Você realmente conhece o poder dos mantras?

A palavra “mantra” vem do sânscrito e significa literalmente “proteção da mente”.

Pode ser cantado, entoado ou pronunciado. Mantras são muito usados, principalmente, para ajudar a desenvolver concentração.

Mantras têm o poder de elevar o nível vibracional de qualquer local. E, como adoro dar dicas de como elevar a quantidade e a qualidade das energias dos espaços, resolvi escrever esse artigo para compartilhar com vocês esse incrível poder que os mantras têm!

Mantras no Feng Shui

Vocês já sabem que o objetivo do Feng Shui é melhorar os fluxos de energia e a qualidade das vibrações dos locais que habitamos e frequentamos. Logo, os mantras são excelentes aliados nessa missão do Feng Shui.

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

O mantra que mais usamos no Feng Shui é o mantra das 6 sílabas sagradas: OM MA NI PAD ME HUM. Ele é empregado para ativação das curas mundanas ou transcendentais na aplicação da técnica de Feng Shui nos espaços. 

Ele é usado para potencializar ainda mais todas as correções que o Feng Shui recomenda. É uma das etapas do Reforço dos 3 Segredos, que potencializa o poder das curas em até 120%.

Veja mais sobre o Reforço dos Três Segredos neste artigo: O que são curas de Feng Shui?

OM MA NI PAD ME HUM

Este é o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos e possui muitas interpretações e significados, um deles é que “A joia da consciência alcançou a lótus do coração”.

De acordo com Dalai Lama, “as seis sílabas, Om Ma Ni Pad Me Hum, significam que a prática do caminho leva à transformação do corpo, da fala e da mente impuros na exaltação de pureza do corpo, da fala e da mente de Buda…”

A taxa de vibração deste mantra é tão alta que chega a ter um efeito purificador nas próprias moléculas do ar. Quando este ar purificado e carregado entra em contato com espaços, e com as pessoas, promove um efeito calmante neles, libertando-os assim, de qualquer aflição, sofrimento ou negatividade. Acaba purificando tudo à volta que recebe sua ressonância.

O Mantra da Compaixão e da Misericórdia

Om Ma Ni Pad Me Hum é um dos mantras mais populares do mundo. E também é conhecido como o mantra da compaixão e misericórdia. 

De acordo com a tradição budista, o mantra foi criado pela Buda Kuan Yin.

Ficou esquecido durante séculos e foi reavivado e popularizado pelo Buda Padmasambhava, em sua viagem da Índia ao Tibete.

Conta a lenda que este Buda usava este mantra para transmutar demónios e espíritos  malévolos e convertia-os em protetores de Dharma (palavra em sânscrito que significa aquilo que o mantém elevado. Também é entendido como a nossa missão de vida, o que viemos fazer no mundo). Devido a essas características, este mantra tem, portanto, poderosas propriedades transmutativas.

Mantra para Proteção 

O Om Ma Ni Pad Me Hum também é uma poderosa proteção contra todas as negatividades.

Este mantra é muitas vezes inscrito em paredes, pedras e em bandeiras. As pessoas colocam este mantra, dentro e à volta de sua casa, para se protegerem das energias negativas dos arredores.

Esse bom karma, gerado pelo som e pela materialização física desse mantra, volta para nós, promovendo boas transformações. E como sabemos, a melhor maneira de neutralizar karmas negativos é usando a lei da compaixão e misericórdia. Assim, o Om Ma Ni Pad Me Hum se torna uma das ferramentas mais poderosas em nosso arsenal energético para nos defender e defender nossos lares contra negatividade.

Leia mais: Melhores cristais para proteção energética

Fortalecedor espiritual

OM

Om é composto por três letras: A, U, M. Simboliza o corpo, discurso e mente impuros. Atuando nos nossos pensamentos, palavras e ações, podemos nos purificar para atingir o corpo puro, discurso puro e mente pura de um Buda.

Om representa a presença de todos os Budas, o começo de todos os mantras a própria consciência ou a luz.

Quando entoamos o Om a função é libertar tudo o que precisa ser libertado dentro de nós, afastar o ego, orgulho e o apego. Esse mantra também protege e cria vibrações benéficas e salutares. Ainda ensina a meditar no ritmo tranquilo e entrar em contato com a devoção.

MANI

Mani significa joia da compaixão. Tal como uma joia remove a pobreza, o mantra remove o sofrimento. Purifica a nossa luz interior, fortalece nossa compaixão e aumenta nossa vontade de fazer o bem.

É o som da transformação, sendo capaz de realizar todos os desejos, pois a joia da mente (ou a pedra filosofal) é que nos coloca em contato com a eternidade. Ela também ajuda a nos blindarmos de energias mais densas, especialmente como as da inveja.

Também remete à nossa mente sutil, refinada e conectada com a compaixão por todos os seres, desta forma se cria um padrão de pensamento positivo fazendo uma higiene mental e trazendo sensação de felicidade. E num estágio mais avançado, promove o desprendimento do sofrimento que os desejos nos causam.

PADME

Padme significa flor de lótus. Esta flor é o símbolo da sabedoria. A flor de lótus mesmo nascendo na lama, não se contamina pela lama. A sabedoria nos põe em um estado de não-contradição.

A lótus é aquela que nasce do lodo e floresce. Ou seja, ela nasce da escuridão, de onde há sujeira e dificuldade, abre suas flores somente após ter subido além da superfície da lama.

Cria emoções positivas e muito fortes para quem tem dificuldades de lidar com suas próprias emoções.

HUM

Hum indica indivisibilidade. A pureza pode ser atingida por uma unidade indivisível de método e sabedoria. 

Essa sílaba representa a mente iluminada e funciona com um som de limpeza, dissipa as sombras. Ajuda a dissolver sofrimentos e sentimentos de raiva e ódio. Ele é a libertação de tudo que não faz parte ou é positivo para nossa alma. É também o infinito, a Mãe Terra e a eternidade.

Portanto, este mantra é uma completa representação de um som divino. Repetir o mantra Om Ma Ni Pad Me Hum eleva a nossa consciência. O nosso corpo mental, emocional e energético se torna mais brilhante e a sua frequência vibracional aumenta. Com este mantra nos aproximamos do corpo, fala e mente puros de Buda.

(Om Mani Padme Hum = pronuncia-se Om Mani Peme Rum ou Om Mani PadMe Rum).

O Mantra realiza desejos

Repita o Mantra das 6 sílabas sempre que pensamentos negativos e medos vierem em sua mente. Foque-se na entoação deste mantra, ao invés de permitir que sua vibração abaixe, não dê espaço para a negatividade se instalar em você.

Quando se concentra no mantra, você não irá se contaminar por pensamentos e emoções negativas. E isto lhe dará uma boa capacidade de focar e atingir as suas metas e realizar seus sonhos, sem medo e sem dúvidas.

Cantar ou entoar o mantra Om Ma Ni Pad Me Hum limpa e purifica o corpo mental, emocional, energético e físico. Isto lhe dará a clareza quer você necessita em como você irá atingir suas metas.

Restaura o equilíbrio dos chakras

Quando utilizado com frequência e por um longo período promove uma purificação e limpeza de todos os chakras (centros de força em nosso corpo). Seu efeito a longo prazo é nos purificarmos de diversas fraquezas, como orgulho, ego inflado, ilusão, auto desonestidade, desonestidade para com os outros, preconceitos, crenças supersticiosas e falsas concepções. Também nos limpa de irritação, raiva, violência, ciúmes e inveja. Evita problemas com paixões excessivas e sentimentos de ganância. Isto efetivamente significa que nós poderemos ver as coisas como elas são, sem ter nada nublando o nosso julgamento, e então, somos capazes de tomarmos melhores decisões na direção de materializarmos nossos desejos.

Já que todos os nossos chakras ficam limpos e purificados após entoação dos mantras, temos agora mais energia da alma fluindo em nossa direção, o que aumenta a inteligência e a capacidade para retermos o que foi aprendido, e tendo um efeito calmante e sanador em nossa vibração.

A repetição deste mantra resulta na descida de benções e de energia divina do Buda da Compaixão e da Misericórdia para quem o recitar. Energeticamente, a energia divina entra pelo chakra coronário (topo da cabeça), indo depois para o corpo, e irradiando para fora. A pessoa que recita o mantra, bem como outras pessoas ao seu redor, irão experimentar calma e paz interior.

Leia mais: Como potencializar suas metas com Feng Shui

O poder dos mantras e suas repetições

O mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Mas, é fundamental que pertença a alguma língua morta, na qual os significados e as pronúncias não sofram a erosão dos regionalismos por causa da evolução da língua. É importante recitá-los corretamente.

Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.

A vibração sonora faz nascer em nossa mente uma atmosfera de serenidade, e como dizia Buda: “O homem é aquilo que pensa”.

No Tibete utiliza-se o mantra como orações repetidas. É um caminho e um meio de alcançar paz e também elevação da consciência ou iluminação.

A mente cria a nossa realidade

Tudo o que pensamos se concretiza na matéria, por esse motivo eles valorizam muito a palavra, ou seja, tudo aquilo que falamos e pensamos.

Repetir um mantra promove a união entre o homem e o universo. Existe também outros benefícios que resultam da repetição deste mantra, incluindo a produção do mérito e destruição do carma negativo.

O Feng Shui acredita nisso e utiliza o poder das palavras por meio de mantras ou de orações, que repetidas 9 vezes vão reforçar ainda mais seu pedido ao Universo. Essa vibração sonora falada repetidamente vai liberar a mente da consciência material e vai encaminhá-la para uma consciência mais elevada.

O poder do mantra está em apaziguar os pensamentos e elevar a consciência à vibrações energéticas mais sutis, nos trazendo relaxamento e serenidade. Entoar um mantra é sempre um caminho que conduz a paz.

O poder dos sons

Sabemos que os sons têm também muito poder. Segundo o Feng Shui, o som é um importante instrumento para limpeza e invocação de boas energias. O som tem vibração, força vital e consciência.

Os sons podem ser usados para criar ambientes sagrados. Os sons protegem, limpam e purificam as energias, além de acelerar as vibrações para que seu lar exale luz e vida.

Boas músicas podem elevar o padrão vibratório de nossos ambientes. Mas, o que é uma boa música? Melodias suaves, alegres, com letras positivas, otimistas, que transmitam boas mensagens ou até que vibrem de forma gostosa em nosso corpo, como é o caso das músicas clássicas.

Leia mais: Usando o Feng Shui para atrair boas vibrações e energias para seu lar

Como usar o poder do Mantra

Experimente o poder dos mantras em seus ambientes. Escolha um mantra bem bonito e deixe que as boas vibrações dele se espalhem pelo seu lar. Se não puder tocá-lo no ambiente, você pode escrevê-lo e deixar que suas palavras sagradas também façam esse papel.

Vale usar mantras sempre que você tiver uma atividade cansativa a fazer ou que você não goste muito.

Quando ainda estava no mundo corporativo, eu adorava colocar mantras para tocar quando tinha que trabalhar de casa, após o horário normal, ou quando tinha algo que não gostava de fazer como passar roupa, por exemplo. Os sons dos mantras deixam tudo mais leve e menos desgastante… Experimente você mesmo.

Até hoje uso o poder dos mantras no meu dia a dia, mesmo para realizar atividades mais prazerosas, pois eles me deixam leve e focada.

Exemplo prático

O mantra que sempre coloco para tocar aqui em casa é esse:

Caso você não se identifique com nenhum mantra, você pode usar uma oração (Pai Nosso, é uma excelente opção) ou palavras e frases que para você tenham poder e sentido. Isso também funciona para aumentar as vibrações de um espaço.

Músicas clássicas também podem ser usadas com essa intenção, pois elas também proporcionam a harmonia do corpo, da alma e a elevação de nossa consciência. Podem combater a negatividade, stress e desequilíbrios, tais como os mantras.

Inunde seus espaços com boas melodias, bons acordes e com vibrações positivas e agradáveis.

Sinos dos ventos têm esse poder de espalhar agradáveis vibrações, caso tenham mesmo um som bem aprazível, ameno, suave e harmônico. Então, sinos, além de promoverem movimento, trazem com eles o poder do som.

Leia mais: Poder dos sinos dos ventos no Feng Shui

Considerações finais

Considerando todos os benefícios do uso dos mantras, é fácil concordar com a frase adaptada:

QUEM “MANTRA” SEUS MALES ESPANTA…!

Espero que com esse artigo você possa usar melhor o poder dos mantras e usá-los para aumentar o teor vibracional de seus espaços.

Gostou dessas informações? Já sentiu os benefícios de colocar para tocar um lindo mantra em seu lar? Se não experimente e me conte como foi! Tenho certeza que você vai adorar. Comente aqui e vamos juntos aumentar as vibrações dos nossos espaços com essas boas práticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui