Nada mais importante do que prestarmos mais atenção aos nossos espaços, em especial em nossa sala de estar. Afinal, além de ser um ambiente social, ela será a “primeira impressão que as pessoas terão de nossa casa”. É ela também quem nos acolhe e nos dá boas vindas quando retornamos para nosso lar. Portanto, ela deve ser bem cuidada e esbanjar energia de harmonia.

Ainda considerando o nosso estilo de vida acelerado e moderno, ansiamos sempre por mais facilidade, boa saúde e felicidade, certo? 

Com isso buscamos maneiras de incorporar o bem-estar em nossas mentes, em nossos corpos e, especialmente, em nossa vida cotidiana. E claro, isso se estende às nossas casas e aos ambientes que mais frequentamos, como a nossa própria sala de estar. 

Por meio das técnicas e ajustes de Feng Shui podemos criar uma vida mais tranquila e saudável. O Feng Shui incentiva termos mais atenção aos nossos espaços e usá-los ao nosso favor. 

O Feng Shui, é uma técnica de harmonização de ambientes, que promove uma boa circulação de energia em nossos espaços e possibilita e facilita a atração de boas vibrações para dentro de nosso lar.

Leia mais: O que é Feng Shui?

Se você quer incorporar um melhor fluxo e promover mais bem-estar à sua nova rotina, aqui estão alguns princípios de Feng Shui para aplicar na sala da sua casa. 

São dicas essenciais para te ajudar a promover uma boa energia, harmonia e equilíbrio nesse importante espaço da casa.

Sala de estar de acordo com o Feng Shui

A sala de estar é um espaço onde os moradores da casa podem se reunir com amigos e familiares. É um espaço mais público e de convívio social da casa. A sala em geral não possui muitos requisitos de privacidade.

Geralmente a sala de estar é o primeiro contato dos moradores e dos visitantes com a casa. Sabemos bem da importância da primeira impressão nas relações interpessoais e, de acordo com o Feng Shui, isso também se aplica à nossa casa!

A sala de estar é um espaço onde as pessoas mais circulam em uma casa. É um ambiente de descontração. A sala representa nosso lado social, público, a forma como queremos ser vistos e como queremos nos sentir. É um ambiente de muita circulação e concentração de diversas energias.

O objetivo principal de uma sala de estar é criar um local onde a família se reúna harmoniosamente ou onde os convidados possam acomodar-se confortavelmente e todos possam desfrutar de boas conversas e da companhia uns dos outros. A sala de estar é o local das celebrações e dos bons momentos.

É importante que o impacto inicial dentro de nossa casa seja extremamente positivo (tanto em nós quanto em nossos convidados). Essa energia positiva irá nos acolher internamente e isso refletirá em outras áreas de nossas vidas! Quem não deseja ser bem acolhido e bem recepcionado? A harmonia e bem-estar serão sentidos automaticamente em nossas vidas se aplicarmos as técnicas milenares do Feng Shui nesse espaço.

Por isso, vale seguirmos algumas orientações gerais, que compartilho por aqui, para que, idealmente, você mantenha sua sala aberta, agradável e convidativa.

Antes de aplicar o Feng Shui: Avalie a função do seu espaço para potencializar seu uso

E, antes de você aplicar o Feng Shui e começar a mudar ou substituir a mobília e a decoração da sala, faça uma avaliação prévia de como você utiliza esse cômodo. Se pergunte quais atividades costuma realizar na sala? Quais eventos acontecem ali com frequência? Ela é usada principalmente para atividades de lazer, entretenimento, trabalho ou refeições? Alguém a usa para dormir? Para assistir televisão? Quem frequenta o espaço?

Essa avaliação é importante para que você realmente acrescente nesse espaço elementos que reforcem a função da sala na casa.

Esse entendimento do propósito da sala indicará que tipo de mobiliário é mais aconselhado para que ela cumpra adequadamente sua função na casa. E, assim facilitará suas decisões quanto a melhor disposição dos móveis e a decoração adequada.

Depois dessas considerações iniciais, vamos para as dicas de Feng Shui para criar um espaço de convivência com mais harmonia e bem-estar para todos os moradores e visitantes.

Posicione o sofá na posição de comando

Os sofás estimulam a sociabilidade. Eles acolhem e recepcionam as visitas e os moradores, estimulando o convívio e a integração entre as pessoas. Por isso, em nossa casa eles têm relação com comunicação, interação e alegria.

Assim como a cama é a protagonista do quarto, o fogão da cozinha, a mesa de trabalho do escritório, o sofá é a peça chave e central da sala.

Leia mais: Qual a melhor posição para o sofá da sala de acordo com o Feng Shui

Posição ideal 

Portanto, o sofá deve ser posicionado idealmente de frente para a porta ou em sua diagonal, para que, quem estiver sentado, tenha a visão de quem entra no espaço. Isso, no Feng Shui, é chamado de obedecer a posição de comando. E, é um dos princípios mais importantes do Feng Shui. Nesta posição você garante o bom gerenciamento da sua vida, já que tem visão ampla do ambiente.

A posição de seu sofá governa como você pode se posicionar na vida. Quando você está na posição de comando do ambiente, você está no comando de sua vida. Você está em posição de receber energia positiva e as melhores oportunidades.

Leia mais: Assuma o controle da sua vida com o Feng Shui

Você deve organizar todo o seu mobiliário da sala de forma que ele acolha e recepcione de forma aberta e convidativa as pessoas que chegam ao local. Segundo o Feng Shui, colocar o sofá na posição de controle e os demais itens como pufes, cadeiras, poltronas em formato de U promove um ambiente integrado e aberto, estimulando conversas e conexões.

Lembre-se de que televisores, poltronas, mesinhas e lareiras não são o foco de uma sala de estar – as pessoas sim merecem toda a atenção neste espaço!

Leia mais: Feng Shui: Evite barreiras e obstáculos em sua vida!

Ao ajustar a posição de seu sofá, instantaneamente você perceberá os benefícios de uma sala bem distribuída.  E assim, aumentará a sua vontade de permanecer mais tempo neste local e ainda poderá cultivar relacionamentos mais amorosos e harmoniosos nele. E, melhor ainda, você melhorará o fluxo de energia na sala. Então, ajuste agora mesmo seu mobiliário!

O sofá não deve ficar bem de frente com a porta principal 

Da mesma forma que uma cama não deve ficar na linha direta da porta do quarto, o sofá também não precisa ficar diretamente alinhado com a porta de entrada da casa. Quando você entra pela porta da frente, é importante que o sofá esteja de frente para a porta, mas não exatamente alinhado a ela…ok?

Leia mais: Posicione corretamente sua cama

Segundo o Feng Shui, essa configuração irá desgastar a energia de quem ficar nessa posição, recebendo diretamente o fluxo de energia que entra pela porta. Isso pode desvitalizar e cansar demais quem está ali.

Portanto, posicione o sofá de maneira que, você sentado no sofá, veja a porta perfeitamente, mas não esteja bem à frente da abertura dela.

Evite a passagem atrás do sofá

O conceito de evitar passagem atrás do sofá é semelhante a configuração do quarto, no qual, de acordo com Feng Shui, não se recomenda fluxo de pessoas e passagem atrás das camas, dada a vulnerabilidade que essa configuração cria.

Leia mais: Feng Shui no quarto

Ainda, segundo o Feng Shui, se você tem uma passagem atrás do sofá (seja uma janela ou sacada), a tendência é que você atraia situações ou acontecimentos pelas costas (inesperados) que possam ser prejudiciais a você (de maneiras diferentes).

A solução aqui é procurar sempre encostar o sofá em paredes sólidas, tendo as costas bem protegidas.

Caso você entre em algum tipo de conflito interno para decidir o melhor posicionamento do sofá, vale o alerta: é melhor ter um sofá de frente para a porta, mas com as costas na janela (atendendo a posição de controle), que um sofá de costas para a porta, ok?

Evite posicionar o sofá abaixo de vigas

Não devemos posicionar um sofá abaixo de uma viga estrutural, assim como não devemos posicionar o fogão e nem a cama abaixo dela também.

Leia mais: Fogão: A fonte de prosperidade de sua casa!

Esse posicionamento deve ser sempre evitado. De acordo com o Feng Shui, o peso da viga acima de quem estiver sentado no sofá poderá causar problemas de saúde. É como se uma carga extra de energia negativa estivesse a pressionar a energia de quem está ali sob influência da viga.

E, dependendo da posição da viga, podem também incentivar discórdias de opinião e conflitos desnecessários na casa. Esse desequilíbrio acontece se a viga corta ao meio o sofá, estimulando uma divisão das pessoas que ali convivem.

Isso se aplica apenas se a viga estiver diretamente acima da sua cabeça quando você estiver sentado no sofá…ok? Se esse for o seu caso, basta mover o sofá para longe da viga.

Leia mais: Como as vigas influenciam nossa vida

Evite posicionar o sofá na direção de quinas

As quinas de paredes, pontas dos móveis e prateleiras são chamadas no Feng Shui de setas invisíveis. Ter essas setas apontadas para você, ou para alguém em sua sala, nos pontos de maior permanência, não é uma configuração recomendada.

Setas invisíveis apontadas para o sofá são extremamente prejudiciais, pois desgastam a energia de quem fica na sua direção e na linha de sua influência.

Portanto arredonde quinas de móveis, prateleiras e paredes que fiquem voltadas para o sofá, ou coloque algum objeto bloqueando ou cobrindo a quina, como canaletas ou vasos de plantas.

Leia mais: Setas Invisíveis no Feng Shui: Saiba o que são e como corrigi-las

Permita uma boa circulação no espaço

O Feng Shui é uma técnica que promove uma boa e adequada circulação de energia. Essa energia se chama “chi” e deve se “mover” de forma tranquila e fluida por todos os espaços da casa…

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

O fluxo de chi em um espaço é bem semelhante ao modo como nós nos movimentamos por uma área. Então, verifique se a colocação dos seus móveis na sala faz com que você sinta que precisa caminhar mais ou desviar muito para ir a algum lugar.

Avalie o trajeto que costuma fazer nesse espaço e, se ele é o mais conveniente possível. Sempre é importante deixar o ambiente funcional e prático.

Tenha uma decoração que te faça feliz!

É comum em nossa decoração da sala, expormos nossas coleções de itens significativos. E isso é super recomendável. Mas, certifique-se que todos os objetos ali expostos (sem exceção) transmitam uma mensagem positiva, simbolizem uma recordação prazerosa, relembrem alguém de quem gostamos, alguma viagem agradável que fizemos, ou ainda algum bom momento vivido. A decoração precisa ter uma energia feliz.

Ao ver esses itens, você deve sentir seu coração sorrir. Ou, sentir que sejam despertadas sensações de realização, curiosidade ou aventura. Tanto no nível consciente como no subconsciente, o nosso ambiente está sempre nos influenciando.

Então, olhe para a decoração de sua sala de estar e veja quais mensagens ela te passa. Avalie os quadros, objetos e esculturas e perceba quais sensações você tem ao olhar para eles?

Contar com uma decoração feliz, harmoniosa, otimista é essencial para que essas mesmas vibrações impregnem seus ambientes e sua vida.

Se você entendeu o recado aqui, evite, portanto, obras de arte que tragam emoções negativas, como tristeza, solidão, desespero, ansiedade ou raiva. Essas imagens transmitem mensagens subliminares para os moradores da casa e as consequências não são boas.

Leia mais: Mensagens subliminares e o quadro ideal para cada área

Obras de arte coloridas que retratam flores, animais ou natureza são bastante comuns e são ótimas adições à sua sala de estar.

Use espelhos com sabedoria

Para uma sala de estar particularmente pequena, uma boa saída para ampliação de seu espaço é ter um espelho nela. Mas, a colocação correta do espelho é fundamental para se conseguir esse efeito.

Os espelhos têm a capacidade de expandir uma sala, fazendo com que ela pareça bem maior. Eles são expansores de espaço e atraem iluminação e boa energia.

Vale verificar o que o espelho está refletindo, pois ele multiplica a energia de tudo que ele reflete. Ao se colocar um espelho em qualquer ambiente deve-se tomar cuidado para manter o espaço sempre organizado e bonito, pois, de acordo com o Feng Shui, o espelho duplica o que ele reflete. Se no ambiente há muita bagunça, a bagunça será duplicada e a vida das pessoas ficará bem confusa. Já se ele refletir boas imagens, o espelho irá multiplicar essas boas vibrações pelo espaço.

Você também deve selecionar um tamanho de espelho que permita com que as pessoas vejam suas cabeças, ombros e linha do peito inteiramente, sem divisões ou cortes. Isso é muito importante para que você não envie uma mensagem errada para seu subconsciente ao se ver dividida, cortada e incompleta.

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Equilibre a decoração

A teoria dos 5 elementos é outra importante teoria dentro do Feng Shui. De acordo com ela, para garantirmos um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença destes cinco elementos na decoração. Logo, para atingir esse objetivo de harmonia e aconchego, é de fundamental importância contar com esses elementos em equilíbrio nos ambientes…

Leia mais: Teoria dos 5 elementos

Logo, se o Feng Shui tem tudo a ver com harmonia e equilíbrio, por que não equilibrar a decoração nesse espaço de acordo com os 5 elementos?

Garanta que o mesmo material, revestimento ou mesmo uma única cor não domine toda a sala. Isso significa que você deve optar por uma variedade de texturas e acabamentos, a fim de trazer equilíbrio para o espaço.

Por exemplo, se você tem muito metal na sala de estar, amoleça-o e traga mais calor ao espaço com almofadas e mantas macias e quentinhas. Se você tem muita madeira, acrescente objetos que tenham terra, como vasos de plantas naturais bem bonitas.

Cores e elementos certos na sala

As cores desempenham um papel importante em nossas vidas. E, também no Feng Shui, as cores impactam drasticamente nossa vida em termos de saúde e bem-estar.

É muito recomendável que você sempre use cores positivas ao seu redor e em sua casa para preencher de positividade sua vida. Escolha cores que permitam que a energia positiva circule livremente em seus ambientes.

O uso de cores suaves e neutras proporcionará tranquilidade. Cores terrosas suaves, azuis, rosas, verdes, são boas opções para atrair essa calmaria. Mas, no caso de salas de estar, as cores mais indicadas são as cores mais vivas, alegres e estimulantes. Afinal, é uma área de interação e convívio.

A cor laranja é uma excelente cor para trazer energia de alegria, que combina bastante com esse cômodo. A cor amarela também promove uma melhor comunicação no ambiente. E a cor rosa vai trazer uma energia de amor ao espaço.

Boas cores podem ser usadas em mantas de sofá, obras de arte, tecidos, cortinas e objetos de decoração. Cuidado com o uso excessivo de branco, que pode fornecer um excesso de energia fria. Para evitar isso, você deve adicionar outras cores quentes para compensação.

Equilíbrio dos 5 elementos

Uma boa dica é usar as cores dos cinco elementos para decorar sua sala de estar com base nas energias que você gostaria de cultivar.

  • VERDE – ativa o elemento madeira ;
  • AMARELO – ativa o elemento terra ;
  • VERMELHO – ativa o elemento fogo ;
  • BRANCO – ativa o elemento metal ;
  • PRETO – ativa o elemento água.

Leia mais: Teoria dos 05 elementos

Estude sobre a psicologia das cores e descubra as vibrações e energias que cada cor emite e possui. E assim, defina qual energia atrair para sua sala, através do uso correto das cores.

Leia mais: As cores no Feng Shui

Equilibre sua sala com Yin e Yang

A teoria do Yin-Yang no Feng Shui tem por objetivo alcançar a harmonia estabelecendo o equilíbrio entre aspectos opostos e complementares. Um bom entendimento desse princípio permite o estabelecimento de uma sensação de equilíbrio nos ambientes.

Para exemplificar, a energia feminina é considerada Yin e a masculina é Yang. Os movimentos são considerados Yang e a quietude Yin. O dia é Yang (claro) e a noite é Yin (escuro).

A sala, como todos os ambientes da casa, deve ter um bom equilíbrio entre as energias Yin e Yang. No entanto, um pouco de energia “yang” ou energia viva é especialmente benéfica nesse espaço, principalmente se sua sala de estar tem a função normal de ser um ambiente de convívio social. Adicione um pouco de energia “yang” à sua sala de estar, pois ela é uma energia mais vibrante, forte e dinâmica

Por exemplo, pinte uma parede de vermelho, tenha um lustre brilhante ou um objeto em movimento. (e deixe as energias “yin” mais para o quarto de dormir).

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

Adicione plantas naturais 

De acordo com o Feng Shui, as plantas trazem energia vital, convidam mais bem-estar, crescimento e energia nutritiva para dentro de seu lar.

As plantas vivas nos conectam à natureza e trazem essa vibração para as nossas casas. As plantas verdes em nossos lares são como suco verde orgânico fresco em nosso organismo. Trazem saúde e vitalidade.

Mas, vale cuidar delas com o máximo de carinho e atenção. Plantas morrendo em seus ambientes não promoverão essa energia de bem-estar. Tenha plantas que você possa cuidar e que sejam apropriadas para o seu espaço. Leve em consideração suas condições de iluminação e regas. 

Leia mais: Plantas ideais de acordo com o Feng Shui

Plantas são indicadores de sorte da família

Dizem que a saúde da planta da sala de estar é um indicador de sorte da família. Se a planta estiver florescendo, saudável e bonita, significa que a sorte da família está em imperando. Se estiver morrendo, pode indicar que a sorte está se esvaindo da casa, então, é bom prestar bastante atenção na saúde de suas plantinhas, não é mesmo?

Plantas de interior são um ótimo complemento para a sua casa. Agregam na decoração e no poder vibracional dos ambientes.

Apenas tome cuidado com a plantas como: Comigo ninguém pode, Espada de São Jorge, ou mesmo os Cactos. Estas, não são plantas que estimulam um bom convívio familiar podendo atrair conflitos e dificuldades de relacionamento familiar, já que possuem uma energia cortante, afiada e de proteção.

Leia mais: Plantas para serem usadas com sabedoria, de acordo com o Feng Shui

Limpe suas janelas

As janelas no Feng Shui simbolizam os olhos dos adultos da casa e a voz das crianças/filhos. Elas também representam a vida externa e o futuro. 

Em analogia com o nosso corpo, elas seriam nossos olhos, nosso olhar para fora, para o mundo e para a vida.

Leia mais: Relação entre o Feng Shui, seu corpo e sua saúde

Por isso, devem ser limpas e estar em perfeitas condições (vidros intactos, e a estrutura de metal ou madeira, funcionando perfeitamente e facilmente na sua abertura e fechamento). 

Limpar as janelas regularmente cria um bom Feng Shui em sua casa. Além disso, janelas claras e limpas deixam entrar mais luz do sol.

A luz solar naturalmente nos energiza, nos vitaliza e nos acorda. A luz do sol também renderiza de forma vibrante todas as cores e objetos que vemos. Nossas casas se tornam mais amplas, vibrantes e energéticas quando deixamos a luz do sol entrar. 

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

De uma forma mais metafórica, ter as janelas limpas nos desperta para ver o mundo ao nosso redor com mais cor, clareza e precisão.

Vale o alerta para que você use produtos de limpeza não tóxicos sempre que possível. Uma boa dica é fazer uma solução simples de vinagre branco, água e algumas gotas de óleo essencial natural de sua preferência.

Ilumine sua sala

Brilho e luz são formas de energia yang que nos mantém acordados, atentos e nos dá vitalidade. Ambientes pouco iluminados podem nos deixar com mais sono. Por isso, a sala deve ser sempre bem iluminada, cheia de luz, brilho, e repleta, de preferência de luz do sol, se possível.

O brilho da sala pode até afetar o nosso humor e nível de energia. Uma sala de estar mal iluminada drena a energia das pessoas que vivem ali, além de também causar conflitos desnecessários na família, devido à maneira como afeta o humor de todos.

Leia mais: A importância da luz e iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

Mas, quão brilhante deve ser a sala de estar? A sala deve ser clara o suficiente para você poder ler sem acender as luzes durante o dia e, mais iluminada que o quarto durante a noite (supondo que seu quarto não seja extremamente claro). O quarto deve ter energia mais Yin e a sala de estar mais Yang.

Leia mais: Yin e yang o que é e como aplica-lo em sua casa

Atenção em suas portas

No Feng Shui, as portas representam sua voz e a comunicação da casa. As portas também são portais para as oportunidades chegarem e entrarem em sua vida. São as principais entradas de energia.  É por isso que suas portas merecem sua atenção.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Verifique se todas as suas portas abrem a pelo menos 90 graus e para dentro. Quando há algum obstáculo (qualquer que seja) impedindo a sua abertura total, isso significa que você só consegue receber uma parte das oportunidades que a vida te oferece. Então, você acaba se fechando, recusando ou desperdiçando parte das energias disponíveis.

Verifique também se todas as suas portas estão funcionando corretamente. Capriche nos lubrificantes. Verifique se abrem e fecham sem esforço (não devem raspar no chão), se as dobradiças não estão rangendo e se as maçanetas estão funcionando. Todos esses detalhes afetam como a energia chega até você e é interessante que esse fluxo seja o mais suave e abundante possível. 

Em analogia com nosso corpo, as portas são relacionadas com doenças nas juntas, articulações e costas.

Seja grato(a)!

Por último, mas não menos importante, agradeça à sua casa e a sua sala. Você já fez isso antes?

O Feng Shui é uma tradição milenar que acredita que tudo está vivo, incluindo nossos espaços! A mesma energia vital (chi) que o anima, também flui através de sua casa.

Sua casa é seu abrigo. Sua casa oferece a você um lugar para descansar, nutrir, celebrar, interagir e muito mais. Imagine sua vida sem ela! Oferecer gratidão à sua casa é fácil e simples. Fale com a ela com um coração humilde e agradeça sinceramente.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Considerações finais

Como visto, a sala de estar é um cômodo que merece toda a atenção em uma casa, principalmente se você busca paz e equilíbrio familiar. O objetivo da sala é conviver, interagir, relaxar e divertir seus convidados. Deixe esse ambiente propício para atrair paz e estabilidade. Deixe sua sala a mais agradável, aberta e convidativa possível. Evite barreiras e obstáculos na circulação desse espaço.

Então, ao contrário do quarto que prefere uma energia mais Yin para acalmar, descansar e ajudar no sono, a sala prefere uma energia Yang para que as atividades sociais sejam sempre animadas e proveitosas.

O sofá deve estar sempre de frente para quem entra. Deixe sua sala de estar acolhedora e aprazível, para deleite de todos na casa e também de seus visitantes.

As dicas fornecidas aqui podem transformar sua sala de estar em um local mais confortável tanto para você, quanto para sua família e seus convidados.

Siga essas dicas de Feng Shui e desfrute de um ambiente muito mais poderoso e equilibrado, para você viver momentos muito prazerosos dentro de casa!

Agora me conte, como está a energia da sua sala? O que ela te transmite? Você seguiu alguma dessas dicas para melhorar sua sala de estar com Feng Shui? Como isso funcionou para você? Comente abaixo e compartilhe sua experiência comigo!

11 COMENTÁRIOS

  1. Minha sala é retangular e tem 2 sofás, um de 2 lugares que fica ao lado da porta de entrada, encostado na parede e embaixo da janela, que dá para a garagem. O de 3 lugares fica na outra parede e o que se vê em primeiro lugar é a lateral, onde fica o braço. Normalmente a posição que ficamos nesse sofá é encostado na outra ponta, ou seja ficamos de frente para a porta de entrada, é a única maneira de colocar esses sofás, pelo tamanho da parede, está correto? Se não o que posso fazer?

  2. Gostaria muito de saber a resposta para a minha pergunta acima, aos poucos estou fazendo mudanças seguindo as suas dicas, gratidão,

    Elizete

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui