Como me destacar no meio da multidão com várias pessoas talentosas e uma mais qualificada do que a outra? Como aumentar o foco e produtividade neste mundo tão acelerado e de mudanças constantes? Essas são perguntas recorrentes da vida moderna. Por isso, no artigo de hoje vou falar sobre como o Feng Shui pode te ajudar neste processo de se destacar e de ser mais produtivo em sua vida pessoal e profissional.

Foco nas coisas certas

Como você tem se sentido? Sua vida (carreira, projetos, planos…) está como você gostaria? Como está a sua casa? Problemas, tensões, inseguranças, falta de foco, bloqueios na criatividade, estresse… tudo isso são sensações normais da vida moderna. Mas, você sabia que todas essas sensações se bem controladas podem nos levar a um estado de bem-estar incrível?

Temos que tomar cuidado com nossas reações e desesperos frentes as dificuldades da vida. De nada adianta alimentarmos alguns sentimentos. Precisamos estar atentos, viver somente no presente (nem no passado, alimentando saudades ou tristeza, e nem no futuro, alimentando nossas ansiedades).

Temos que ter foco. Mas, foco nas coisas certas… em coisas importantes e positivas…  Precisamos avaliar onde colocamos a nossa atenção, pois tudo onde colocamos atenção, cresce, aumenta, ganha peso e cria força.  

E, quando esse foco se perde, ficamos também perdidos, sem saber o que fazer, para onde ir, e isso dificulta nossa evolução, fica mais difícil crescermos e nos desenvolvermos.

Sem foco perdemos tempo e desperdiçamos nossa energia.

O mesmo acontece com o nosso poder criativo. Se nossa mente está confusa e perdida, com certeza não estaremos aproveitando todo o nosso potencial criativo, desperdiçando nossa criatividade. Quanto mais a nossa mente estiver calma, animada e focada, mais criativa e brilhante ela será. 

Como o Feng Shui pode me ajudar?

Algumas mudanças energéticas em nossos ambientes podem nos ajudar a nos tornarmos mais produtivos, focados, sem nos estressarmos à toa, sem afobação e sem frustrações.

De acordo com o Feng Shui, a energia deve fluir livremente sem bloqueios, e esse fluir se aplica também a dar vazão a nossa produtividade e criatividade.

Quando algo bloqueia a energia de circular ou bloqueia nossa mente, o fluxo é interrompido e o processo para: a prosperidade para de chegar, o dinheiro para de entrar. As oportunidades param de chegar. A criatividade desacelera. O foco se dispersa por toda parte. Sua mente vira uma confusão ou um barco sem rumo. O bem-estar pode se transformar em dores e cansaços.

Como tudo está conectado, mente, corpo, espírito, ambientes… a energia que nos rodeia é a mesma energia que existe dentro de nós. Harmonizando nossas casas e os espaços que ocupamos podemos harmonizar nossas mentes, e, vice versa!

Energia fluindo livremente x Bloqueios energéticos

Devemos buscar a condição ideal que é manter a energia fluindo livremente em todos os aspectos. Quando a nossa energia flui, a nossa casa funciona, o nosso corpo fica energizado, a mente fica ativa e a vida acontece melhor. Tudo flui…

O objetivo do Feng Shui é promover esse bom fluxo. E quando ele não acontece, temos que investigar os motivos e identificar os bloqueios…

Mas afinal, o que nos bloqueia? O que bloqueia o livre fluxo de energia acontecer em nossas vidas?

Talvez, a resposta para essas perguntas esteja no bloqueio mental, formado com o excesso de informações, de atividades, de problemas, preocupações, excesso de coisas por fazer. É como se o excesso de informações “congestionassem” nossas mentes, impedindo e atrapalhando o bom fluxo de energia de circularem.

Faça uma reflexão: Como você se sente quando está “atolado” de atividades, cheio de coisas para fazer, prazos apertados, várias prioridades ao mesmo tempo?

Geralmente, quando nos encontramos nessa situação, ficamos estressados, sem saber como agir, ficamos exaustos, frenéticos, chateados, desconectados e bloqueados, certo?

Mudando a forma de se encarar a realidade

E nestas condições “estressantes” é impossível nos mantermos focados e produtivos, já que nossa mente está ocupada demais, confusa, bloqueada ou congestionada.

É preciso deixar de lado o drama e a resistência. Encarar a realidade como um presente e não como um grande fardo. Quando modificamos nossa forma de encarar as situações, tudo flui, a energia volta a circular.

Claro que fazer isso não é algo simples e fácil. Mas, é perfeitamente possível, basta treino!

A seguir, estão algumas ideias-chave que poderão ajudá-lo a manter a energia fluindo. Essas dicas serão úteis, principalmente, quando você se sentir em uma corrida contra o tempo… ok?

Respire profundamente

Respirar é fundamental para a vida. Mas, respire de maneira consciente, profunda, no presente, e não apenas fazendo um ato mecânico ou automático. Fazer as coisas com pressa, de maneira forçada e estressada, só vai resultar em ainda mais caos em sua realidade.

Quando nossa mente está confusa, não conseguimos estabelecer nenhum foco.

O ato de respirar se liga a energia do Feng Shui pois se associa com o movimento do vento. A respiração é uma das formas que você tem para alimentar seu corpo de energia.

Respire fundo e profundamente principalmente quando sentir a pressão aumentando ou o estresse surgindo. Faça pausas para realmente suspirar profundamente!  Vamos tentar? Respire fundo…. segure um pouco e  então “ahhhhhhh !!!”

Se permita esse relaxamento físico, essa oxigenação interna e essa reenergização pessoal ao longo do dia. Isso vai fazer diferença…

Medite, se puder, ou ao menos desacelere!

De acordo com Feng Shui, meditar é uma das formas de melhorarmos nossa energia pessoal. Com meditação podemos transmutar padrões negativos de pensamentos e crenças limitantes de nossas mentes. 

Meditar é como aplicar um Feng Shui dentro de nós mesmos, no espaço da nossa mente… Não é a toa que quem medita se “edita” ( meditar = me “editar”…). É uma prática que promove verdadeiras transformações internas.

Ação sem direção é perda de energia e de tempo.

Portanto, fazer pausas para respirar fundo e/ou para meditar pode fazer diferença em seus dias frenéticos. Faça pausas para organizar seus pensamentos, oxigenar suas células, sentir seu dia, reorganizar sua mente e não ser tomado pelas atividades desenfreadas e sem produtividade. Afinal, se manter ativo não é a mesma coisa que se manter produtivo. Estar ocupado não significa estar produzindo. 

Com a prática constante da meditação e da respiração profunda podemos curar nosso corpo físico, melhorar nossos pensamentos, e com isso, ter mais clareza mental e disposição física para traçar nossos rumos de vida e ir atrás de nossos sonhos.

Limpeza e Organização

Para ter uma mente clara e limpa, é preciso ter um ambiente limpo, literalmente. Organize seus espaços. Organize sua vida. A energia só flui em espaços limpos, organizados e belos.

Já cansei de mencionar o quanto o Feng Shui preza por ambientes limpos, organizados e belos, não é mesmo?  E também, o quanto a organização de um ambiente impacta diretamente na organização de nossa vida. Logo, limpeza e organização são pré-requisitos essenciais para promover uma mudança de padrão, seja ele físico, energético ou mental. São bons pontos de partida. 

Leia mais: Organização na prática com Feng Shui.

Portanto, agora é hora de lavar a louça, jogar tralhas inúteis fora, abrir espaço, arrumar a cama e os armários, varrer a casa, limpar a mesa, dar um jeito na roupa suja, organizar a mesa de trabalho, etc…

Vale falar aqui que você não tem que limpar toda a sua casa para experimentar as rajadas de energia que vêm com o processo de limpeza. Mas doses, mesmo que pequenas, dessas iniciativas de ordem e limpeza podem fazer com que você acalme sua mente e libere a energia de estresse. O processo de limpeza é semelhante a uma meditação ativa e, portanto, os benefícios são os mesmos.

Planejamento! Faça listas

Planejamento é tudo nesta vida!

Uma vida sem metas é um barco sem rumo.

Planejar é traçar metas (de todos os tipos). E uma vida sem metas e sem propósito é uma vida vazia, certo? 

Quais são seus desejos? No curto, médio e longo prazo? Coloque-os todos no papel. Depois disso construa um plano de ação para consegui-los. De acordo com o Feng Shui quanto mais claros são os seus desejos, ou seja, quanto melhor for a visualização deles em sua mente, mais rápido você os alcança.

Planejar evita que você coloque energia nas atividades erradas.

Confusão, pânico, falta de foco, ociosidade, falta de criatividade… Tudo isso é combatido criando grandes listas e definindo melhor suas prioridades, ou seja, elencando o que é realmente essencial executar no seu dia e em qual ordem.

Fazer grandes listas é uma maneira de despejar tudo que está na sua cabeça em uma página de afazeres. Não confie tanto assim em sua memória. Anote tudo e a libere para armazenar coisas mais importantes.

Estabeleça pequenas metas e defina algumas recompensas para você mesmo

Agora que você já se planejou e já definiu suas metas, uma boa forma de ajudá-lo a concretizá-las é estabelecer um programa de recompensas. Esta pode ser uma excelente atividade para se manter motivado e focado em seus afazeres.

Pense no que vai ganhar ao terminar determinada tarefa. Seja pelo benefício que a ação concluída te proporcionará ou algum mimo que você mesmo se dará por concluí-la.

Você não precisa comprar coisas caras para se recompensar. Mas, quanto melhor a recompensa, maior a sua motivação, certo?

As recompensas podem variar de um simples brinde para você mesmo, uma ida a um restaurante legal, um dia de spa, uma pizza, um dia de folga… Seja criativo e generoso!

 Usar toques de amarelo

Segundo o Feng Shui, a cor amarela é a cor do foco e da concentração. Portanto, é uma ótima cor para termos nos nossos ambientes de estudo e trabalho. Essa cor é ótima para deixar sua mente mais atenta. Porém, muito cuidado com excessos de amarelo, que pode te estimular demais e assim te deixar cansado.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Não se sente de frente para uma parede

De acordo com Feng Shui, se você trabalha, ou estuda, sentado bem de frente com uma parede, isso limitará sua criatividade e diminuirá muito seu poder de concentração. É muito desconfortável e pouco prazeroso se sentar de frente com uma parede branca, não é mesmo? Se você se identifica com essa posição, mude já de lugar e seja mais produtivo.

Abra o caminho para a criatividade!

O ideal é sentar-se respeitando a posição de comando dos ambientes, ou seja, com visão para a porta de entrada. Caso a posição de comando não possa ser respeitada, você deve colocar um espelho na mesa ou na própria parede, para que ele atue como retrovisor, e te dê visão do ambiente atrás de você. E, caso você opte pelo espelho de mesa, a parede à sua frente deve receber uma imagem que transmita profundidade (um oceano, uma bela mata, um horizonte, uma estrada sem fim, um mar…etc…).

Leia mais: Assuma a posição de controle da sua vida com o Feng Shui

Não dê espaço para a negatividade, mas faça reflexões sobre ela

A técnica de Feng Shui tem por objetivo atrair energias positivas para seus ambientes, para você e para sua vida. Logo, se você sentir a negatividade chegando… impeça-a de se instaurar, seja nos seus ambientes ou na sua mente. Você é o comandante de seu templo. Você é quem decide quem entra e quem sai da sua mente, do seu corpo e do seu espaço.

Mas também, você pode usar essas vozes internas negativas e autocríticas e transformá-las em mais aprendizados. Ao invés de negá-las, ou se mostrar resistente à elas, avalie como elas podem te fazer crescer ainda mais.

De repente, é preciso olhar para algo que te dá medo mais de perto. Talvez sejam necessárias algumas mudanças para você poder continuar firme e forte em sua jornada. Pode ser que você necessite apenas confiar mais em si mesmo. Faça isso e siga em frente.

Ao buscar aprendizados nessas reflexões a negatividade desaparece e a produtividade cresce, assim como a vontade de chegar onde se quer.

Use o poder da Aromaterapia 

Usar a Aromaterapia pode ser uma excelente alternativa, natural, prática e barata para reduzir o estresse e a tensão de nossos ambientes e também acordar a nossa mente.

O Feng Shui usa muito do poder natural dos óleos essenciais para promover espaços ainda mais harmônicos, energéticos e equilibrados.

De acordo com a Aromaterapia, o óleo essencial de Capim Limão é perfeito para tirar a sensação de cansaço e nos deixar mais focados e produtivos. Use esse aroma em seus ambientes, em difusores, em aromatizadores ou mesmo inalando diretamente o perfume óleo em seu pulso.

Mas, esse efeito benéfico é válido para óleos essenciais naturais, ok? Essências químicas não farão diferença e poderão até prejudicar sua saúde.

O que te faz feliz?

Todos nós buscamos a felicidade em menor ou maior grau e a nossa maneira… já que podemos ter conceitos diferentes a respeito do que é felicidade. Então, nada melhor que estabelecer essa meta para nós mesmos. No fundo, aplicamos Feng Shui para sermos ainda mais felizes, buscamos uma carreira de sucesso para sermos mais felizes, queremos foco e concentração para sermos mais felizes, buscamos um amor para completar nossa felicidade… a felicidade está sempre nos planos… Mas… o que te faz realmente feliz?

Responda essa pergunta e busque o que preenche o seu ser! O que te faz feliz? Esse é um dos focos mais prazerosos que podemos ter. Acrescente alegria e satisfação em seus dias. Acredite no seu brilhantismo. Confie que você pode lidar com tudo que lhe foi dado e que nada vem até você por acaso. Aproveite cada lição e cada segundo.

Pessoas felizes não reclamam, não falam mal das pessoas, não se desesperam, não se estressam por nada. São brilhantes e produtivas. Pessoas felizes têm boa energia e muita disposição. “Bora” ser feliz?!

Conclusão

Espero que essas dicas possam ter te ajudado a refletir alguns pontos importantes sobre sua vida, seu trabalho, seus espaços, sua produtividade, sobre seu poder pessoal e seu foco… Espero que você também aplique Feng Shui na sua casa para garantir uma vida ainda mais equilibrada, focada e produtiva.

Aplicar Feng Shui nos seus espaços pode ser uma ótima iniciativa para você se colocar no melhor fluxo de sua vida, buscando sua felicidade merecida e seu brilho pessoal. Aplique as dicas mencionadas aqui e promova já boas transformações.

Gostou do artigo? Como vai seu foco? Já aplica algumas dessas dicas? Comente abaixo o que achou e como se sente atualmente. Compartilhe com seus amigos, pois quem sabe você não os ajuda a serem mais produtivos com essas dicas?

19 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito de tudo e parabenizo.
    Agora, me tira uma dúvida. Não gosto muito do Capim Limão, qual seria outro aroma que eu poderia substituir? Pra melhorar o foco e concentra?

    • Oi Lívia! Que bom saber que você está gostando..! Fico muito feliz! Então… estes são os melhores óleos essenciais para foco, clareza mental e concentração:
      Óleo Essencial de Limão.
      Óleo Essencial de Vetiver.
      Óleo Essencial de Lavanda.
      Óleo Essencial de Sálvia Esclareia.
      Óleo Essencial de Alecrim.
      Óleo Essencial de Sândalo.
      Óleo Essencial de Patchouli.
      Óleo Essencial de Cipreste.

  2. Seu blog está super completo, maravilhoso, Anali. Um passeio por aqui é sempre um passeio pela nossa alma, pelo belo, pelo positivo, pela esperança. Parabéns, querida! ✨✨

    • Oi Elizete… óleo essencial é natural…já essência é química/sintética. O mais indicado é vc olhar o conteúdo declarado no rótulo. Se for óleo essencial será 100% natural. Se for essência pode apostar que é química pura…e bem prejudicial a sua saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui