A mesa de trabalho quando é pensada para o conforto e para se ter funcionalidade, de certa maneira, impacta na satisfação do usuário em realizar suas atividades de forma confortável e prática, e isso reflete positivamente em sua eficiência e foco. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de relacionar, com a mesa de trabalho, alguns problemas como a baixa produtividade, por exemplo.

Aqui no Ocidente o Feng Shui ainda está engatinhando, mas algumas empresas já perceberam que a preocupação com a mesa de trabalho vai muito além da questão de beleza e ergonomia. Uma mesa de trabalho sem a devida fluidez de energia, com o passar tempo, afetará até uma pessoa super motivada.

Ao aplicar o Feng Shui em seu ambiente de trabalho, e em sua mesa de trabalho, você irá harmonizar todas as energias ao seu redor, e fazer com que seu trabalho flua de maneira muito mais produtiva e organizada.

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo falando de sua mesa de trabalho, e como deixá-la de acordo com a filosofia do Feng Shui, e assim, atrair mais harmonização, boas energias e atingir mais facilmente suas metas em sua rotina profissional. Afinal, depois do seu quarto, a sua mesa de trabalho é o segundo lugar onde você passa mais tempo, certo?

Mas, por que devo aplicar Feng Shui na minha mesa de trabalho?

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem por objetivo equilibrar as energias de um ambiente, garantindo um fluxo adequado de energias e uma maximização de sensações de bem-estar e disposição. A técnica mostra a relação direta que nossa vida tem com os nossos espaços e sendo assim, um espaço harmônico remete uma vida harmônica. Importante ressaltar aqui que a aplicação dessa técnica não se limita apenas a sua casa. O Feng Shui pode ser aplicado em escritório, edifício, comércio, terreno, no carro, na carteira, quarto, na cama e até mesmo na sua mesa de trabalho, que é o foco deste artigo.

É de extrema valia que sua mesa de trabalho possua um fluxo ininterrupto de energia. Isto traz inúmeros benefícios como melhorar a energia do seu escritório e melhorar seu próprio bem-estar, trazendo mais harmonia e produtividade para seu dia a dia, já que você passa muitas horas neste ambiente!

A seguir, irei passar algumas orientações para que sua mesa de trabalho tenha um fluxo adequado de energia para melhorar as relações de trabalho, autoconfiança, sucesso, prosperidade e muitas outras áreas de sua vida.

Características das mesas de trabalho

Vou falar aqui das características ideais para uma mesa de trabalho. Isso se aplica para quem pretende comprar ou trocar a mesa de trabalho. Se sua mesa de trabalho não se encaixar dentro destas características, não se desespere! Falarei adiante como você pode harmonizá-la independentemente das características ideais listadas a seguir.

O primeiro passo para aplicar o Feng Shui na sua mesa de trabalho é a escolha da mesa. O desenho da sua mesa de trabalho tem um papel muito importante nos resultados dos negócios. Os principais critérios utilizados são: o material, a forma e a cor da mesa.

Material

Segundo o Feng Shui, materiais como a madeira e o metal são as melhores escolhas, nesta ordem, pois simbolizam estabilidade e um desempenho mental pleno.

Mesas de madeira vão trazer a energia da natureza para o seu espaço, e vão ser uma fonte de energia nutritiva e vibrante para sua rotina. As mesas de metal podem trazer uma energia mais fria e penetrante para o local, o que não chega a ser ruim. Os pontos de atenção seriam com a energia afiada trazida com o metal e também por sua grande condutibilidade, potencializando os campos eletromagnéticos ao seu redor.

As mesas de vidro representam a transparência, e passam a sensação de que você não tem nada a esconder, mas também deixam um fluxo de energia muito acelerado no ambiente.

Logo, se sua mesa for de vidro a dica é colocar sobre ela objetos e acessórios de madeira ou até vasos de planta para dar mais estabilidade para o seu dia a dia.

As mesas com revestimentos laminados são neutras em termos de energia e não afetam significativamente seu desempenho.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Tamanho

Para um melhor desempenho a dimensão da sua mesa deve ser grande o bastante para proporcionar uma área de trabalho confortável, mas não deve se destacar do restante da mobília.

Uma mesa de tamanho adequado demonstra controle e autoridade. Se certifique que ela não seja muito grande a ponto de você não conseguir alcançar os cantos, pois isso representaria que sua carreira está fora de controle.

Forma

A mesa em formato retangular é boa para concentração, sendo esta a forma mais apropriada para o trabalho em um escritório.

A mesa quadrada pode criar uma energia da estagnação, portanto, melhor evitá-la em seu ambiente. Já a redonda tem uma energia oposta por incentivar um movimento constante. Uma mesa circular é indicada para sessões de brainstormings e explorar a criatividade. Esse tipo de mesa incentiva um livre fluxo de energia, bem como a igualdade de todas as pessoas que usam esse espaço de trabalho.

Uma mesa de modelo curvo é ótima para concentração. Mas, isso se você estiver sentado no lado de dentro da curva! Quando isso acontece, a energia está sendo puxada para dentro em direção a você.

Mesa em formato de “L” pode ser uma boa escolha, desde que, se respeite a posição de controle e esteja na melhor posição de acordo com o Feng Shui.

Uma mesa com uma frente fechada estabelece limites. Mesa com a frente aberta cria um aspecto mais intimista fazendo com que as pessoas se sintam mais confortáveis tendo mais proximidade de você.

Cor

Mesas de trabalho na cor preta encorajam a introspecção, promove concentração e também uma abertura de espírito.

Mesas de trabalho na cor marrom apoiam e fortalecem o corpo físico, cria uma sensação de conforto, mas não ativam a mente.

Já as mesas na cor branca energizam a mente, porém drenam o corpo físico. O mesmo acontece com a cor cinza que nos faz ter muita concentração mental, mas também drenam a energia do corpo físico.

A cor verde equilibra o corpo e mente, sustentando esforços por mais tempo, e por isso te deixa mais produtivo, já que tem uma energia revitalizante, criativa, nutritiva. É a mesma vibração da cor de madeira…(elemento representado pela cor verde).

Mesas de trabalho em tons suaves aumentam o foco mental sem drenar o corpo físico tanto quanto o cinza. Já mesas com cores brilhantes ativam o olhar, deixando o corpo e a mente inquietos.

A maioria das mesas de madeira ou superfícies de tonalidades médias fornece a quantidade certa de contraste com papel branco aliviando a tensão visual.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Posicionamento da mesa de trabalho

Além das características da mesa do trabalho, garantir um bom posicionamento da sua mesa de trabalho segundo o Feng Shui é essencial.  A melhor localização para sua mesa de trabalho é na diagonal com vista para a porta principal. Nesta posição você visualiza a porta do seu escritório, e tem plena visão de tudo que acontece no seu espaço, sem ficar na linha da abertura da porta.

Ter uma parede sólida atrás de você e uma vista agradável de uma janela também são itens importantes no contexto de uma boa localização de sua mesa.

A parede sólida trará uma sensação de conforto e proteção, sensações essas, não são conseguidas quando temos uma janela atrás de nossa mesa. Janelas atrás da mesa de trabalho nos deixam vulneráveis.

O local ideal para sua mesa de trabalho é que este local seja um canto ensolarado do seu ambiente, com boa iluminação, mas que respeite a posição de comando, ou seja te dê visibilidade de quem entra pela porta. Esta posição de comando lhe dará autoridade e simboliza a percepção de oportunidades que surgem na sua vida profissional. Se você quiser saber mais sobre posição de controle, recomendo a leitura do artigo: “Assuma o controle da sua vida”.

Leia mais: Assuma o controle da sua vida

Estar alinhado diretamente com a porta também não é uma boa configuração. Isso irá desgastar sua energia e fará você ter um péssimo rendimento no trabalho. Nesta configuração, o fluxo de energia que entra pela porta “bate” em cheio em você e isso pode te deixar cansado e improdutivo.

Os posicionamentos de mesa menos indicados são:

  • de frente para a parede: Essa posição irá limitar sua visão e também a sua criatividade;
  • em paralelo ou de costas com a porta: nestas posições você se sentirá cansado e ficará vulnerável;
  • e de frente ou de costas para a janela: nestas posições você ficará vulnerável e sem controle de sua carreira.

Organização é fundamental

Uma mesa frequentemente bagunçada é realmente ruim segundo o Feng Shui. Claro, que tudo depende da sua definição de desordem! Se você está trabalhando em um projeto que deve ser lançado em breve, então, certamente não há problemas em manter sua mesa ocupada por um tempo, porém, depois que trabalho estiver finalizado a mesa deve ser limpa e organizada.

Já falei em diversos artigos sobre a questão da organização e da limpeza, e de como isso pode impactar nossas vidas.

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Segundo o Feng Shui é muito prejudicial ter itens antigos e desnecessários ocupando seu espaço, pois vão deixar a energia do espaço estagnada e improdutiva.

Idealmente, a mesa deve ser limpa no final de cada dia de trabalho. A separação de tarefas inacabadas de projetos concluídos o ajudará a obter controle sobre o fluxo de trabalho e a melhorar seu foco e organização.

Leia mais: Como aumentar o foco e a produtividade com o Feng Shui?

Mande os papéis que não são usados para a reciclagem toda semana: rascunhos, projetos antigos, apostilas velhas, revistas, jornais.

Organizar os arquivos no seu computador também é importante!

Crie filtros em seu computador para evitar o excesso de e-mails e bloquear spams, organize os documentos em pastas coloridas e classifique por ordem numérica, alfabética, nome das pessoas, projetos ou dos meses. Depois de ter resolvido as pendências, guarde as pastas que podem esperar e se concentre nos arquivos que precisam ser concluídos sem demora.

Verifique diariamente sua agenda e faça uma lista das suas tarefas diárias.

Uma vez por semana arquive ou digitalize os documentos importantes, limpe sua gaveta e organize projetos, apresentações e listas de clientes.

Assim como numa casa, aplicar a organização é um requisito básico para começar a movimentar e equilibrar as energias dos ambientes. Nos escritórios e espaços comerciais a organização também é fundamental pelos mesmos motivos. Não dá para ser produtivo e bem-sucedido trabalhando em um ambiente bagunçado. A boa notícia é que organizar uma mesa de trabalho é uma tarefa bem mais simples e mais rápida do que organizar uma casa toda. Está esperando o que para organizar agora sua mesa? Mas, organize-a de acordo com os ensinamentos de Feng Shui, aplicando o Baguá nela.

Aplicando o Baguá na sua mesa de trabalho

Organizar sua mesa, conforme os conceitos do Feng Shui, não é tão difícil quanto parece! O baguá, que é o mapa de energia utilizado pela técnica, pode ser dividido em nove áreas, e cada uma delas representa uma característica da sua vida. Mas aqui, ao invés de ser aplicado sobre a planta baixa, como de costume, vamos aplicá-lo sobre a superfície de sua mesa de trabalho, e assim aplicar a técnica neste espaço limitado.

Leia mais: Mas afinal… O que é baguá e pra que serve?

O baguá na mesa de trabalho é aplicado dividindo sua mesa em 9 partes iguais, ou seja, dividindo tanto o seu comprimento como a sua largura por 3 (no caso de mesas retangulares).

Existem várias escolas de Feng Shui. Umas utilizam a bússola para aplicar a partir do Norte, outras aplicam o baguá considerando o hemisfério que o ambiente se encontra, e outras aplicam o baguá de acordo com o fluxo principal de entrada de energia no ambiente (porta de entrada, por exemplo).

Para ilustrar, vamos aplicar o baguá considerando a entrada principal de energia no ambiente (De acordo com os princípios do Feng Shui do Budismo Tântrico Tibetano do Chapéu Preto). No caso da mesa de trabalho, essa entrada principal de energia se dá na posição que você se senta à mesa, onde fica sua cadeira.

De frente para a mesa (na posição que você costuma se sentar) você faz uma divisão da sua mesa em 9 partes, conforme exemplo da ilustração a seguir:

Ativando e potencializando cada área

Para impulsionar a sua carreira na direção certa e ter ainda mais foco, escolha 2 ou 3 segmentos do espaço da sua mesa e acrescente os acessórios certos para inspirar e colaborar com seu crescimento. Para isto, é preciso ter claro em sua mente qual o objetivo ou o que você deseja potencializar em sua vida ou profissionalmente.

É importante definir claramente suas necessidades e colocar apenas o mínimo na superfície da sua mesa de trabalho.  Pense em quais objetos você realmente precisa ter fácil acesso. Caso contrário guarde-os próximo a você. Esta questão depende do que você deseja atrair e da sua linha de trabalho, pois é importante ter em mente que no Feng Shui, uma boa mesa, o menos é absolutamente melhor.

Exemplificando melhor, você não precisa ter a vista todos os seus cartões de visita e telefones de clientes. Pode deixar o porta-cartões em uma gaveta para acessos ocasionais. Outro exemplo é deixar sua agenda bem à vista com sua lista de prioridades, já que elas te nortearão ao longo do dia.

A seguir, ire apresentar como você pode ativar ou potencializar cada área da sua mesa de trabalho, segundo o Feng Shui.

Carreira

O quadrante localizado à sua frente simboliza a sua vida profissional. Logo, se você quiser encaminhar sua carreira na direção certa e aumentar a produtividade mantenha este local livre de desordem. Você pode colocar uma citação motivadora, ou imagem inspiradora nesta área. Pode também considerar a parte inferior da mesa para fazer a ativação (caso sua mesa permita).

Aqui valem as mesmas regras de ativação de uma casa, objetos na cor preta funcionam muito bem nesta área.

Sabedoria e Espiritualidade

No canto inferior esquerdo da sua mesa está o canto da sabedoria e espiritualidade. Logo é recomendado ocupar este espaço com livros, relatórios ou outros materiais de sua função, seus projetos que estão em andamento. Você pode deixar nesta área um cristal multifacetado para liberar seu crescimento intelectual e espiritual.

Família

Do lado esquerdo ao meio de sua mesa, ao meio, fica o canto da família. Este é o local mais indicado para colocar um belo porta-retrato de pessoas queridas. Uma moldura de madeira é a mais indicada, pois a madeira intensifica a energia deste espaço, por ser o elemento ativador deste canto. Outra opção é você colocar uma planta bem vívida. Orquídeas são excelentes plantas para a área da família.

Riqueza, Dinheiro e Prosperidade

O canto superior esquerdo da mesa é dedicado à riqueza, progresso e prosperidade. Assim sendo, coloque a tela do seu computador neste local para liberar prosperidade e fortunas profissionais. Um vaso de plantas em um cachepot dourado ou um cofrinho também são objetos indicados para atrair dinheiro para sua vida.

Fama e Reputação (Sucesso)

Continuando na sequência horária, temos o quadrante de fama e reputação está localizado no centro da parte superior de sua mesa. Este é um local indicado para expor seu cartão de visitas se sua vontade é ser reconhecido ou exibir sua placa de identificação se sua intenção é impressionar os seus clientes e/ou colegas de trabalho. Você pode exibir nesta área prêmios e condecorações recebidos.

Relacionamentos

O quadrante dos relacionamentos está localizado no canto superior direito da sua mesa de trabalho. Então, este é o local para posicionar a foto da pessoa amada ou aquele lindo presente que você ganhou daquela pessoa especial. Se você está solteiro coloque uma flor fresca, que pode trazer sorte e talvez até aflorar um romance! Tenha também objetos em pares nesta área.

Criatividade

A área dedicada à criatividade e aos filhos em sua mesa de trabalho se encontra em frente à seção da família, só que ao lado direito, ao meio da mesa. Você pode posicionar fotos de seus filhos. Você pode também deixar ali livros de negócios inspiradores se estiver com pouco ânimo no trabalho. Como esta área representa o futuro é um bom lugar para deixar suas metas mais ousadas à vista.

Amigos, Clientes e Viagens

O canto direito na parte inferior da sua mesa de trabalho é onde se encontra a área de viagens, dos clientes e das pessoas que nos ajudam na vida. Neste local, o ideal é você colocar sua agenda, mantendo seus contatos (fornecedores, parceiros e clientes) sempre à mão. Como é um ótimo local para atrair viagens, coloque mapas, guias de viagem ou fotos de locais que você sonha conhecer.

Saúde e Bem-estar

A seção central da sua área de trabalho é a responsável por controlar sua saúde, então, mantenha este espaço aberto para um fluxo ininterrupto de energia, para atrair vitalidade e equilíbrio duradouro. Essa área fornecerá equilíbrio e energia para as 8 áreas à sua volta.

Fontes de boas energias

Cristais, plantas e itens de decoração também podem ser ótimas escolhas para potencializar as energias da sua mesa de trabalho.

Ao procurar itens específicos, a fim de atrair energia para sua mesa de trabalho, uma boa indicação são as plantas naturais. Sempre é bom usufruir do poder da natureza.

Leia mais: Dicas de paisagismo no Feng Shui

As plantas que purificam o ar, como o Lírio da Paz, são indispensáveis ​​para qualquer espaço! Elas ainda protegem das radiações eletromagnéticas emitidas pelos computadores e wifi.

Você pode escolher uma planta que tenha como significado a energia que queria atrair para sua carreira. Por exemplo, um bonsai que tem por simbolismo atrair boa sorte, força e sabedoria.

Os cristais também são excelentes curas de Feng Shui muito populares. São várias as opções adequadas para o seu escritório. Mas, a escolha ideal vai depender de qual energia você deseja atrair para o seu ambiente de trabalho.   

Leia mais: Dicas de cristais no Feng Shui

Por exemplo, você pode usar o cristal Olho de Tigre que simboliza a autoconfiança, abundância e proteção energética.

Outra excelente opção é a turmalina preta ou verde, que além de proteção energética, trará vitalidade, clareza e força mental, abrindo os caminhos para a prosperidade.

Outras recomendações

Seja criativo e observe o que lhe traz boa energia e eleva o seu espírito. Interessante você também movimentar e rotacionar os itens de tempos em tempos em sua mesa, garantindo uma energia circulante e nada estagnada neste espaço. Mas, faça isso aos poucos.

Ter outros símbolos de poder em sua mesa também pode ser muito interessante para atrair boas energias para o seu local de trabalho. Bons exemplos são as esculturas douradas da flor de lis e da flor de lótus.

A flor de lis simboliza poder, soberania, lealdade e honra. Ela é um dos quatro símbolos mais populares entre brasões e marcas da nobreza em geral. Seu aspecto simples, luxuoso e imponente faz com que essa flor esteja associada constantemente a uma ideia de riqueza, diferenciação e nobreza.

Já o simbolismo da flor de lótus está na capacidade dela enfrentar a escuridão e florescer tão limpa e tão bonita e de forma tão especial. Já que suas raízes surgem em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos, enquanto a lótus vai subindo à superfície para florescer com toda a beleza.

Conclusão

Aplicar o Feng Shui não é aplicar uma fórmula mágica. Na verdade, ela te fornece um lembrete visual das áreas da vida que você valoriza ou está trabalhando para melhorar. Essa é uma maneira de pensar ou criar equilíbrio. Com certeza, se você começar a seguir e aplicar orientações acima, com o objetivo de atrair boas vibrações e energia positiva para sua mesa, é exatamente isso que você vai atrair também para a sua vida!

Gostou do artigo? O que achou das dicas? Você segue alguma delas? Experimente aplicar o Feng Shui em sua mesa e usufrua de seus benefícios também no seu trabalho. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos para mais pessoas se beneficiarem com essas informações.

 

14 COMENTÁRIOS

  1. No escritório tenho uma mesa em L. Uso a parte maior do L. O baguá tem que ser aplicado na área total do L ou posso aplicar apenas nesse retângulo do lado maior do L?

    • Olá Vivian.. ótima pergunta.. então.. quando temos L geralmente são considerados 2 baguás. Mas, onde começa um e termina outro só analisando e pendulando esse espaço (usando radiestesia) para ter certeza.

  2. Olá Anali, sou completamente leiga nesse assunto, então acho que tenho uma dúvida talvez meio boba, mas simplesmente não entendi qual a posição boa para a mesa num escritório (vi que não pode de frente para a parede, em paralelo ou de costas com a porta, frente ou de costas para a janela), qual a posição que pode então?

  3. Bom dia! Minha sala é feita com divisórias. A única parede sem janela e sem porta é uma divisória. Devo ficar de costas para ela? Ficaria com visão da porta mas sem estar na direção dela, mais ao fundo da sala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui