quando. Limpezas energéticas deixam os ambientes mais leves, mais brilhantes, mais agradáveis. Elas retiram as cargas energéticas sutis e negativas impregnadas e acumuladas. Experimente aplicar qualquer uma das limpezas que trago nesse artigo abaixo. Só experimente e me conte o que achou ou sentiu após a limpeza feita…

Leia mais: Faça uma limpeza energética em seu lar com o Feng Shui/

Faça uma boa limpeza energética depois de limpar e organizar tudo. Ninguém se arrepende de realizar essas limpezas. A sensação de bem-estar é imediata!

Somente depois de liberar a energia antiga você poderá passar para um processo de decoração bem-sucedido de Feng Shui. 

Próximas etapas

Agora que você limpou fisicamente, organizou tudo e limpou energeticamente também seus espaços, vamos explorar outras etapas de decoração com Feng Shui.

Leia mais: 10 maneiras simples de aplicar o Feng Shui usando itens de decoração

2. Use as cores certas

Escolha e aplique as cores com sabedoria e prazer. Use cores para atrair boas vibrações e logo, um bom Feng Shui.

Se você pesquisou sobre Feng Shui, provavelmente encontrou muitas referências que exigem que determinadas cores estejam presentes em certas partes da sua casa. Na verdade, a cor real que você escolhe para cada espaço não é tão importante para atrair as boas energias (chi) quanto a vibração que essa cor emite, fazendo você se sentir bem ou mal em seu lar. 

Cada cor emite uma vibração. Use isso para trazer as vibrações certas para sua casa.

Vou dar um exemplo para ilustrar melhor o que quero dizer com vibração: uma parede desgastada, trincada e suja, pintada com qualquer cor fará com que você se sinta da mesma forma: desgastado, cansado, quebrado e sujo. Enquanto, uma parede recém-pintada, de aspecto novo e limpo, cor uniforme, dará vida e energia a todo o espaço.

Renove suas paredes

Só o fato de você renovar a pintura e dar aquela caprichada nas paredes já vai trazer boas energias para sua casa. Agora pintar com cores que te agradam e trazem boas sensações vai promover sensações ainda melhores!

Então, coloque em seu espaço cores que te tragam boas sensações, que te transmitam alegria e contentamento. Não adianta pintar uma parede de vermelho, pois atrai sucesso se você odeia a cor vermelha… entendeu…? Tem que alinhar a energia da cor com seus gostos pessoais.

A cor é uma maneira muito poderosa de mudar a energia da sua casa e trazer os resultados desejados muito mais rapidamente. Assim, usar cores com habilidade e sabedoria é muito importante para uma boa decoração com Feng Shui.

Vale associar também as cores com a funções dos espaços. Por exemplo… azul é uma boa cor para a sua sala de estar? Depende! Se sua sala costuma receber muitas visitas e ser um local de grande convívio de pessoas, talvez uma cor mais ativa e alegre seja uma opção melhor… O azul acalma, relaxa. 

Se você deseja que a decoração do escritório seja ativa e vibrante…que estimule o foco e concentração, provavelmente você deverá usar uma cor muito diferente da cor da decoração de seu quarto, que precisa ser mais suave e serena, estimulando o relaxamento e o descanso.

As cores desempenham um papel muito importante no Feng Shui. Adicione-as através da decoração de suas paredes, objetos decorativos, arte na paredes…

Leia mais: As cores no Feng Shui

Vibrações de cada cor

Aqui está uma lista geral do que cada cor ativa para te ajudar a fazer as melhores escolhas das tonalidades:

  • Vermelho: sorte, movimento, ação
  • Laranja: felicidade e diversão
  • Amarelo: estimulação mental, poder
  • Verde: paz, equilíbrio, cura
  • Azul: calma, comunicação, espiritualidade
  • Púrpura: riqueza, alta espiritualidade, conexão
  • Branco: limpeza e pureza
  • Preto: emoção, potência, especialmente quando combinado com vermelho
  • Castanho: carinho

Leia mais: Como a cor púrpura pode te ajudar a trazer mais sucesso, amor e principalmente riqueza

3. Deixe o caminho livre 

Essa dica pode até parecer bastante vaga, mas é, na verdade, bastante simples. Certifique-se de que todos os móveis estejam dispostos de modo a permitir um fluxo positivo ao redor deles, e não atrapalhando a circulação e nem bloqueando os acessos.

A energia deve poder circular tranquilamente sem esbarrar em nada pelo caminho. Não é recomendado que ela seja recepcionada por um sofá de costas também. Retire todos os móveis que você precisa desviar para poder circular… aquele vaso de plantas enorme na entrada do corredor, aquela cadeira na passagem da sala, o puff no meio do caminho, a mesinha de centro quase ocupando todo o espaço de circulação da sala…etc…

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Avalie a circulação

Deixe o seu espaço muito mais convidativo e agradável mantendo uma boa circulação, ao organizá-lo seguindo as diretrizes do Feng Shui. E a diretriz aqui é deixar sempre o caminho livre e liberado. 

A colocação de móveis de forma a deixar uma boa circulação de pessoas no local é vital para permitir que a energia chi flua livremente por toda a sala. Uma distribuição incorreta de seu mobiliário da sala, por exemplo, pode resultar em uma redução de fluxo de energia, gerando energia estagnada, parada e atraindo até mesmo dificuldades na vida. A escolha do mobiliário certo anda de mãos dadas com os designs de ambientes auspiciosos. Tenha móveis proporcionais ao tamanho de seu espaço.

Tenha em mente que a distribuição dos móveis precisa permitir que a energia chi se mova tranquilamente a partir da entrada da casa, ambientes sociais e depois ainda continue por toda a casa, passando por todos os quartos e cômodos.

A energia chi caminha pelos espaços como se fosse uma pessoa. Então, caminhe em seu lar e garanta que os acessos estejam mesmo livres, atrativos e gostosos de serem percorridos.

4. Ar e luz entrando em boa quantidade e qualidade 

Ar e luz: esses dois elementos são essenciais para o bom Chi ou boa energia circular em sua casa. Portanto, são essenciais para a boa decoração baseada no Feng Shui. Dessa forma, se você fez todo o trabalho preliminar de deixar sua casa bem limpa e organizada, você precisa garantir agora a entrada de ar e luz de boa qualidade e em boa quantidade. Feito isso, você estará pronto para continuar a decorar com Feng Shui!

Para garantir o fluxo constante de boas energias em toda a casa, o vento (ar) e a luz também devem se movimentar. Você organizou sua casa, facilitando o fluxo de energia, posicionando adequadamente moveis e decorações. Agora abra as janelas para aumentar o fluxo de ar e luz.

Sendo assim, maximize a intensidade da luz mantendo todos os vidros, espelhos, lâmpadas, luminárias e janelas bem limpos e brilhantes. Dê um talento em todas essas superfícies reflexivas da casa. 

Achou algum cantinho escuro ou espaço que precisa de um pouco de brilho? Adicione uma lâmpada ou luminária para iluminar o local, ou ainda coloque um espelho para refletir a luz de um local diferente. 

Leia mais: A importância da luz e da iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Ilumine sua casa e sua vida!

Ninguém gosta de um canto escuro, e o Feng Shui aborda isso recomendando que todos os espaços tenham acesso à luz (natural ou artificial).

Isso faz sentido, realmente, porque a luz ativa a energia e a coloca em movimento. Por outro lado, a escuridão é energia estagnada ou mesmo a ausência dela. Logo, tenha muitas lâmpadas em seus ambientes para ativar a energia em todos os seus espaços.

Como já recomendei, limpe bem as luminárias, lustres, pendentes e opte por lâmpadas amareladas, de preferência com IRC: Índice de Reprodução de Cor maior que 80. São as que mais se aproximam da cor do sol. Então, nada melhor que iluminar seus ambientes com uma luz próxima do nosso astro-rei! Certo?!

5. Foco no equilíbrio e harmonia

Ao decorar sua casa, concentre-se em manter os padrões e as cores de sua decoração em harmonia e equilíbrio. Busque sempre um equilíbrio. Não tenha excesso de uma única textura ou cor. Evite extremos.

Muito branco e cinza gera um espaço frio e pouco acolhedor… Espaço muito escuro pode criar uma sensação de introspecção e falta de energia. Já um ambiente muito vermelho, pode gerar um excesso de movimento e ação.

Por isso, usar a teoria dos 5 elementos para trazer esse equilíbrio é uma boa tarefa a ser considerada e implementada em sua decoração.

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Ambientes harmônicos e agradáveis são aqueles que possuem os 5 elementos em equilíbrio. Sem excessos e nem falta de nenhum deles.

Leia mais: A Teoria dos 5 elementos

6. Coloque seu sofá de frente para a porta

A posição do sofá diz muito sobre a sua vida e a vida de sua família. 

É muito importante que seu sofá receba e acolha as visitas e as energias de frente. Quem estiver sentado no sofá tem que ter uma visão clara da porta de entrada para recepcionar e se posicionar na posição de controle e comando da casa.

Leia mais: Qual a melhor posição para o sofá da sala de acordo com o Feng Shui

Ter um sofá bem posicionado, respeitando a posição de comando irá promover um fluxo de energia positivo em sua sala e acolher bem a todos na casa.

Leia mais: Assuma o controle da sua vida com o Feng Shui!

Agora, só quem já teve um sofá de costas e o movimentou sabe o poder de manter um sofá na posição de comando.

Se o seu sofá está de costas, vire-o agora mesmo, e sinta a sua vida se abrir. Chega de dar as costas para a vida e para as boas energias…

Eu adoro encontrar sofás de costas em minhas consultorias…para justamente mostrar para meus clientes como a vida pode se transformar totalmente com um pequeno ajuste de layout.  E não tem desculpas. Se não tiver como inverter a posição do sofá, posicione um espelho, para que este dê visibilidade de quem entra. Ser surpreendida pelas costas? De jeito nenhum!

Leia mais: Feng Shui na sala: crie um ambiente de harmonia e bem-estar

7. Arredonde quinas apontadas para onde você mais fica

Embora uma mistura de formas e ângulos seja sempre boa, tanto no design de interiores padrão quanto no Feng Shui, alguns objetos promovem melhor o chi positivo sem ângulos agudos. Quinas, pontas e ângulos agudos podem ter uma energia afiada. 

Cuidado com quinas apontadas em sua direção. Uma quina pode afetar a energia chi em uma sala, além de afetar sua saúde e suas finanças. Qualquer coisa que crie uma aresta afiada, que tenha uma superfície pontiaguda, canto ou coluna é considerada uma seta invisível ou flecha envenenada.

Leia mais: Setas Invisíveis no Feng Shui: Saiba o que são e como corrigi-las

Identificar as setas invisíveis em sua casa é fácil quando você entende o que são elas. Por exemplo, as quinas de suas mesinhas de cabeceira apontam para você em sua cama? A quina da parede está bem na sua direção quando você se senta no sofá? Quando se senta à mesa, há alguma quina pontiaguda de móvel bem na sua direção?

É importantíssimo arredondar esse mobiliário pontiagudo ou posicionar algo físico entre você e a seta/quina.

E se está duvidando da energia afiada dessa configuração, e do quanto ela desgasta sua energia, experimente ficar sob a influência de uma seta… compare. Faça o teste. Avalie você mesmo.

8. Use plantas para elevar a energia ao espaço

Como falei acima, o fluxo de ar é importante no Feng Shui, mas o ar deve ser puro. As plantas filtram o ar, criando um ambiente mais saudável e limpo. As plantas também atraem energia chi vibrante devido à sua força vital, sua força natural. Contanto que as plantas sejam mantidas saudáveis, você estará atraindo boa energia.

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Aqui está uma lista de algumas das melhores (e mais auspiciosas) plantas que você pode convidar para ocupar o seu espaço. A maioria dessas plantas é de baixa manutenção e funciona muito bem em ambientes fechados:

  • Bambus da Sorte
  • Lírios da paz
  • Ficus Arata
  • Dracenas
  • Orquídeas

Leia mais: Paisagismo Sagrado de acordo com Feng Shui

Leia mais: Plantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

9. Cerque-se de peças bonitas e significativas

Seguir essa regra pode até ser um pouco diferente para você, é claro, mas o conceito por trás do uso do Feng Shui para criar um lugar tranquilo é o mesmo. Para que você se sinta em paz em sua casa, você deve estar cercado por coisas que ama, sejam obras de arte, cerâmica, têxteis, livros ou qualquer outra coisa. Mantenha esses itens bem organizados, e conservados, para manter um senso de ordem no espaço. Importante que essas peças gerem boas recordações, ativem boas lembranças em seu subconsciente. 

Por exemplo um tapete, que você tinha na casa da sua vó e adorava, lembra o tapete que hoje você tem na sua sala. Isso resgata e gera uma memória afetiva, preenchendo seu lar com bons sentimentos, boas recordações.

Agora manter aquele presente da ex-sogra que te lembra que seu relacionamento terminou. Melhor retirar do seu campo de visão, concorda?

10. Mantenha a proporção em todos os espaços

Se você já entrou em uma enorme sala de jantar com uma pequena mesa ou teve que encolher seu estômago para andar em torno de uma enorme mesa de jantar em uma sala do tamanho de uma caixa de sapatos, então, entenderá a importância da proporção no conforto de um espaço.

O Feng Shui adota o conceito de que, para que os espaços sejam equilibrados, harmônicos e agradáveis, eles devem ser proporcionais. Deixe espaço para as pessoas e para a energia positiva se movimentarem livremente, sem aperto.

Leia mais:  A importância da mesa de jantar de acordo com o Feng Shui

É muito comum as pessoas comprarem uma mesa de jantar de 10 lugares, pois no Natal recebem toda a família para jantar.  Mas, nos demais finais de semana do ano, essa mesa vai ficar vazia e pouco utilizada, só ocupando um espaço precioso e atrapalhando a circulação, travando os acessos. Repense suas escolhas e reavalie o tamanho de seus móveis. Cama king, sofás com vários módulos retráteis…será mesmo que os seus espaços comportam essas escolhas? Fica a reflexão…

Leia mais: Dicas de Feng Shui para casas e apartamentos pequenos

11. Desencoste as camas da parede

Para camas de crianças, podemos até relevar essa situação… Mas, para um adulto, o Feng Shui deixaria espaço suficiente em ambos os lados da cama para uma saída segura e confortável. Isso é um senso comum para cama que acomoda um casal, mas também se aplica a camas de quem dorme sozinho.

Lembre-se, estamos incentivando o chi e o fluxo positivos a percorrerem nossos ambientes, e você não quer que uma boa energia seja interrompida em seus trilhos sendo bloqueada em um lado da parede da cama!  Cama encostada é vida limitada. Sendo assim, encostar a cama na parede é limitar as oportunidades na vida…pois só deixa uma opção de saída. Não faça isso com você e com sua vida. 

Considerações finais

O Feng Shui pode ser usado na decoração de sua casa, com o objetivo de criar um lar amoroso, solidário, divertido, leve e feliz. As dicas de decoração usadas no Feng Shui são um pouco diferentes da decoração tradicional, mas quando você começa a usar o Feng Shui, começa a ver o quanto seus arredores impactam em sua vida. E, vamos falar a verdade, ter uma casa decorada harmoniosamente é uma delícia!

E como recomendado, avalie sempre as funções de cada espaço… coloque energia ativa e vibrante de sucesso, onde você deseja que essa vibração esteja presente. Agora, já no quarto, promova uma energia suave e sensual para esse ambiente que pede descanso. Vale avaliar a função de cada espaço para fazer as melhores escolhas decorativas. Vale também você impregnar sua decoração com mensagens subliminares para materializar essa vibração em sua rotina. E assim, você pode atrair as energias desejadas seguindo os princípios básicos do Feng Shui em seus esforços de decoração. Por que não? É juntar o útil ao agradável.

Experimente!

A decoração do Feng Shui é uma maneira de decorar sua casa para criar uma vibrante sensação de alegria e harmonia. Decorar com Feng Shui não significa necessariamente criar uma casa do tipo Zen. A decoração seguindo os princípios de Feng Shui cria um ambiente que possui a melhor energia para apoiar atividades ou funções específicas, desse espaço.

Concorda? Se sim, ou se não, eu recomendo que você experimente por você mesmo. E avalie os impactos de realizar pequenos ajustes considerando essa sabedoria milenar. Tenho certeza que você não vai se arrepender de promover essas mudanças em sua casa e em sua vida!

Agora me conte se já aplica algumas dessas dicas, se viu sentido em tudo que eu falei… e, caso tenha gostado desse conteúdo, também compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam desfrutar do prazer de se ter uma casa harmoniosa e uma vida equilibrada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui