Muitas pessoas querem alcançar o peso ideal! Tentam de tudo! Tomam remédios, fazem dietas malucas… não é mesmo? Quem nunca tentou um método mirabolante, até conseguiu algum resultado no início e depois voltou a engordar novamente?! É incrível ver quantas pessoas sofrem com isso! Ah… e não tem academia que resolva! Apesar de todo o esforço para perder peso… o peso ideal nunca chega!

Alguma vez já passou na sua cabeça que sua casa pode ser responsável pelos seus quilinhos a mais? É isso mesmo! Os desequilíbrios ou bloqueios energéticos em sua casa podem estar afetando sua vida! Ah… e não tem nada místico e supersticioso nisso! O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que relaciona o bem-estar de sua casa com o seu bem-estar físico, financeiro, espiritual e muito mais!

Leia mais: O Feng Shui não é uma religião e nem uma superstição!

Como emagrecer aplicando o Feng Shui?

Antes de entrar em algumas dicas mais específicas, eu gostaria de passar algumas orientações gerais, que devem ser observadas para potencializar os efeitos desejados (que neste caso é a perda de peso). São orientações simples, mas que devem ser seguidas com atenção!

Orientações gerais para ambientes

Cozinha

A cozinha é o primeiro local em que você deve colocar todo o seu foco quando seu desejo é perder peso.

Uma cozinha livre de desordem é essencial para que você tenha uma sensação de frescor e leveza. Então, providencie uma limpeza física completa nela. Elimine todos os alimentos que você sabe que devem ser evitados a fim de que você elimine os quilinhos extras (doces, embutidos, industrializados, salgadinhos, etc).

É indicado também exibir frutas suculentas, ervas frescas, legumes e vegetais em sua cozinha. Dessa forma, além de deixar sua cozinha com um ar super próspero e fresco, você está enviando as mensagens certas para o seu subconsciente de que está cercada por alimentos saudáveis e nutritivos.

Deixe sua cozinha sempre bem arejada. Abra as janelas e portas frequentemente, permitindo a circulação natural do ar e da luz. Leveza e frescor são as palavras-chave para uma cozinha propícia a te ajudar a eliminar seu peso extra.

Quarto

Outro cômodo da sua casa que você precisa olhar com carinho e atenção, durante esse processo de emagrecimento, é o seu quarto. Ele desempenha um papel importante no cuidado com a sua saúde e com o seu bem-estar.

Leia mais: Feng Shui no quarto

Verifique se os seus armários não estão entulhados, bagunçados e lotados demais. Faça uma boa limpeza e promova uma boa organização nesses locais.

Segundo o Feng Shui, limpeza e organização são fundamentais para se ter uma boa energia circulando em seus ambientes. E, quando você entulha demais sua casa, você acaba sobrecarregando seu corpo. Afinal, tudo está relacionado.

Deixe o espaço ao redor de sua cama livre também. Não armazene nada pesado acima de você, e também não deixe coisas que você não usa com frequência embaixo da cama e nem acima dela. Quando você deixa objetos pesados e esquecidos, em um ambiente tão importante como o quarto, você estará gerando uma forte energia de estagnação em sua casa e em sua vida. E pensando em perder peso, a última coisa que você quer é ficar estagnado no seu peso atual, certo?

A casa como um todo

Para promover um melhor fluxo de energia Chi, destralhe e limpe toda a sua casa. Isso promove uma renovação em seus ambientes e também uma boa circulação de energia por todos os espaços. Dessa forma você promoverá também uma boa circulação de energia em seu corpo e também uma liberação de bloqueios de energia que por ventura estejam em você.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Exiba imagens vibrantes de saúde e alegria por toda a sua casa. Isso também mandará boas mensagens para o seu subconsciente.

O Feng Shui é uma técnica que se preocupa com o tipo de mensagem enviada todos os dias para sua mente. E isso é verdadeiramente importante quando aceitamos que nossa mente cria a nossa realidade. Se a meta é perder peso, já comece a se visualizar magro(a), saudável, bem-disposto(a)…

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Dicas específicas

Depois das orientações gerais, falarei aqui um pouco sobre algumas dicas específicas de como o Feng Shui pode te auxiliar na perda de peso.

Utilize as cores ao seu favor!

As cores quentes e solares são sempre cores muito ativas, dinâmicas e que estimulam a fome. Amarelo e vermelho são as duas cores mais populares usadas em restaurantes fast-food. (Mera coincidência? Aposto que não…)

O branco é outra cor que estimula o apetite e também muito usada em restaurantes. Muitos restaurantes servem porções gigantes em pratos brancos enormes e isso vai estimular e muito o apetite dos clientes.

Donos de restaurantes sabem desses estímulos favorecidos pelo uso de certas cores e os usam generosamente em sua decoração. Mas, em sua casa é melhor que você evite ter toalhas de mesa ou jogos americanos nestas cores muito ativas e vibrantes.

Em vez disso, escolha tonalidades e padrões de azuis, pretos ou florais para compor sua mesa de jantar. Use cores mais calmas, frias, mais estáticas. Essa é uma boa dica para perda de peso. Cores que representam o elemento água, vão ajudar a promover um melhor fluxo das refeições.

Na verdade, a grande orientação aqui é para que você use as energias e vibrações das cores a seu favor. Utilize em sua cozinha a cor azul, que transmite calma e isso te ajudará a reduzir o seu apetite e a sua compulsão por comida.  Você pode optar também por uma presença mais forte de verde, que é uma cor muito boa para promover cura. Essas cores podem ser usadas na decoração da cozinha, nas paredes, nos utensílios e acessórios, e, onde mais a sua criatividade permitir e o seu gosto aprovar.

Em contrapartida, melhor você evitar as cores que representam o elemento fogo, como vermelho, laranja, roxo, amarelo brilhante e rosa magenta. Estas cores tendem a aumentar sua compulsão por comida. E, não é à toa, que restaurantes de sucesso usam essas cores quentes em seus espaços.

Use cores com vibrações calmantes para reduzir o apetite

Use as cores azul e preto, na decoração da cozinha. Comprar pratos pretos ou azuis podem te ajudar a suprimir a fome e fazer você se sentir completo mais rapidamente. Essas cores que transmitem mais tranquilidade na cozinha reduzem o nível de energia da cozinha, vão acalmar você e o ambiente, e não estimularão seu apetite.

Em um artigo anterior falei que a cozinha possui predominantemente a energia do elemento fogo, que estimula a fome. Logo, utilizando cores que remetam o elemento água, você pode estabelecer um equilíbrio entre esses elementos, e, assim, diminuir seu apetite, equilibrando seu metabolismo.

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: A importância de sua localização | Teoria dos 5 elementos

Cores calmantes e frias, como a cor o azul, irão “retardar” sua compulsão em se alimentar e te ajudar a manter uma dieta equilibrada. Elas reduzem, inclusive, a sua pressão arterial e sua pulsação.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Não entre em sua casa pela porta da cozinha

Muitas pessoas com excesso de peso entram em sua casa pela cozinha ou a avistam como primeiro cômodo. Isso estimula o desejo de comer, além de causar problemas de submissão. Quando entramos pela porta dos fundos, estamos deixando de ser protagonistas de nossa história, e isso não é nada legal.

Use sempre a porta principal da casa para que você não seja estimulado a pensar em comida assim que entra em sua casa, e muito menos figurante ou coadjuvante de sua própria vida.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui

O mesmo vale se você entra na sua casa e já visualiza sua mesa de jantar. Se este é o seu caso, experimente inverter (se possível) a sala de estar com a de jantar. Você pode também usar cortinas, arranjo de flores (que chame bastante a atenção), ou um biombo para bloquear e/ou desfocar a visão da cozinha ou da mesa, evitando assim pensar em comida assim que chegar em casa.

Agora, se a sua cozinha estiver alinhada com a sua porta da frente, ou se for o primeiro cômodo que você vê, quando entra na casa pela porta principal, é indicado que você mantenha a porta de sua cozinha fechada, instale um espelho bem grande, ou coloque então, uma obra de arte perto da porta para distrair seu olhar da visão da cozinha.

Leia mais: Usando o Feng Shui para atrair boas vibrações e energias para seu lar

Caso o seu ambiente seja um estúdio ou kitnet, ambientes sem separações entre cômodos, procure algo para chamar bastante a atenção de seu olhar. Capriche em uma linda escultura, um vistoso vaso de planta ou um belo arranjo de flores.

Doe suas roupas velhas

Desapegue de roupas velhas que você guarda para “quando você perder peso”. Se você mantém em seu armário roupas que não te servem, isso simboliza manter padrões de comportamento antigos. Além disso, se você estiver mantendo roupas desatualizadas, fora de moda, que já não se encaixam no seu estilo, você não se sentirá motivado(a) a perder peso suficiente para usá-las.

Não tenha dó! Pratique seu desapego! Ao livrar-se das roupas que você não pode usar, você abrirá espaço para roupas novas e, em tamanhos menores, fluírem diretamente para o espaço que você abre em seus armários. (E ainda fará uma boa ação se doar as roupas para alguém que esteja precisando delas mais que você!)

Agora, se você tem uma roupa que acha incrível e não te serve mais, ela pode virar sua meta. Vale deixa-la à vista neste caso…

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Manter aquele jeans que costuma te vestir bem também é uma maneira de te aprisionar em seu peso atual. Portanto, seja implacável e não compre roupas novas enquanto você está tentando perder peso. A menos que o processo de compras te estimule e incentive no processo de emagrecimento. Quando você está no processo de emagrecimento, vestir um número que você costumava usar e ver que ficou grande é muito bom! Certamente isso é um estímulo para continuar em sua meta!

Leia mais: Organização na prática com o Feng Shui

Não acumule!

Muitas vezes, as pessoas transformam o ato de comer e fazer compras em atividades recreativas. Infelizmente, a acumulação tornou-se um estilo de vida para muitas pessoas. O acúmulo é frequentemente simbolizado pelo peso corporal. Quanto mais acumulamos coisas em nossos ambientes, mais aumentamos também o peso de nosso corpo.

Ao prestar mais atenção aos nossos espaços e torná-lo mais favorável aos nossos objetivos, estaremos mais em harmonia com o meio ambiente e com nós mesmos, com o nosso corpo. Dessa forma, a perda de peso acontece!

Leia mais: Relação entre o Feng Shui, seu corpo e sua saúde

Para promover uma energia saudável circulando em sua casa e em seu corpo, elimine a desordem, excesso de coisas, tudo que seja antigo e que já não é mais utilizado.

Livre-se do “peso” de ter coisas inúteis acumuladas em sua casa.

Muitas vezes sentimos nossas casas “pesadas”, tamanha a desordem e o acúmulo de coisas nelas. É assim com o nosso corpo também. O excesso de peso é a maneira que o seu corpo tem de se agarrar ao excesso, de acumular coisas inúteis. Eliminar a desordem em seu ambiente pode ser o gatilho que você precisa para estimular também a energia em seu corpo, e isso irá aumentar o potencial de desapegar de seu próprio peso extra.

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Use e abuse dos cristais!

Você também pode optar por trabalhar com cristais naturais de rocha, que promovem um efeito incrível tanto em nosso corpo como em nosso ambiente. Por exemplo, aposte na água-marinha com seu efeito calmante ou no quartzo rosa com seu efeito amoroso. Qualquer que seja o cristal escolhido, cristais naturais vão elevar os níveis vibracionais tanto da sua casa quanto do seu corpo.

Leia mais: Dicas sobre cristais

Descubra as propriedades terapêuticas e energéticas dos cristais naturais e use-os para seu benefício. Escolha-os de acordo com seus desejos. Você pode colocar vários cristais em sua cozinha e em seu quarto. Ou, você pode também levar vários pequenos cristais em seu bolso, bolsa, em seu carro, etc.

Uma vez que você realmente se concentre em alcançar sua melhor saúde, em vez de buscar uma perda de peso específica, sua melhor versão corporal será mais fácil de ser alcançada e mantida.

Os cristais amarelos ou cores terrosas ativam a área da Saúde. Sabia disso?

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

Os cristais naturais são as opções mais lindas e poderosas de se ativar as áreas do baguá em sua casa, de acordo com o Feng Shui. Usufrua de seus poderes e de sua beleza.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá e para que serve?

Equilibre Yin e Yang em suas refeições

Vou explicar brevemente sobre os conceitos de Yin e Yang na cultura chinesa e, consequentemente, no Feng Shui. Basicamente, o Chi está sempre se movimentando buscando o equilíbrio entre forças Yin e forças Yang.

Yin e Yang são forças opostas e complementares, nem boas, nem más, nem certas ou erradas. É o feminino e o masculino, o claro e o escuro, o branco e o preto. Energias opostas são sempre necessárias para o equilíbrio.

Leia mais: Yin e yang: o que é e como aplicá-lo em sua casa

Usar as duas energias opostas, yin e yang, de forma equilibrada, é outro passo poderoso para criar a casa e o corpo saudáveis ​​que tanto desejamos. Para tudo é preciso equilíbrio, harmonia.

Então, varie as cores e as texturas dos alimentos que você come. Varie também os recipientes em que você os serve. Busque o equilíbrio yin e yang colocando alimentos de cores claras em recipientes coloridos. Sirva alimentos quentes e condimentados junto com outros de sabores mais leves e mais suaves. Uma vez que, frutas e legumes são os alimentos mais coloridos, quando você os inclui em suas refeições, naturalmente você se alimentará de forma mais saudável.

Certifique-se de comprar ingredientes frescos e naturais, porque os alimentos processados e muito industrializados têm muita energia Chi estagnada (ingredientes artificiais, sintéticos e químicos). Mantenha também uma tigela de frutas frescas no balcão da cozinha para atrair o chi positivo e próspero para essa área.

Opte sempre por comida de verdade! Evite alimentos muito processados, industrializados, repletos de químicos. 

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Remova a bagunça da cozinha

A desordem mantém você preso em uma rotina. Não importa onde ela esteja em sua casa, bagunça sempre é prejudicial. Mas, uma cozinha bagunçada é um dreno especial em sua energia.

Uma cozinha que está sobrecarregada com “coisas” pode, psicologicamente, adicionar peso ao seu corpo. Limpar a desordem de sua despensa, armários, gavetas, balcões e geladeira vão aliviar a sua cozinha e, consequentemente, a perda de peso acontece.

Lembre-se de limpar os lugares que você vive evitando, como por baixo da pia e por cima da geladeira. Aqueles lugares que sempre deixamos para depois. O simples ato de eliminar o “peso” da desordem na sua cozinha pode afetar o seu peso real.

Use ou desapegue!

Posicione seu equipamento de treino em um local onde você irá realmente usá-lo. Nada adianta ele ficar em um lugar “inacessível”. Por exemplo, se sua esteira ou bicicleta ergométrica estiver localizada em uma garagem ou salinha no fundo da casa, é pouco provável que você se arrisque a fazer exercícios regularmente e, é bem provável também que você esqueça que ela existe quanto mais longe ela estiver do seu campo de visão.

Além disso, desapegue de qualquer equipamento de exercício que você não usa mais, porque ele envia uma mensagem negativa de falha na meta de perda de peso. Manter a bicicleta ergométrica como “cabide” de roupas também não é uma boa ideia. Em vez disso, venda ou doe os equipamentos que você não utiliza, e invista em um programa de perda de peso que você realmente seguirá, como uma academia, um personal trainer ou ainda vídeos de exercícios.

Faça suas refeições em uma mesa bonita e organizada

Torne cada refeição uma experiência positiva e prazerosa!

Torne cada refeição uma experiência positiva e prazerosa! Faça todas as suas refeições na mesa. Nada de comer sentado(a) no sofá assistindo TV e nem vendo o que está ingerindo.

Decore sua mesa com flores frescas, velas e use pratos bonitos (e nas cores certas). Use seus melhores utensílios e acessórios no seu dia a dia. Você certamente merece ser tratado como um convidado de honra em sua própria casa, especialmente quando você está tentando mudar seus hábitos alimentares.

Leia mais: Atraia mais Sucesso, Prosperidade e Felicidade com o elemento Fogo

Conclusão

Seu corpo tem sua própria sabedoria e sabe exatamente o que precisa. Basta que você crie as melhores condições para ajudar seu corpo a fazer o seu trabalho. E, ter o foco em objetivos positivos (ganhar saúde, elevar vitalidade, melhorar disposição, aumentar energia) terá muito mais força que focos negativos (perder peso, eliminar gorduras).

Lembre-se: onde você coloca seu foco e seu desejo a energia flui! Esse é um lema muito aplicado no Feng Shui. (Energy flows where attention goes…)

Perder peso pode não ser um processo fácil, mas você pode deixá-lo mais prazeroso, cuidando melhor da energia circulante em sua casa, se cercando de coisas bonitas, organizadas, frescas e leves. É importante que você se atente as mensagens que você está enviando diariamente ao seu subconsciente para que você alinhe seus desejos à sua realidade e assim fazer com que o emagrecimento aconteça.

E ai? Gostou das dicas? Conhece mais alguma que funcionou para você? Compartilhe sua experiência comigo! Deixe aqui seu comentário e vamos espalhar essas boas práticas que independente de te fazer perder peso, ou não, vão deixar sua rotina mais saudável e prazerosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui