Quem me acompanha já sabe que o Feng Shui reúne um conjunto de teorias e práticas com o propósito de compor ambientes saudáveis e harmônicos. Já falei aqui da Teoria dos 5 elementos, outra teoria fundamental do Feng Shui, e hoje falarei sobre a teoria do Yin e Yang.

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

O Yin-Yang tem como objetivo alcançar a harmonia estabelecendo o equilíbrio entre aspectos opostos e complementares. Parece uma coisa muito distante, pois não faz parte da cultura ocidental, mas vou tentar explicar de forma simples esse conceito para todos!

Tenho certeza que você já viu o símbolo do Yin-Yang por ai… É aquele círculo com metade pintado de preto e um ponto branco e outra metade pintada de branco com um ponto preto.

Se você está procurando aplicar a técnica de Feng Shui na sua casa, você precisa conhecer a Teoria do Yin Yang e entender como aplicá-la.

Não se preocupe, pois não é tão difícil. Na verdade, ela pode ser até mais fácil de entender que a Teoria dos 5 Elementos. Mas, ambas as teorias são bases importantes do Feng Shui e essenciais para o estabelecimento de uma sensação de equilíbrio nos ambientes. O conceito de Yin e Yang é o primeiro princípio do Feng Shui.

Ao aplicar a teoria do Yin Yang na sua casa, você estabelecerá uma harmonia neste local, ou seja, é algo fundamental. Para isso, você precisa saber o que constitui o Yin ou o Yang e como equilibrá-los com métodos apoiados pela ciência. E é sobre isso que o artigo de hoje vai abordar… 

Sabedoria chinesa

Segundo a sabedoria chinesa, para que tenhamos uma vida ou casa saudável é preciso uma alternância entre os aspectos opostos e complementares. O distúrbio deste equilíbrio entre forças opostas geram as enfermidades e desequilíbrios energéticos.

Os chineses entendem que o corpo, a casa e tudo que vivemos e experimentamos não está isolado, mas está em ressonância com o universo. Ainda, o princípio da cosmologia chinesa afirma que só existe uma única energia, que se bifurca formando a dualidade Yin-Yang, energias essas que são interconectadas, opostas e ao mesmo tempo complementares

Grande parte da sabedoria chinesa é baseada em ajustes internos que leva o homem à integração harmônica com este cosmo uno e indivisível. Então, é preciso entender que a energia é única, mas esta deve estar em equilíbrio com o todo e é exatamente isso que o Feng Shui busca.

O que são energias opostas e complementares?

A interpretação simplificada desse tão conhecido símbolo é que o mundo é composto pelo equilíbrio de duas forças opostas, mas complementares. Uma força é o Yin e a outra Yang. O pequeno ponto branco na área preta significa que um pouco de Yang está dentro do Yin e vice-versa.

Vou dar alguns exemplos para você entender essa interação e esse contraste.

 

        1. Feminino é considerado Yin e masculino é Yang. Os machos geralmente são mais ativos (e agressivos), enquanto as fêmeas são mais passivas (e calmas).
        2. O dia é Yang (claro) e a noite é Yin (escuro). Embora o dia e a noite variem de acordo com a época e a região, ambos são equilibrados ao longo do ano.
        3. Os movimentos são considerados Yang e a quietude é Yin. 
        4. O Yin pode representar a escuridão, o negativo, a energia emocional, enquanto o Yang pode representar a luz, o positivo, a energia agressiva.
        5. O calor é Yang, enquanto o frio é Yin. 
        6. A umidade é Yin e  a secura é Yang.
        7. O silêncio é Yin e o ruído é Yang.

 

A teoria do Yin-Yang é uma das principais teorias de todas as antigas escolas chinesas de pensamento. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as antigas artes marciais, o Feng Shui, o I Ching e toda a cosmologia taoísta baseiam-se na dinâmica do Yin e do Yang. De acordo com essa teoria, tudo no nosso Universo é composto de duas forças opostas, mas profundamente interconectadas: o Yin (feminino) e o Yang (masculino).

A interação entre essas duas forças opostas cria a essência da vida ao nosso redor. Uma não pode existir sem a outra, como em sua oposição aparente, elas profundamente apoiam e nutrem uma a outra.

Energia harmoniosa

Em termos de energia, o Yin é suave, lento, relaxado, difuso, úmido, passivo e silencioso. Pense nos ritmos e na essência da energia feminina, na suavidade da água, no mistério da lua, na escuridão do solo rico e no silêncio profundo da noite. 

Já a força Yang é expressa por uma qualidade de energia contrastante e oposta ao Yin. Imagine a direção impetuosa do sol, a velocidade agressiva dos carros de corrida, a superfície sólida de uma montanha e a energia concentrada de um raio laser.

Qualidades

O Yang é a essência do sol do meio-dia e Yin é a quietude e o mistério da noite. Como sua casa precisa de uma energia equilibrada para sustentar seu bem-estar, é importante entender a aplicação da teoria Yin-Yang em um nível prático e simples.

  • Yin (energia passiva) é a energia de relaxamento que você precisa em seu quarto e em seu banheiro. A energia Yin está nas cores calmas ao seu redor, na música suave, no som suave de uma fonte de água ou nas imagens relaxantes da água.
  • Yang (energia ativa) é a energia expressa em sons e cores fortes e vibrantes, luzes brilhantes, energia ascendente, plantas altas, etc. Você quer ter uma boa presença de energia Yang em seu escritório em casa, sua cozinha, sua porta da frente, bem como em um bom jantar com amigos!

Criando equilíbrio

As energias Yin-Yang não podem existir de forma isolada. Elas coexistem e uma define a outra. Um lar com Feng Shui precisa ter uma expressão harmoniosa dos ritmos das energias ativa e passiva (Yin e Yang). Na cultura ocidental, tendemos a experimentar um desequilíbrio dessas energias. Vivemos em um fluxo constante de atividade, estamos sempre muito ocupados e em movimento (energia Yang). Geralmente sentimos falta de energia relaxante e nutritiva (energia Yin) em nossa rotina.

Portanto, criar uma casa que reflita o equilíbrio entre o yin-yang é muito importante, por isso, vale a pena passar um tempo olhando para a sua casa e sentir onde você tem um forte desequilíbrio dessas energias. Seu quarto está sentindo falta da relaxante energia Yin? Sua cozinha tem muito Yin e não o suficiente de Yang? Sempre haverá uma qualidade de energia que é mais forte dependendo do uso do seu espaço, mas você precisa ter energias de Yin e Yang sempre equilibradas para garantir um equilíbrio de energias em sua casa.

Equilibre o Yin e o Yang em sua casa

Ter um equilíbrio harmonioso das forças Yin e Yang em sua casa criará a qualidade de energia que você precisa para viver uma vida saudável e gratificante. Isso significa que algumas áreas devem ter mais energia Yin ou Yang com base em sua função dentro de casa.

Diferentes salas (e áreas) da sua casa servem para diferentes propósitos. Cada cômodo têm seus próprios requisitos de Yin e Yang que devem ser equilibrados de acordo. Para te ajudar nessa tarefa pense em seus cômodos em termos de quão ativos e privados eles são (ou deveriam ser)

Sala de estar, escritório e cozinha são definitivamente espaços que se beneficiarão de uma forte presença da energia Yang. Escolha cores vibrantes, música animada e uma variedade de itens de decoração para criar uma qualidade ativa de energia (fotos de pessoas felizes, livros brilhantes, jogos divertidos, etc.). Mesmo que o Yin, ou elemento relaxante, não seja o elemento dominante aqui, você ainda precisa dele para se equilibrar. Introduza cores profundas, assentos descontraídos e confortáveis, bem como algumas imagens com energia Yin suave.

Identificando se um lugar é mais Yin ou Yang

A quantidade de luz e som são apenas algumas maneiras de identificar o quanto Yin ou Yang é um lugar. De acordo com o Feng Shui, lugares como cemitérios, hospitais, igrejas e outros trazem fortes energias Yin. E o fato deles estarem localizados em locais próximos de sua casa já indicaria um desequilíbrio de energia em sua casa. O entorno e a vizinhança tem muita influência na vibração de sua casa.

Para explicar melhor, vou explorar o que acontece quando você mora em uma casa ou quarto com um desequilíbrio de Yin Yang.

Quartos

Seu quarto deve ter mais energias Yin do que Yang. É considerado uma área mais privada da sua casa. Isso porque o principal objetivo do quarto é descansar. Assim, ele favorece a quietude, a escuridão e as temperaturas mais baixas… Tudo isso ajuda a induzir o sono. 

Esse cômodo precisa da relaxante energia Yin para curá-lo, por isso, é crucial deixar todos os elementos Yang dominantes no quarto, como a TV, o equipamento para exercícios ou qualquer item de escritório fora deste ambiente.

Assim, a energia Yin precisa ser a energia predominante em seu quarto (pense em relaxamento, aconchego, sensualidade, sono); você também precisa de uma leve presença de Yang (pense em velas vermelhas, imagens excitantes, uma leve cor de destaque para equilibrar as cores profundas, etc.) O mesmo princípio se aplica ao seu banheiro.

Banheiros

Banheiros são um pouco mais privativos. Este lugar precisa ser relaxante e tranquilo para você (e seus convidados) oferecendo conforto e privacidade. Embora o banheiro prefira o Yin, a maioria dos banheiros possui Yin em excesso (ou seja, muita umidade faz com que o mofo, que ameaça a saúde, cresça). Nesse caso, o banheiro deve ser contrabalanceado com Yang, como ter uma ventilação adequada para circulação de ar.

Cozinhas

A cozinha é também uma área altamente ativa, porque todos os membros da família vão até a cozinha em busca de comida. Tem predominância de energia Yang. Isto é especialmente verdadeiro para cozinhas com desenhos de ilhas onde as pessoas (e convidados) comem nos balcões da cozinha e promovem uma socialização e integração. Além disso, o calor do fogo da cozinha é considerado uma energia Yang.

Salas de Estar

A sala de estar é onde você recebe suas visitas e a energia Yang é predominante. Geralmente, é o primeiro lugar onde os convidados interagem quando entram pela porta da frente. Este lugar favorece um ambiente ativo e vibrante. Movimento contrário ao propósito de um quarto.

Salas Vazias

Isso deve ser bastante evidente. Uma sala vazia está cheia de “quietude”. É um lugar onde até os moradores raramente visitam e carecem de presença humana. A energia Yin que se acumula nesse lugar geralmente atrai insetos e pragas.

Salas de Jantar

Assim como a sala de estar, a sua sala de jantar deve ter mais energias Yang. É onde a família e os amigos se reúnem e conversam. É também um local público para receber amigos e familiares. A presença humana e atividades nesta área é o que faz este lugar preferir energias Yang.

Como identificar desequilíbrios do Yin Yang em sua casa?

Aqui está uma maneira fácil de saber se sua casa tem um desequilíbrio entre Yin e Yang:

  1. Consulte o tópico anterior e identifique quais cômodos são Yin e quais são Yang. (Quartos, banheiros e salas vazias são Yin. Sala de estar, cozinha, sala de jantar e áreas de trabalho são Yang).
  2. Faça uma medição aproximada da área de superfície dos espaços Yin e dos espaços Yang (metragem quadrada ou metros quadrados).
  3. Compare os espaços Yin e Yang. Há mais espaço Yin ou mais espaços Yang em sua casa?

Se na sua casa há muitos cômodos vazios, você terá muitos espaços Yin. Se sua casa estiver superlotada, você terá uma casa com muita energia Yang.

Caso você seja o único a viver em uma casa grande, você tem mais espaços Yin do que Yang, resultando em uma casa com energias Yin Yang desequilibradas.

Problemas relacionados aos desequilíbrios de Yin e Yang

Viver em uma casa onde as energias Yin são fortes pode causar doenças, e falta de motivação. Viver em uma casa, onde as energias Yang são fortes, pode causar mau humor, pressão alta, brigas, problemas cardíacos e hepáticos. Se o Yin e o Yang estiverem equilibrados, você estará em ótima forma e com ótima saúde.

Os problemas resultantes desse desequilíbrio energético podem se acumular e criar mais estresse ao longo do tempo. Por exemplo, se o seu quarto tem fortes energias Yang, seu sono pode ser afetado. Todos nós, alguma vez, na vida já tivemos dificuldades para pegar no sono, ou até já passamos noites sem dormir, mas imagine se isso fosse constante. Com certeza nossa saúde ficaria fragilizada.

Se você não dorme o suficiente, está se colocando em risco. Para mencionar alguns, você pode estar arriscando ganhar peso, adquirir doenças diversas, ter mais distração, ter depressão, ter problemas de memória e até correr risco de morte! É por isso que o quarto é uma das áreas foco do Feng Shui (junto com a porta da frente e a cozinha). 

Mas, estes riscos são apenas considerando um quarto. Agora, se a sua sala de estar também tem fortes energias Yin, as conversas com seus convidados podem encurtar, ou seus convidados podem simplesmente se sentirem desconfortáveis ​​e cansados. Isso não é algo que você queira como bom anfitrião, não é?

Corrigindo os desequilíbrios de Yin e Yang

Agora que já vimos como identificar a predominância de Yin e Yang em sua casa e alguns problemas associados à esses desequilíbrios, veremos a seguir como pequenos ajustes simples podem reequilibrar essas energias em seu lar.

Ajuste a luminosidade

O brilho da luz é Yang e a escuridão é Yin.

Vou usar o quarto como exemplo. Como o seu quarto prefere as energias Yin, a intensidade luminosa não deve ser muito forte ou muito clara, porque os níveis de brilho podem afetar a qualidade de seu sono.

Quando você está fazendo Feng Shui para o seu quarto, lembre-se de não usar lâmpadas muito brilhantes. O oposto acontece com as salas de estar ou jantar (ou espaços de convívio social), que preferem as energias Yang, onde você quer que as pessoas estejam acordadas e ativas. Para isso, utilize luzes mais brilhantes, promovendo uma maior intensidade luminosa nesses ambientes.

Use o poder das cores

Cores mais brilhantes são Yang, e as cores mais fracas são Yin. Isto é representado pelo símbolo Yin-Yang, onde a parte preta é Yin, e a parte branca é Yang.

Então, as cores Yin, que são calmas, relaxantes e úteis para adormecer, são adequadas para um quarto (de preferência tonalidades pastéis). Enquanto que, cores mais vivas e brilhantes, que são Yang, são adequadas para áreas mais ativas, como salas de estar, jantar e cozinha.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Remova a bagunça

A desordem tem um efeito sobre a qualidade de energia da sua casa.

Em termos de Yin e Yang, a desordem traz energias Yin. Isso porque a desordem é, na maioria das vezes, energia estagnada, que traz energias semelhantes, como as das salas vazias ou escuras.

A solução aqui é bem simples: basta se livrar da desordem. Elimine a desordem organizando seus espaços. A desordem traz uma energia indesejada, confusa, de baixa vibração. Mas, mesmo tendo uma energia mais Yin, não vale usar a bagunça como uma maneira de criar energias relaxantes em seu quarto…ok? ! (o efeito é bem o oposto….)

Leia mais: Organização na Prática com o Feng Shui | Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Tenha animais de estimação

Para aqueles de vocês que estão pensando em se tornar donos de cães ou gatos, saibam que a presença de gatos e cães traz vida e energias Yang, mais do que outros animais de estimação, como tartarugas, peixes ou pássaros. Eles são ótimos para pessoas que vivem em casas que são muito Yin, como aquelas que vivem sozinhas ou aquelas que vivem em casas grandes com apenas alguns ocupantes.

Para aqueles que vivem com grande número de pessoas (famílias grandes ou repúblicas estudantis, por exemplo), ter animais de estimação pode trazer uma abundância excessiva de energia Yang. É quando você pode sentir irritação, como se houvesse muitas coisas exigindo sua atenção. Vale, portanto, avaliar qual tipo de energia cada ambiente precisa, e tirar o melhor proveito de se estabelecer um equilíbrio!

Leia mais: Feng Shui e seu animalzinho de estimação

Conclusão

Para garantir o equilíbrio de nossos ambientes temos que ter em mente a interação harmoniosa das forças Yin e Yang. Este artigo apenas lhe deu uma ideia geral de como a teoria do Yin Yang do Feng Shui é aplicada. Ela é uma ótima maneira de começar a usar o Feng Shui na sua casa e na sua vida.

Embora existam muitas maneiras de aplicar a teoria do Yin Yang não exagere. O próprio conceito fundamental do Feng Shui é o equilíbrio! E esta é a chave! Nada pode ser totalmente yin, assim como nada pode ser totalmente yang. Não há necessidade de exagerar na aplicação dos conceitos de Feng Shui e aplicá-los em tudo que você vê. Dessa forma, com equilíbrio, você aproveitará muito mais o seu espaço, e com isso você torna seu ambiente mais harmonioso!

E ai? Gostou dessa teoria sobre equilíbrio de tudo? Comente aqui : como estão os seus ambientes? Estão mais Yin ou mais Yang?

22 COMENTÁRIOS

  1. Linda sua explicação sobre esta bela cultura , que Messianicamente aprendemos nos ensinamentos de Meishu Sama- quero muito compartilhar com meus amigos tais ensinamentos Gratidão , moça altruísta. Kan agara tamae ae masse

    • Olá Edna!!! Ahh agradeço seu contato e seu carinho… Fiquei muito honrada com suas palavras… Gratidão!
      Ficarei super feliz se você compartilhar mesmo com seus amigos… Bora espalhar boas vibrações pelo mundo! Grande beijo e muita luz!

  2. Boa Tarde.. Como sei que nada é por acaso:

    Estava navegando e encontrei este Poste smplesmente EXTRAORDINÁRIO!!… Gratidão!! Gratidão!! Gratidão!!

    Rosângela,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui